Páginas

Gasolina: qual usar?



            Quando passamos do motor glow para o gasolina, é normal algumas dúvidas surgirem; pois antes bastava ir a qualquer loja do hobby, pedir um galão - que geralmente era indicado pelo próprio lojista - e usar. Simples e prático [porém caro]. Mas agora é necessário decidir qual o tipo de gasolina e óleo utilizar, além da proporção da mistura... E estas são coisas que deixam qualquer piloto perdido em meio às opções e opiniões.

            Relutei muito em escrever sobre este tema, pois sei que é polêmico e de difícil consenso. O que vou expor abaixo são argumentos que escutei ao longo do meu tempo de hobby e que fazem sentido para mim. Fique a vontade para demonstrar sua experiência e opinião nos comentários, estamos aqui para aprender.




            Gostaria de deixar bem claro que não existe certo ou errado, a maioria das misturas irá funcionar por um bom tempo, mas apenas funcionar não basta para nós, precisa ser eficiente em todos os sentidos.


            A gasolina

            Podemos dividi-las em três tipos usuais (ou não): Comum, Premium e de aviação. A primeira é a que geralmente você coloca no seu carro (a aditivada é uma variação desta), a segunda é mais conhecida como Pódium (da Petrobrás), e a terceira é a famosa gasolina azul, a AvGas.

            A gasolina comum é a mais simples delas, seu maior problema é a grande quantidade de álcool em sua fórmula e, principalmente, a desonestidade de parte dos postos/distribuidores, que com o objetivo de enganar o consumidor, misturam mais álcool além de diversas porcarias no combustível. Por ter alta quantidade de enxofre (impureza), degrada-se mais rápido que as outras. Caso esta gasolina fosse pura, não haveria nenhum problema em utilizá-la, visto que suas características são recomendadas pelo fabricante. Ela é o único tipo que eu não indico.

            Podemos dizer que a gasolina Pódium seria um combustível intermediário em termos de qualidade, pois possui bem menos enxofre que a comum, porém ainda é comercializada em postos, o que não elimina a desconfiança em sua qualidade. Para mim sua principal vantagem é a facilidade de compra, pois basta ir a um posto BR com um galão adequado e comprar.

            Quanto às questões técnicas, ela é feita para rodar em motores de alto desempenho, carros e motos esportivas, por isso possui lubrificantes e aditivos especiais para tal fim. Sua octanagem (poder de explosão) é inferior à AvGas, e segundo os fabricantes de motor, ideal. Seu principal contra é a formação de borra (geléia) no carburador, o que pede manutenção periódica, além é claro, do álcool em sua fórmula que resseca as juntas do motor.

            Alguns pilotos recomendam “lavar” a gasolina Pódium, que se baseia em misturar água e deixar o combustível decantar. Pelos princípios químicos a água se junta ao álcool e se separa da gasolina, que pode ser retirada com os equipamentos adequados. Este procedimento seria perfeito caso não retirasse, também, alguns aditivos importantes da gasolina.

            Por ser um combustível especial para a aviação, a AvGas possui um maior controle de qualidade e menor risco de adulteração, porém só é possível de comprá-la em aeroportos e aeroclubes, o que dificulta muito sua aquisição. Infelizmente, muitas vezes sua venda não é realizada diretamente ao público, pois depende diretamente da política da empresa que a comercializa.

            Por não possuir álcool na fórmula, o chumbo é utilizado para aumentar sua octanagem, que por sua vez já é superior à recomendada pelo fabricante. Este combustível tem como segunda função manter o motor do avião [real] quente, pois ele trabalha em altas altitudes com temperaturas geralmente negativas; ao contrário dos nossos modelos, que voam a baixa altura.

            Como é uma gasolina mais homogênea em seus diversos lotes e possui poucas impurezas, a variação de regulagem é baixa e o aumento na potência é perceptível.

            A escolha cabe a cada piloto, tanto a AvGas quanto a Pódium são boas escolhas. Ambas funcionam, mas cada uma com seus prós e contras.


            Óleo para motor 2 tempos

            Como nossos motores à gasolina não possuem Carter, o óleo é adicionado diretamente ao combustível, como no glow; porém como compramos gasolina destinada a outro uso, devemos fazer este procedimento em casa.

            O óleo é uma parte importantíssima do combustível, pois é ele que garante que seu motor irá trabalhar nas condições corretas de lubrificação, e até mesmo temperatura.

            Os óleos são separados basicamente em três categorias: mineral, semi-sintético e sintético.

            O mineral é recomendado por alguns pilotos para amaciar o motor, e logo após esse ciclo, passasse a utilizar o semi-sintético ou o sintético.

            Sendo um óleo de boa qualidade, não importa muito sua composição para a maioria dos usos, exceto para voos de alto desempenho. Apesar de o preço assustar a princípio, o Motul 800 é um dos melhores óleos sintéticos em termos de tecnologia. Minha justificativa para o preço é: utilizamos tão pouco óleo para voar tanto, por que não comprar um de alta qualidade? Comprei um litro há mais de um ano e ainda tenho boa parte dele.


            Proporção da mistura

            Depois da árdua tarefa de definir qual óleo e combustível utilizar, chegou o momento de definir a proporção de mistura, ou seja, quanto de óleo colar em dada quantidade de gasolina.

            Já ouvi muitas confusões quanto à nomenclatura da proporção, que geralmente é fornecida em uma fração: 1:30 por exemplo... O correto é: 1 litro de óleo para 30 litros de gasolina, segundo o exemplo. Só isso, nada mais. Claro que para misturar quantidades menores de gasolina algumas contas simples são necessárias.

            Para facilitar sua vida, fiz a tabela abaixo mostrando a proporção e quantos ml de óleo são necessários para cada litro de gasolina:





            Entendendo a notação utilizada, podemos partir para a proporção ideal, que também pode ser encontrada no manual. Para amaciar, 1:25 ou 1:30; após isso, 1:40.

            Você pode cariar a proporção conforme seu gosto e experiência, já ouvi histórias que em competição de acrobacia chegam a utilizar até mesmo 1:100, para ter mais gasolina no combustível e aumentar a explosão e potência do motor. Mas acredito que esta proporção não valha a pena para uso normal.

            Não misture o combustível com o óleo para ficar armazenado por longos tempos, preferencialmente utilize no mesmo mês o combustível pronto. Para dicas de armazenagem leia este artigo.

            Atualmente utilizo Avgas com Motul 800 na proporção 1:40, caso queiram saber.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Ainda tem alguma dúvida quanto à gasolina ideal para você? Discorda do que eu disse? Deixe aqui embaixo seu comentário!



19 comentários:

  1. Experiência de 17 anos com motores gasolina. Avigas e motul 710 ou 800 na proporção de 1/50 a 1/60 (3w e zdz) e muita ventilação no motor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria. Já lí bastante sobre esse assunto.

    Motores DLe pedem no manual octanagem de 87 a 93, a gasolina comum já se enquadraria pois tem 87 de octanagem, a Podium possui 95 e AvGas azul, vendida em aeroportos brasileiros tem 100 octanas.

    Uso Podium com Motul 800 na proporção de 25ml de oleo para cada litro de gasolina.

    Já retirei os 25% do etanol anidro da Podium (27% na comum) e não funciona, a baixa fica excelente mas não dá regulagem em alta. O etanol anidro tem a função do chumbo na AvGas, porém não é cancerígena como o chumbo, motivo na qual não é permitida a venda nos posto de rua no Brasil. A proporção da mistura de etanol anidro atualmente é elevadíssima por causa do nosso governo querer insentivar as destilarias, mas quando começou a mistura era 13%. Pra se ter uma idéia na Argentina a mistura é de 12%

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos,
    comprei meu primeiro motor a gasolina, DLE 20CC, e realmente não tenho experiência no motor a gasolina, gostaria de algumas sugestões de qual seria a quantidade da mistura pra amaciar e aproximadamente o tempo de voo, desde já agradeço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito no texto, usei 1:25 no amaciamento, e depois do décimo voo comece a reduzir até chegar em 1:40. O tempo de voo depende do tamanho do seu tanque.

      Excluir
  4. Só não esqueça que decantar a gasolina alem de tirar todos aditivos os minerais da água se misturam a gasolina e outras merdas da água tb química de colegial

    ResponderExcluir
  5. Por que os vendedores da DA austrália recomendam o óleo castrol TTS como segunda melhor opção para os motores DA e em primeiro lugar o óleo redline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, não sei te responder. Tente o contato com a assistência técnica da DA, talvez saibam te responder.

      Excluir
  6. Ótima matéria. Apesar de eu já ter visto muitos utilizarem a gasolina comum o que acredito compromete a duração do motor e a qualidade do voo a matéria realmente esclarece muitos pontos e deixa a decisão para cada piloto do que fazer ,pois cada um assume seus próprios riscos. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades do tempo em que a gasolina azul era vendida em postos.

      Excluir
  7. Dificil conseguir AVGAS apesar que de vez em quando consigo na "peixada". Na falta, usar PODIUM, que é quaaaase uma avgas. Nunca usar shell vpower, que nada mais é que uma gasolina aditivada, mais fedida que a mãe de quem botou imposto de 50% na gasolina.

    ResponderExcluir
  8. Montamos um Tucano Phoenix com motor DLE 20cc gasolina,e estamos tendo problema,pois mesmo com a mistura certa e regulagem padrão o motor ao acelerar morre.Após checar várias coisas chegou-se a conclusão de que o carenado não permite corrente de ar no motor.Ao retirar a carenagem o motor funcionou normalmente.Então vamos ter que recortar o carenado para favorecer esta ventilação.Você já constatou problemas assim?

    ResponderExcluir
  9. Muitíssimo esclarecedora sua informação

    ResponderExcluir
  10. Estou utilizando a gasolina aditivada de posto com óleo motul 800, está perfeito, pouca carbonização, regulagem do motor muito redonda. Antes utilizava a avgas mas era difícil de conseguir e a regulagem do motor não ficava tão boa quanto a gasolina aditivada que estou utilizando.

    ResponderExcluir
  11. Motor que usava avgas, pode usar gasolina de posto (Podium, comum) ?

    ResponderExcluir
  12. Comprei uma vela glow G5 gasolina pretendo lugar o motor esta semana,p 200ml de gasolina vou colocar 5ml de óleo 2tempos, será que da certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor usar mais oleo.....saito recomenda 50 ml de oleo para um litro de gasolina de preferencia ao oleo klotz Kl 198 que e miscivel em alcool.

      Excluir
  13. DANIEL DOS SANTOS SILVA24 de dezembro de 2023 às 13:55

    Olá,sou novo no aeromodelismo ,comprei um Wallkera 83(helicóptero).
    Gostaria de saber qual numeração de óleo 2tempos usar e qual a mistura.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...