Páginas

Cabo trainer: tranquilidade e eficiência



            Depois de treinar muito em simulador e pegar a sensibilidade dos comandos, fui a um clube que reunia alguns aeromodelistas para realmente aprender a pilotar. O lugar não era filiado à Cobra, mas sua estrutura era excelente, tinha área de segurança e ficava em um lugar apropriado para a prática do aeromodelismo. Pois bem, fui com meu famigerado treinador, todo linkado, bateria carregada, enfim, pronto para a minha primeira experiência.  Não havia lá nenhum instrutor e, assim, insisti para que alguém me ajudasse. Alguém se dispôs a me ajudar e colocou meu aero no alto.






Depois de subir a uma altura considerável, o piloto experiente colocou o controle na minha mão e ficou tocando nos meus ombros: batidinha no ombro esquerdo equivalia a dar aileron para o lado esquerdo, batidinha no lado direto, aileron para o lado direito.

Quando o modelo entrava em uma situação crítica, como stoll ou alguma manobra imprevista, o piloto pegava o rádio da minha mão rapidamente e buscava corrigi-lo. Não lenhei o modelo e, por conta da falta de tempo, precisei deixar o treinador na parede por um tempo. Anos depois, um colega resolveu me ensinar a pilotar. Porém, desta vez a experiência seria com o cabo trainer.

            Já cansei de ver pessoas aprendendo a pilotar sem o uso do cabo trainer. O que acontece, no entanto, é que o futuro piloto não aprende efetivamente a pilotar, mas sim a deixar o avião no alto. É preciso adquirir a sensibilidades dos comandos, e isso é feito quando o instrutor utiliza o cabo trainer. Para isso, basta ele tomar o comando, realizar a manobra desejada e pedir para que o futuro piloto tente fazer do mesmo modo. Se o piloto iniciante errar algum comando, basta o instrutor tomar o controle do aeromodelo e explicar para o aprendiz o que foi feito de errado. Muito simples e seguro.

            Para quem não conhece, cabo trainer, como o próprio nome já diz, é um cabo que interliga dois rádios: o mestre (do instrutor), e o escravo (do aluno). Enquanto o instrutor segura uma chave, o avião responde ao comando dado no rádio do aluno; quando o instrutor solta esta chave, o comando volta instantaneamente para o seu rádio.

Mas as vantagens do cabo trainer não se limitam a isso. Com ele, evita-se mudar o controle de mãos, diminuindo assim a chance de possíveis acidentes, uma vez que tanto o controle quanto o próprio aeromodelo ficam vulneráveis nessas transições.

Quando é necessário passar o rádio para outra pessoa, a atenção se volta para o controle, e não para o modelo. Por mais breve que isso seja, essa distração pode tirar o modelo do percurso e causar um acidente. Se o instrutor ou aluno tenta devolver o radio de forma rápida, corre o risco de derrubar o equipamento. Há, portanto, uma dupla preocupação. No cabo trainer, ao contrário, bastará um simples toque de chave para que o modelo volte para o controle do instrutor ou aprendiz. Tanto um quanto outro mantém sua atenção no modelo.
           
Outro fator importante no uso do cabo trainer: o instrutor pode exigir que o aluno realize manobras básicas, que são essenciais para evitar quedas, uma vez que elas permitem sair de situações de risco. Exemplo: um dorso não planejado pode ser corrigido com meio roll.

Utilizando o cabo trainer, caso o aluno não consiga efetuar a acrobacia, o instrutor retoma novamente o controle de forma simples e eficiente. Ele traz uma sensação de confiança e segurança tanto para aquele que está instruindo quanto para aquele que está no processo de aprendizagem.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Não acredito que seja obrigatório o uso do cabo trainer, mas defendo fortemente que seu uso traz um aprendizado mais produtivo e suas vantagens são incomparáveis diante de outras formas de ensino. Nem todo mundo possui um cabo trainer no meio de seus equipamentos. Mas se ele existe, por que não o usar? O preço de um é bem menor que o conserto de uma lenha grave.




Escrito por Wagner de Barros



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...