Páginas

UBEC: Herói ou vilão?




            Ao montar um aeromodelo precisamos ficar atentos aos diversos componentes necessários para o correto funcionamento de todo o avião. Porém, às vezes podemos errar, e quando isso acontece o aeromodelo pode apresentar algum comportamento estranho. Neste artigo falaremos sobre como um simples UBEC (regulador de voltagem/tensão) me deixou preocupado e intrigado por meses.






            Há anos possuo um YAK 54, até já falei sobre ele em outros artigos. Apesar do tempo, ele ficou durante curtos períodos em ordem de voo; na esmagadora maioria do tempo ficou aguardando peças ou consertos. Inclusive está assim hoje.

            A última modificação que fiz foi trocar praticamente tudo o que tinha dentro: motor, servos, linkagem, receptor e bateria. Alguns itens foram por necessidade, e outros por oportunidade. E pela atual situação dele (lenhas) logo precisarei trocar a fuselagem, e assim terei um modelo praticamente novo.

            O problema aconteceu quando troquei os cinco servos standard que estavam instalados: Futabas S3004 e S3152, por servos hi-torque Hitec 625mg (semelhantes ao 645mg). O receptor Futaba R7008SB era alimentado por um UBEC (regulador) Turnigy 5A com uma bateria LIPO 2S 1000mAh.

            Os servos funcionavam corretamente ao ligar, e continuam funcionando ao mexê-los um a um. O problema acontecia quando eu dava comando em todos ao mesmo tempo, a luz do receptor que era verde passava para laranja piscante e todos os comandos travavam. Algumas vezes voltavam ao normal depois de um tempo, e em outras ficavam travados até religar o receptor.

            Como disse anteriormente, troquei muitos componentes, inclusive o rádio e o receptor. As variáveis eram muitas, não sabia nem por onde começar a caçar o problema. E comecei por onde todos começariam, acho: pesquisando na internet se alguém já teve problemas semelhantes com aquele modelo de receptor.

            Nada encontrei sobre aquele caro receptor. Então pensei ser o rádio, mas um rádio daquele nível e novo não era para apresentar problemas assim, ainda mais que já estava voando com ele em outros aviões. Atualizei o firmware do rádio e nada, o problema continuava da mesma maneira.

            Cheguei a abandonar o avião por alguns meses, pois não sabia o que fazer para resolver isso.

            Quando o motor novo chegou voltei a trabalhar no YAK, até porque o IMAC Santa Gertrudes 2015 estava chegando. Neste momento que percebi a bateria do receptor no fim da sua vida útil, ela não segurava carga por muito tempo. Sabendo disso precisava trocá-la, mas como ia comprar outra igual sem saber o real problema, poderia gastar e descobrir posteriormente que o problema era ela. Portanto resolvi testar com outra bateria LIPO que tinha. Resultado: o problema persistia.

            Cheguei a fazer alguns voos com o receptor dessa maneira, pois como não estava fazendo 3D, os servos não trabalhariam de maneira brusca ao mesmo tempo.

            Depois de voar resolvi testar o UBEC, peguei um novo que tinha em casa e coloquei no lugar do velho, pois pra mim só poderia ser esse o problema. E nada desse receptor funcionar direito.

            Troquei o receptor, coloquei o antigo que havia sido tirado do avião e nada, o problema continuava. Coloquei um receptor genérico, e nada de solucionar o problema. Isso já estava começando a me deixar irritado.

            Foi nesse momento que comecei a dar mais importância para a telemetria do rádio, que até o momento não tinha conseguido habilitá-la corretamente. Pesquisei na internet como habilitar e passei a acompanhar em tempo real a tensão de alimentação do receptor quando ele entrava naquele modo estranho.

            E neste momento tudo ficou mais claro, instantes antes da luz ficar laranja piscante sua tensão de alimentação caia para 2,5V e então o receptor parava de funcionar. Com essa dica matadora ficou mais fácil encontrar o problema: era a alimentação do receptor, ou seja, o conjunto UBEC e bateria.

            Para fazer o último teste bastava eu conseguir outra bateria compatível com os servos e instalá-la no lugar do antigo conjunto. Como a única bateria LIFE que tinha era a que usava no rádio e não uso mais baterias de Níquel (NI-CD e NI-MH), precisei emprestar uma bateria de um amigo.

            Consegui uma bateria de NI-MH, que era inclusive igual à que veio no meu rádio. Quando coloquei ela, pronto, o receptor funcionou corretamente. O problema era no UBEC (regulador de voltagem).

            Finalmente consegui vencer aquela grande incógnita que me perturbou por meses e meses.

            Conclusão: Enquanto utilizava servos com baixo consumo (standard), o UBEC conseguia suprir todo o sistema. A partir do momento que troquei os servos por hi-torque e mexia todos ao mesmo tempo, o UBEC não conseguia suprir a energia necessária e sua tensão caia para valores muito baixos, o que fazia o receptor desligar e entrar em modo fail-safe.

            A solução seria comprar um UBEC de maior corrente ou colocar diretamente uma bateria LIFE. Como comprar somente uma bateria ficava mais barato que comprar uma bateria nova e um UBEC, optei por apenas comprar uma bateria LIFE nova. E esta está funcionando até hoje.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.




            O que você achou desse problema: difícil ou fácil de resolver? Já teve problemas semelhantes ou tão complexos como esse? Deixe seu comentário aqui embaixo.




2 comentários:

  1. Interessante e muito importante o post!! Realmente, faz-se necessário observar o consumo do sistema quando trocamos, ou mesmo os que utilizamos, para que sejam usados os dispositivos que evitem a má alimentação do conjunto.
    Parabéns!!! Silvinho Agostini

    ResponderExcluir
  2. O problema é a corrente de cada servo, no seu caso 5A não é suficiente para manter a tensão no sistema, é como se fosse um encanamento de água fino, no qual são ligadas várias torneiras grandes, todas receberão pouca água (inclusive a que abastece o receptor), se o encanamento fosse grosso, e as torneiras menores, todas teriam pressão, apesar de estarem todas abertas ao máximo.
    Ou seja, se trocar o UBEC por um digamos, de 20A ou 30A talvez resolva o problema, pois um exemplo se um servo consumir 4A e vc tiver 5servos o consumo será de aprox. 4x5=20A. Mas o correto é medir com um wattimetro o quanto cada servo consome, mas com cargas, ou seja, puxando peso pendurado no braço (digamos neste caso 5kg por exemplo) e ai multiplicar pelo número de servos.
    Inclusive servos Standard podem apresentar este problema se o UBEC for pequeno.
    Além disto, há outra coisa, inclusive LIFE pode apresentar um problema parecido, pois o barramento do receptor, pode não aguentar um alto consumo de corrente no caso de aeromodelos grandes(Giants) e queimar o barramento do RX, por isto 2 coisas, a primeira, normalmente usa-se 2 baterias na alimentação para diminuir a corrente no canal da alimentação divivindo a corrente em dois pontos. segundo, deve-se conhecer a capacidade do barramento do RX para saber se aguenta a tensão desejada (famosos power safe), e caso não aguente, deve-se usar uma placa tipo smart fly.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...