Páginas

Baterias: Qual usar?



            Sempre vejo por ai perguntas com: tal bateria serve no meu avião? Essa bateria é boa para tal motor? E a maioria das respostas é: sim ou não. Muitas vezes o aeromodelista que responde mal sabe as especificações do motor e já responde logo de cara. Este artigo veio para acabar de uma vez por todas com estas dúvidas, pois ele será sobre características e dimensionamento de baterias.






            Falarei sobre o dimensionamento de baterias LIPO para motores, mas o conhecimento para dimensionar qualquer tipo de bateria é o mesmo. Não há como falar em especificações sem entrar nos quesitos técnicos do assunto, pois isso recomendo a leitura dos seguintes artigos antes destes:


            - Especificação do motor elétrico;
            - Tipos de baterias;
            - Carga em baterias de LIPO.


            As baterias possuem apenas quatro parâmetros para serem observados, por isso irei falar de cada um separadamente:



            Número de células

            É Uma das principais e mais comentadas características, os famosos “S”: 2S, 3S, 6S...

            E representa a tensão (voltagem) da bateria, pois esta é diretamente proporcional ao número de células da bateria ligadas em série. Cada célula da bateria de LIPO possui 3,7V nominais, e 4,2V quando carregada. Ou seja, uma bateria 2S possui 7,4V, e uma 6S, 22,2V.

            Além do “S”, a bateria pode possui outra letra também: o “P”, que significa células ligadas em paralelo. Por exemplo: 3S2P, 2S1P.

            Esse dado, apesar de menos importante no momento do uso, representa o arranjo interno da bateria. Uma bateria 2000mAh 3S (1P), possui apenas três células de 2000mAh ligadas em série; já uma bateria 2000mAH 3S2P possui 6 células de 1000mAh, sendo dois conjuntos de três células ligadas em série, e estes conjuntos ligados em paralelo.

            Como eu já disse, o importante é atentar-se para a tensão da bateria (S), e observar se esta é compatível com o seu motor e esc.

            Alguns motores aceitam mais de uma voltagem, não é difícil encontrar motores de 2 a 4S no mercado. E isto na prática significa basicamente: quanto mais S, maior a rotação, maior a potência, e maior o consumo de energia. Claro, considerando o mesmo motor.


            Capacidade (mAh)

            É a quantidade de energia que a bateria possui, só isso. Não devemos confundi-la com corrente, que é medida em A ou mA. Vale lembrar que 1000mA equivale a 1A.

            Por exemplo: 1000mAh significa que a bateria é capaz de fornecer/descarregar 1000mA ou 1A durante uma hora. Ou, via regra de Três (inversamente proporcional), 2A durante 30 minutos.

            Para saber o tempo de voo é muito fácil, basta multiplica a capacidade da bateria por 60, e dividir pela corrente consumida pelo motor vezes cem:


                                                      Capacidade da bateria [mAh] x 3
            Tempo de voo [min] =   ---------------------------------------------------
                                                   Corrente máxima do motor [A] x 100



            Agora, se você quiser saber a bateria necessária para o tempo de voo desejado, utilize a fórmula abaixo:

                                                   
                                             Tempo de voo [min] x Corrente máxima do motor [A] x 100
Capacidade da bateria [mAh] =   -------------------------------------------------------------------
                                                                                   3


            É importante lembrar que não voamos o tempo todo a full motor (potência plena), e também não podemos descarregar a bateria completamente, por isso a fórmula acima já considera estes dois pontos para um voo seguro e vida útil longa da bateria.

            O tempo de voo pode variar conforme a potência utilizada, por isso esta maneira de calcular é apenas uma aproximação do tempo de voo ideal.


            Capacidade de descarga (C)

            É um fator que indica a corrente máxima que a bateria pode descarregar sem ser danificada.

            Multiplicando o C pela capacidade da bateria, descobrimos sua corrente máxima de descarga. Para manter a vida útil longa, nunca devemos utilizá-la para alimentar um motor que consome mais do que a bateria é capaz de fornecer.

            Este é um dos principais motivos que estraga e esquenta uma bateria.

            Na etiqueta geralmente vem marcado dois valores juntos, como: 45/90C, o primeiro valor é a máxima descarga constante da bateria, e o segundo a descarga de pico, valor que é suportado por ela geralmente alguns segundos apenas

            Por exemplo: uma bateria 1000mAh 45/90C consegue descarregar 45A constantes ou 90A de pico. Ou seja, o motor que ela alimenta deve ficar abaixo destes valores.


            Capacidade de carga (C)

            É igual ao C de descarga, porém é válido para a carga da bateria.

            Uma bateria de 2200mAh não necessariamente precisa ser carregada a 2,2A, o que seria uma carga a 1C.

            Baterias melhores e mais modernas aceitam tranquilamente, segundo o fabricante, até 10C de CARGA. Ou seja, uma bateria desta de 2000mAh pode ser carregada a incríveis 20A. Provavelmente isso diminui um pouco a vida útil da bateria, mas para certas ocasiões pode ser muito útil.

            A mesma conta vale aqui, para descobrir a máxima corrente de carga da sua bateria, basta multiplicar o C de carga pela capacidade.



Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Aprendeu um pouco mais sobre baterias? Ainda está com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!!!



2 comentários:

  1. Tempo de voo [min] x Corrente máxima do motor [A] x 100
    Capacidade da bateria [mAh] = 3 -------------------------------------------------------------------
    Marcelo, não entendi a formula, Se eu quero saber qual é o tempo de voo como posso colocar o tempo de voo x a Corrente máxima do motor (A) x 100, por favor dá um exemplo para que eu possa aprender a fazer esse c´lculo. Obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...