Páginas

Baterias: Qual usar?



            Sempre vejo por ai perguntas com: tal bateria serve no meu avião? Essa bateria é boa para tal motor? E a maioria das respostas é: sim ou não. Muitas vezes o aeromodelista que responde mal sabe as especificações do motor e já responde logo de cara. Este artigo veio para acabar de uma vez por todas com estas dúvidas, pois ele será sobre características e dimensionamento de baterias.






            Falarei sobre o dimensionamento de baterias LIPO para motores, mas o conhecimento para dimensionar qualquer tipo de bateria é o mesmo. Não há como falar em especificações sem entrar nos quesitos técnicos do assunto, pois isso recomendo a leitura dos seguintes artigos antes destes:


            - Especificação do motor elétrico;
            - Tipos de baterias;
            - Carga em baterias de LIPO.


            As baterias possuem apenas quatro parâmetros para serem observados, por isso irei falar de cada um separadamente:



            Número de células

            É Uma das principais e mais comentadas características, os famosos “S”: 2S, 3S, 6S...

            E representa a tensão (voltagem) da bateria, pois esta é diretamente proporcional ao número de células da bateria ligadas em série. Cada célula da bateria de LIPO possui 3,7V nominais, e 4,2V quando carregada. Ou seja, uma bateria 2S possui 7,4V, e uma 6S, 22,2V.

            Além do “S”, a bateria pode possui outra letra também: o “P”, que significa células ligadas em paralelo. Por exemplo: 3S2P, 2S1P.

            Esse dado, apesar de menos importante no momento do uso, representa o arranjo interno da bateria. Uma bateria 2000mAh 3S (1P), possui apenas três células de 2000mAh ligadas em série; já uma bateria 2000mAH 3S2P possui 6 células de 1000mAh, sendo dois conjuntos de três células ligadas em série, e estes conjuntos ligados em paralelo.

            Como eu já disse, o importante é atentar-se para a tensão da bateria (S), e observar se esta é compatível com o seu motor e esc.

            Alguns motores aceitam mais de uma voltagem, não é difícil encontrar motores de 2 a 4S no mercado. E isto na prática significa basicamente: quanto mais S, maior a rotação, maior a potência, e maior o consumo de energia. Claro, considerando o mesmo motor.


            Capacidade (mAh)

            É a quantidade de energia que a bateria possui, só isso. Não devemos confundi-la com corrente, que é medida em A ou mA. Vale lembrar que 1000mA equivale a 1A.

            Por exemplo: 1000mAh significa que a bateria é capaz de fornecer/descarregar 1000mA ou 1A durante uma hora. Ou, via regra de Três (inversamente proporcional), 2A durante 30 minutos.

            Para saber o tempo de voo é muito fácil, basta multiplica a capacidade da bateria por 60, e dividir pela corrente consumida pelo motor vezes cem:


                                                      Capacidade da bateria [mAh] x 3
            Tempo de voo [min] =   ---------------------------------------------------
                                                   Corrente máxima do motor [A] x 100



            Agora, se você quiser saber a bateria necessária para o tempo de voo desejado, utilize a fórmula abaixo:

                                                   
                                             Tempo de voo [min] x Corrente máxima do motor [A] x 100
Capacidade da bateria [mAh] =   -------------------------------------------------------------------
                                                                                   3


            É importante lembrar que não voamos o tempo todo a full motor (potência plena), e também não podemos descarregar a bateria completamente, por isso a fórmula acima já considera estes dois pontos para um voo seguro e vida útil longa da bateria.

            O tempo de voo pode variar conforme a potência utilizada, por isso esta maneira de calcular é apenas uma aproximação do tempo de voo ideal.


            Capacidade de descarga (C)

            É um fator que indica a corrente máxima que a bateria pode descarregar sem ser danificada.

            Multiplicando o C pela capacidade da bateria, descobrimos sua corrente máxima de descarga. Para manter a vida útil longa, nunca devemos utilizá-la para alimentar um motor que consome mais do que a bateria é capaz de fornecer.

            Este é um dos principais motivos que estraga e esquenta uma bateria.

            Na etiqueta geralmente vem marcado dois valores juntos, como: 45/90C, o primeiro valor é a máxima descarga constante da bateria, e o segundo a descarga de pico, valor que é suportado por ela geralmente alguns segundos apenas

            Por exemplo: uma bateria 1000mAh 45/90C consegue descarregar 45A constantes ou 90A de pico. Ou seja, o motor que ela alimenta deve ficar abaixo destes valores.


            Capacidade de carga (C)

            É igual ao C de descarga, porém é válido para a carga da bateria.

            Uma bateria de 2200mAh não necessariamente precisa ser carregada a 2,2A, o que seria uma carga a 1C.

            Baterias melhores e mais modernas aceitam tranquilamente, segundo o fabricante, até 10C de CARGA. Ou seja, uma bateria desta de 2000mAh pode ser carregada a incríveis 20A. Provavelmente isso diminui um pouco a vida útil da bateria, mas para certas ocasiões pode ser muito útil.

            A mesma conta vale aqui, para descobrir a máxima corrente de carga da sua bateria, basta multiplicar o C de carga pela capacidade.



Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Aprendeu um pouco mais sobre baterias? Ainda está com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!!!



3 comentários:

  1. Tempo de voo [min] x Corrente máxima do motor [A] x 100
    Capacidade da bateria [mAh] = 3 -------------------------------------------------------------------
    Marcelo, não entendi a formula, Se eu quero saber qual é o tempo de voo como posso colocar o tempo de voo x a Corrente máxima do motor (A) x 100, por favor dá um exemplo para que eu possa aprender a fazer esse c´lculo. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Although the HKJC has a monopoly on betting, the area generates the most important horseracing betting turnover on the planet annually. This determine was six times larger than the second-largest average takings, recorded by the French. You may even discover that they have partnered with selection of|quite so much of|a wide range of} responsible gambling organizations, additional establishing their legitimacy. You can sometimes find links to these organizations in the site’s footer, or of their section on responsible gambling. As the 바카라 variety of rounds increases, ultimately, the expected loss will exceed the standard deviation, many times over.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...