Páginas

Checagem pré-voo



            Muito se fala em segurança de voo, caixa de voo, boa montagem... Mas um dos principais procedimentos muita das vezes é esquecido: o “check pré-voo”. Sabe aquela olhadinha rápida para ver se tudo está “ok” no momento da montagem, e antes de decolar? Isso pode evitar muitas lenhas e te economizar um belo dinheiro.


Combustível, item extremamente necessário para o voo


            Todo acidente é ocasionado por um conjunto de falhas ou erros. Essa é uma das frases mais verdadeiras que já escutei. Pode analisar! Qualquer acidente não é gerado apenas por um problema, e sim por vários, nem que sejam simples detalhes.

            Caso você consiga “quebrar” esse futuro acidente em qualquer ponto dessa cadeia, você irá evitá-lo. E para isso, quanto mais checagens e verificações fizer, melhor.

            Apesar de sempre conhecer e concordar com o procedimento, admito que já falhei muitas vezes, como nesta:

            Estava eu começando os treinos para o IMAC Santa Gertrudes 2016 (conheça como a competição funciona aqui) um mês antes do campeonato. Como não voava aquele avião há anos por falta de um motor adequado, precisei treinar bastante para tentar uma boa colocação na competição. Cada vez que ia à pista fazia 10 voos (sim, 10 voos), com duas gamas por voo.

            Na ânsia de voar, voar e voar esqueci de abastecer; e no meio de uma acrobacia, como esperado, o motor apagou. O modelo era um YAK 54 de apenas 1,4m de envergadura com um DLE 20cc no nariz. Aero muito potente, porém pesado e com péssima razão de planeio. Não preciso nem dizer o que aconteceu: chegou até perto da cabeceira e estolou. Resultado: trem de pouso e berço do motor arrancados.

            Mas, acidentes acontecem, como o campeonato estava próximo, consertei em dois dias, e no outro final de semana já estava na pista novamente.

            Pensei comigo: aprendi, agora não derrubo mais por falta de combustível. Detalhe, já havia pousado de dorso meu primeiro treinador por não ter abastecido.

            Não por menos, 15 dias depois da primeira lenha, faltando apenas duas semanas para o campeonato lenhei novamente, motivo: acabou o combustível de novo. Nesse momento não sabia onde enfiar a cara. Como poderia ter errado duas vezes pelo mesmo motivo em espaços de tempo tão curtos?

            No fim consertei meu YAK 54 e consegui a 5ª colocação na categoria básica do IMAC.


Sem a bateria do rádio e do modelo carregadas a chance de lenha é grande


            Relatei esse breve ocorrido para te mostrar que acidentes ocorrem, não importando a experiência ou o nível técnico do piloto. Por isso é importante seguir alguns passos antes de voar.


            Quando estiver montando seu aeromodelo verifique:

            - A fixação das peças internas;
            - A fixação das superfícies móveis (comandos);
            - Vazamentos de combustível;
            - Vazamentos de ar, para trem de pouso pneumático;
            - A integridade da entelagem;
            - Lascados na hélice, principalmente para as de madeira;
            - Se o respiro do tanque está destampado, para gasolinas;
            - Se a bateria está carregada;
            - Se o rádio está com a programação correta (modelo);
            - Resumindo: se tudo está como deveria.


            Antes de ligar o motor verifique:

            - Se o rádio está com a programação correta;
            - Se os comandos estão mexendo para o LADO CORRETO;
            - As funções secundárias do modelo (flap, luzes, trem de pouso, bombas, freio aerodinâmico, fumaça ...).
            - Se as baterias (rádio e avião) estão carregadas e em condições de voo;
            - Se o tanque de combustível está cheio.



            Antes de decolar verifique:
           
            - O correto funcionamento e regulagem do motor (deixe-o funcionando por pelo menos um minuto antes de decolar);
            - Se a pista está livre, ou seja, ninguém pousando ou decolando;
            - O lado do vento;
            - A posição do Sol.


            Mesmo verificando tudo isso ainda é possível ter um problema e lenhar, porém esse procedimento reduz muito o risco. Lembre-se: para tudo existe um procedimento na aviação – seja ele abastecer ou pousar; e o aeromodelismo é uma aviação rádio controlada e não tripulada apenas, por isso devemos ter o máximo cuidado possível.

            Voe seguro, crie seus próprios procedimentos!


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.




            Você já ocasionou algum acidente com seu modelo por puro descuido? Faça com eu, conte para nós !




3 comentários:

  1. Já me descuidei com setup do Radio, viajei e levei minha zagi, fiquei quase um mes fora, quando voltei me desacostumei a verificar o setup quando troco de modelo, resultado...voei meu spitfire com setup da asa zagi, e olha que verifiquei todos os comandos, vi que tinha algo de diferente mas mesmo assim eu acelerei e quase lenhei feio .

    ResponderExcluir
  2. As boas práticas de segurança sempre vão garantir o dia do piloto e a segurança do seu equipamento. Nunca deixe de cumprir as regras. #ficaadica

    ResponderExcluir
  3. ESTAVA TREINANDO COM O MEU CESSNA 182,POIS BEM, O MEU INSTRUTOR DECOLOU E ME PASSOU O RADIO QUANDO GANHOU ALTURA SEGURA! TUDO CORRIA NA MAIS PERFEITA TRANQUILIDADE! DE REPENTE VÍ DIANTE DE MEUS OLHOS A PARTE ESQUERDA DA ASA DOBRAR PARA CIMA E O AERO ENTROU EM PARAFUSO! INTINTIVAMENTE DESLIGUEI O MOTOR E ASSISTÍ A DESCIDA! MAS GRAÇAS A DEUS NENHUM COMPONENTE DA ELETRONICA FICOU DANIFICADO! TUDO POR FALTA DE UMA CHEKAGEM ANTES...!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...