Páginas

Detalhes que fazem a diferença



            Hoje, pela praticidade de se comprar um modelo pronto (ARF ou RTF), poucos aeromodelistas mantêm o gosto pela arte da construção. E se contarmos quantos gostam de construir aviões escala, esse número cai ainda mais. Um aeromodelo escala de verdade não é como qualquer outro, ele é pensado de maneira a reproduzir todos os detalhes e características da aeronave real.

            Este artigo tem como objetivo apresentar alguns detalhes que podem ser feito nos modelos já acabados, ou quase acabados. Não abordarei como fazer cada detalhe, e sim quais são estas técnicas. Outro ponto que não abordarei serão os campeonatos, quero apenas falar da escala pela escala, e não com o objetivo de competição.

            Os aeromodelos estão divididos em duas imensas categorias: os que possuem aparência de aeromodelo, e os que se assemelham muito à aeronave tripulada. Apesar de muitos modelos serem “escala”, eles ainda sim são muito diferentes do modelo real, para saber isso basta compará-lo com uma foto da aeronave: trem de pouso fora de posição, outline (contorno) ruim, cockpit sem detalhes, escapamento aparente...

            A listagem a seguir aborda alguns pontos que podem melhorar a aparência “escala” do seu aeromodelo:



Hélice e Spinner



            É incrível a diferença que um spinner correto e uma hélice correta, com ambos pintados fazem no avião. Considero um dos principais pontos a serem trabalhados. Para pintá-los é muito fácil, um simples compressor, ou dependendo do caso, até uma lata de spray já faz um bom trabalho. Mas nunca se esqueça de olhar como a hélice da aeronave real é, senão em vez de um escala vai sair um Frankenstein.



Pneu e polaina



            Seguindo a mesma linha da hélice e do spinner, polaina é fundamental para os modelos que a utilizam, é algo simples de se instalar e que muda completamente a aparência. O mesmo vale para os modelos que possuem pneus “diferentes”, como Piper Cub e Paulistinha; vale à pena gastar um pouco mais e comprar um pneu semelhante ao original.



Escape adequado



            Não há nada que “quebre” mais a escala do modelo que um escape gigantesco saindo pela lateral do cowl. Cada nariz tem o formato correto para receber um motor semelhante ao da aeronave; e no aeromodelismo muitas vezes não temos um motor semelhante, por isso somos obrigados a fazer adaptações. Porém hoje temos muitas opções de escapamentos, claro que isso tem um custo, mas o resultado é recompensador, pode acreditar. E caso nenhum escape comercial sirva para sua necessidade, a solução é fazer um sob medida.



Cockpit (interior)


            Este é aquele detalhe que só vemos de perto, mas se não tiver, sentimos falta. A grande maioria das vezes o interior do aeromodelo é utilizado para fixar as peças vitais para o voo, como: servos, baterias, receptor... E é justamente no local onde deveriam ficar: banco, piloto, painel... Alguns construtores optam apenas por utilizar um busto de piloto e painel simples, o que já gera uma melhora significativa na aparência. Mas se você quiser algo a mais, por que não reproduzir totalmente o interior da aeronave, com: manetes, manche, piloto inteiro, rádios e tudo mais. Tenho certeza que este será um diferencial e tanto.



Portas do trem de pouso



          Um aeromodelo com cara de pernilongo é muito feio, e na maioria das vezes esta má impressão é resolvida com simples portas do trem de pouso. Elas podem ser dos mais diversos materiais, fixas ou funcionais; o importante é estarem no local correto e com o tamanho correto.



Rebites e junções de chapas


            Para as aeronaves construídas com chapas, as junções nas são lisas e homogêneas, e isto vale para os warbirds da segunda guerra e aeronaves atuais. Apesar de parecer trabalhoso, fazer linhas e pontos em alto relevo pode até ser considerado terapêutico, pois é um trabalho que demanda muita atenção e mão firme. Só não se esqueça de calcular o tamanho correto dos rebites e ver através de fotos, onde são as emendas das chapas.



Envelhecimento (weathering)



            Esta técnica é a que apresenta um dos melhores resultados em termos de fidelidade de escala, mas deve ser usada apenas em casos específicos e com cautela. Ela é baseada em sujar o aeromodelo, sim, você o faz perfeitamente e no fim suja e “descasca” locais estratégicos. Calma, isso tem uma explicação, aviões em operação não são lavados e pintados constantemente, por isso acumulam sujeira e desgastes naturais; É exatamente este efeito que queremos em nossos aeromodelos, que fiquem parecidos com o real, portanto fazemos tanto os detalhes, quanto as imperfeições.



            Esses são alguns detalhes possíveis de se fazer até em modelos ARF, alguns mais simples, outros mais complexos, mas todos com seu nível de beleza. Se você gosta de aeromodelos escala, deixe os seus com algo a mais, faça um detalhamento maior, a aparência é recompensadora.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Gostou destas dicas? Pretende fazer alguns detalhes no seu aeromodelo? Ainda tem dúvidas? Deixe aqui embaixo seu comentário!



3 comentários:

  1. estou construindo warbide spittfare vou fazer o envelhecimento dele ,valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. mais um otimo artigo.Se é posso contribuir com a matéria,Lembrei-me de um campeonato escala que houve no meu antigo clube.levei meu fairchild 2m. hoje em dia pode-se comprar quase tudo para obter o mais próximo de escala que um aeromodelo consegue chegar,mas nada como a boa criatividade do aeromodelista.Pois bem,mesmo usando pits mufler,pilotos,painel de controle enfim,como disse no início,pode-se comprar quase tudo,ficou faltando o acabamento do antigo cockpit,pós breve pesquisa vi qual era o estofamento e pensei que um simples tecido não ficaria legal,olhei lá no canto da oficina e vi uma capa de asa velha rasgada,sem utilidade... taí!encontrei o estofamento perfeito!cotei-o colei e o resultado ficou muito parecido com o da foto!! isso lembrando tb de uma querida camisa que deram o gran finale,transformando em belos cachecóis nos pilotos.Ótimo vôo a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode contribuir/complementar, fique a vontade para fazer isso quando quiser.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...