Páginas

Free Style, o voo estilo livre



            Posso afirmar que é uma das categorias mais belas do aeromodelismo, pois nela o voo é acompanhado de uma música, e o avião voa em sincronia com esta. Isso sem mencionar as passagens baixas (muito baixas mesmo) e a fumaça, que embelezam ainda mais o espetáculo.





            Muitas pessoas confundem o voo estilo livre com o voo 3D, mas são coisas bem diferentes. 3D é uma categoria de manobras, e inclui: torque roll, hover (harrier), Rolling-harrier (slat), elevator, slat spin... já o voo estilo livre é uma categoria de competição a qual o piloto é livre para executar quais manobras ele quiser, podendo ser manobras 3D ou de precisão. Apesar de muitos pilotos executarem várias manobras 3D em sua gama de free style, ela não é restrita apenas a essas.

            O free style oferece ao piloto quatro minutos para que ele mostre toda a sua habilidade de voo, e por isso também pode ser conhecida pelo seu nome em inglês: four minutes.

            Uma música é tocada durante todo o voo, e ela é iniciada assim que o caller (auxiliar do piloto) abaixa o braço. Seu início pode se dar junto com o tempo ou antes dele, tudo a critério do piloto. Por isso que sempre vemos uma pessoa atrás do piloto com os dois braços levantados.





            Algumas regras de segurança devem ser respeitadas nesta categoria:

            - O avião não pode tocar o solo e nem ser tocado pelo piloto durante os quatro minutos, caso o motor morra e o piloto pouse antes do tempo, o voo é desconsiderado;

            - O avião não pode cruzar a deadline, linha limite que caso ultrapassada, também desconsidera o voo imediatamente. Sua posição depende da regra da competição, mas geralmente ela fica no piloto, e caso o piloto ande para frente, também “leva” a deadline.

            Ao contrário das categorias de precisão, como IMAC e F3A, o Free Style possui um julgamento bastante subjetivo, ou seja, o quesito opinião do juiz conta bastante, apesar de muitos não assumirem.




            Os quesitos de voo analisados são:

            Sincronia com a música: de nada adianta colocar um rock pesado para fazer um voo reto e nivelado. O avião deve acompanhar tanto as batidas quanto a velocidade da música. Por ser um show aéreo, tudo deve estar em sincronia, como em uma apresentação musical.

            Arrojo do piloto: Aqui o quesito habilidade e perícia entram. O piloto demonstra que consegue voar baixo? Ele consegue executou manobras com alto grau de complexibilidade? Quanto mais difíceis as manobras, maior a pontuação.

            Exploração da caixa de voo: Não adianta ficar apenas baixo e próximo à pista, numa boa apresentação o avião deve passar por todos os lugares da caixa de voo: alto, baixo; perto, longe; direita esquerda. Quanto mais variado, maior a pontuação.

            Variedade das manobras: Parafusos, loopings, Rolling-harriers, rolls... quanto maior a variedade das manobras, maior a pontuação. E o motivo é obvio, pois variedade demonstra habilidade.

            Precisão das manobras: de nada adianta fazer inúmeros rolls em tempo de a asa não parar na posição correta; da mesma maneira que um looping todo torto não vale o mesmo que um looping perfeito. Apesar de ser estilo livre, fazer manobra torta ainda sim desconta ponto.

            Os aeromodelos mais utilizados são acrobáticos 35% de escala (Extra, Edge, Yak, Sukhoi...) por sua maior agilidade de execução, mas nada impede que outras escalas também participem, tanto menores quanto maiores. A única exigência para a maioria das competições é que seja escala, isto é, replica de uma aeronave real.

            Claro que de uma competição para a outra algumas regras podem mudar, por isso é muito importante ler o regulamento do campeonato de seu interesse.

         O voo pode parecer criado na hora, mas os pilotos passam meses e meses ensaiando e treinando para pedacinho da sua apresentação.


    Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre a categoria, ou queira acrescentar algo, deixe seu comentário aqui embaixo!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...