Páginas

4 mitos do hobby




            Como tudo nessa vida, o aeromodelismo também possui alguns mito, inverdades, ou até mesmo desconhecimentos. E isso infelizmente, depois de repetidos muitas vezes, acaba tornando-se verdade, ou no mínimo tomado como verdade. Eu considero esse um problema muito grande, pois pode ocasionar gastos desnecessários, incômodos e até mesmo lenhas.

            Por isso eu sempre digo: não confie em qualquer um para te aconselhar. Na dúvida procure informações no manual do fabricante e em sites confiáveis. Procure embasamento técnico antes de tomar alguma conclusão. E o mais importante, não espalhe informação que você não tenha certeza, pois ela prejudica em muito quem escuta e acredita.

            Vamos a alguns exemplos:


            - Se ligar a bateria de LIFE ou LIPO for ligada diretamente na chave On/Off do receptor, a chave queima; par que isso não ocorra, é necessário ligar a bateria no BEC, e só após isso no receptor. (Escutei isso de uma pessoal considerada pioneira no aeromodelismo da minha cidade)
            Isso uma total mentira, o que pode queimar a chave é a corrente (amperagem) e não a tensão. E quando se usa uma bateria de tensão maior com BEC, a corrente continua a mesma ou até diminui, ou seja, não há risco algum.

            - O rádio controle queima se utilizado no simulador.
            Diga-me uma coisa: por que eu posso usar o meu rádio no cabo trainer e não posso no simulador? Eletricamente falando é a mesma coisa: um segundo equipamento capta o sinal da saída do rádio. O que mais acho estranho nessa situação é que as empresas que dizem isso são as mesmas que vendem “rádios” com conexão USB, especialmente feito para simuladores. Não é no mínimo suspeito?

            - Bateria de LIFE pode ser ligada diretamente em servos comuns (não HV).
            Nesse tema a minha opinião seria: tenho receio, popular “pé atrás”. Os exemplos de que isso funciona na prática são inúmeros, mas nunca se esqueça da especificação do servo: de 4,8 à 6,0V, ou seja, segundo o manual, não se pode conectar diretamente (sem BEC) uma bateria de até 7,4V, como as LIFE.

            - Apontar a antena 2.4GHz para o aeromodelo ocasiona perda de sinal.
            Como ninguém gostaria de testar esse mito com um aeromodelo próprio [nem eu], o medo permanece. O fato é que a ponta é a região da antena que emite menos ondas (sinais), mas será que para distâncias tão curtas isso influencia a ponto de perder o sinal? Visto que o rádio é projetado para alcançar distâncias tão longas. Segundo os manuais sim, por isso, vamos respeitá-los... Mas eu continuo com minhas dúvidas.



Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Conhece outros mitos? Envie para nós !!!

            Você acredita nesses mitos? Já aconteceram com você alguma vez? Você discorda de algum? Deixe seu comentário aqui embaixo e enriqueça mais essa matéria.



5 comentários:

  1. Amigo, gostei do post mas deixe-me fazer uns comentários. Com relação a chave, ela é um componente passivo, um contato seco, que possui em sua especificação a tensão máxima de trabalho e a corrente máxima que suporta. Toda vez que você desliga a chave ocorre um centelhamento na ruptura dos contatos, que ocasiona a sua carbonização com o passar do tempo, ocasionando mau-contato até mesmo com completa abertura do circuito quando acionada. isto é explicado pela famosa lei de Ohm onde a tensão e a corrente são inversamente proporcionais e quando a tensão cai a zero a corrente por milésimos de segundo tende ao infinito no momento de sua abertura (ruptura). Com relação aos rádios ocorria a queima do módulo TX ao usar o rádio (72 MHz) no simulador pois as pessoas não estendiam a antena e como a potência durante a transmissão é dissipada pela antena ao irradiar o sinal, com ela recolhida esta dissipação ocorre no módulo TX e ele acaba "queimando". Com relação a posição da antena dos rádios de 2.4GHz existe um video no Youtube onde uma pessoa mostra o que realmente ocorre e qual a correta posição da antena tanto do TX quanto do RX. Parabéns pelo site e espero ter ajudado a esclarecer alguns pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Alexandre, sinta-se a vontade para comentar qualquer matéria e inclusive apontar erros, caso existam.
      Quanto a observação do funcionamento da chave, concordo com o que você disse e acrescento que uma pequena elevação na tensão e corrente ocasionada pelo uso do regulador significa quasse nada comparada a capacidade da chave. Por isso não há problema.
      Quanto ao uso do rádio em simulador, eu usei por anos rádio 72 MHz em simuladores, a única precaução que eu tinha era retirar o cristal do TX. Agora, como os 2.4GHz não possuem antenas telescópicas, acredito que não há problema algum em utiliza-los.

      Excluir
  2. Quero dar minha opinião em relacao a antena. Trabalho com manutencao em drones a muitos anos e entendo especificamente de transmissao de sinal. realmente a ponta e o local de menor transmisao por que a trasnmissao e feita paralelamente ao fil. gostaria de poder colocar uma imagem para melhor entendimento. mas a antena deve -se ser dobrada lateral ao radio para que o LEQUE de sinal seja em um angulo direcionado ao modelo

    ResponderExcluir
  3. Eis uma pergunta que não acho resposta. Recentemente adquiri um radio Graupner, mz24, e estou acompanhando seus videos dele. Mas e o rx GR12? ele vem com uma antena só. Sendo um bom radio, como posicionar esta antena?? Pra cima, ok e se eu for fazer um Looping.... Pode ocorrer de a ponta da antena estar unicamente direcionada pra mim... Eis algo que vçs do canal deveriam discutir. ANTENA UNICA DE RX... E olha que li que este rx é p 2km... E agora????????????

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...