Páginas

A importância da checagem pós-queda

            Como diz o velho ditado: Só cai quem voa! Concordo plenamente, um modelo em cima do guarda-roupa dificilmente irá quebrar. A queda no aeromodelismo é algo comum, todos nós estamos expostos a cada voo. A diferença está em como cada piloto lida com esse pequeno inconveniente.





            Um pouso mau sucedido, um transporte mau feito, um erro de comando, ou mesmo uma pane de rádio. Os motivos são muitos, e o resultado também, desde um pouso emergencial perfeito, até uma perda total da fuselagem. Após o “pouso” (ou queda semi-controlada), começamos a imaginar o que deverá ser feito para que o modelo possa decolar dentro de pouco tempo, isso é totalmente normal, na angústia de voar, consertamos provisoriamente e com materiais adaptados. O importante é ser seguro e voar novamente.

            Não podemos esquecer, principalmente, de checar TODO o aeromodelo após uma pancada mais forte. O motivo??? Pode ter quebrado mais coisas do que aparenta, e não será divertido descobrir depois da decolagem. Portanto, após toda queda, não deixe de verificar os seguintes itens:

- Fixação do motor e estado da hélice;
- Fixação das superfícies de comando;
- Engrenagem e fiação dos servos;
- Todas as peças da linkagem;
- Trem de pouso e rodas;
- Rigidez da fuselagem;
- Receptor e antena;
- Rasgos na entelagem.

Uma vistoria bem feita é primordial para voar com segurança.

Observem a antena quebrada


Pensei nesse tema após presenciar a cena da foto, por pouco o piloto não decolou com a antena quebrada. O modelo não apresentaria nenhum problema até perder o totalmente sinal, e ser tarde demais para salvá-lo de outra queda. Por sorte, ou não, o piloto viu antes e não decolou.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Você já decolou com alguma peça quebrada? Conte-nos como foi sua experiência.

1 comentários:

  1. após decolar com antena do receptor quebrado, não demorou muito para perde o o sinal eo aeromodelo cair mais reformei ele, checo equipamento toda fez antes de levantar voo pois quando já esta la em cima não tem mais volta para erros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...