Páginas

Apresentação do blogueiro


            Meu nome é Marcelo Ribeiro Vieira (Marcelinho), nasci em 1994, sou técnico em Eletroeletrônica e Mecânica. Moro e voo em Limeira-SP.
Fui apresentado ao modelismo por um amigo e vizinho, Micael, o qual montava junto com seu pai um automodelo vendido por partes (fascículos) em bancas de revista. Durante algum tempo, observei sempre que montavam um novo fascículo, até a vontade ser tanta que comprei o meu primeiro automodelo. Fui à loja de minha cidade procurar uma boa oferta, encontrei um Kyosho Alpha 3, o preço estava dentro do esperado, não pensei duas vezes e levei para casa. Como muitos, hoje aeromodelistas, também iniciei com automodelos.
No começo a dificuldade foi grande, como alguns iniciantes, não sabia nem ligar o motor facilmente.
Com ajuda de outro vizinho, automodelista mais experiente, fui aprendendo técnicas e macetes, até me tornar “autossuficiente” com automodelos.
Neste ano (2007), aprendi muito. Eis que no final do ano surge uma proposta: Adquirir meu primeiro aeromodelo treinador. Como sempre, lombrigas novamente atiçadas.
Depois de pensar e negociar, comprei o treinador. No próximo final de semana já estava na pista da cidade para começar meu treinamento.
Tive algumas dificuldades no começo, mas com 5 horas de instrução fiz meu primeiro voo solo. A partir daquele momento tinha habilidade suficiente para pilotar um aeromodelo (2008).
Oito meses depois, apesar de muitos serem contra, comecei a construção de um Extra 300S .61. Foi uma construção demorada, cheia de erros, mas com muita aprendizagem.
Durante um ano e meio voei meu treinador, algo que não me arrependo, pois me trouxe muita experiência. Voei até uma gincana acrobática, na pista Pousada Country em Ipeúna, onde conquistei a 4ª colocação.
Fiz o primeiro voo, tão esperado, com o extra após uns 18 meses de construção. Foi em uma manhã fria de domingo, somente Jesus Ortiz e eu presentes. Decolagem e pouso perfeitos, só alguns pequenos ajustes a serem feitos.
Em 2009, participei como Caller (cantador de manobra para o piloto) de dois IMACs (campeonato de acrobacia), adquirindo alguma experiência em acrobacia escala.
Chegou o momento tão aguardado, minha primeira competição nível nacional como piloto (IMAC BRASIL) seria em outubro de 2010. Para isso, treinei seriamente durante cinco meses como meu preparador e parceiro de pista Luiz. Entre duras e elogios, fomos levando os treinos. O resultado veio, 6ª colocação na categoria Básica, pelo modelo não ser dos melhores, foi um bom resultado, mas poderia ter sido melhor.
Em 2011, eu estava voando, quando um amigo de pista chegou e me convidou para ir à Piracicaba, onde acontecia uma gincana acrobática. Resolvi ir com ele. Chegando lá, conheci o recinto e fiquei observando os voos. Fui convidado para voar, pois, além de conhecer os organizadores, vim direto de outra pista e estava com meu EDGE 540 elétrico no carro. Para minha surpresa, consegui a 1ª colocação na categoria Básica. Felicidade geral.
Adquiri meu primeiro helimodelo, um TREX-250, em 2012 e após uma hora de instrução, realizei meu primeiro voo solo.
Em agosto de 2012 resolvi escrever este blog com objetivo de ajudar os iniciantes no hobby e trocar experiências.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Essa é uma parte da minha história no aeromodelismo. O que achou?

7 comentários:

  1. Meu nome é Diego Kuhl (Lemao pro pessoal da pista ou Diego mesmo tanto faz),sempre morei em limeira na areá rural,hoje tenho 17 anos, quase 18 (hehehe) me lembro quando tinha por volta de 7 a 9 anos ,havia uma loja de aeromodelos onde as vezes eu passava e na época aeromodelismo era muito mais caro do que é hoje, um aeromodelo básico de 4ch era em torno de 2mil a 3mil... puts muito longe de ter um ... o tempo passou e eu esqueci o q chamava de " Aviaozinho de controle " enfim completei 16 anos , alguns meses depois um visinho de sitio comentou sobre o sitio de meu pai para um pessoal q voava onde esta sendo construído o aeroporto de limeira, vieram ver a areá, e arrendaram o terreno e fizeram a pistinha , foi aonde me interessei muito por aeromodelismo,o tempo passando conhecendo o pessoal, fazendo amigos (muito bons por sinal)conheci o Luiz, vizinho de casa aqui.. as vezes voava na beira de um canavial,eu ia ver , curioso q só... hehehe pegamos amizade, o tempo passando ele disse q ia vender seu Pastinha da Artal, com motor Evo .46 , radio futaba 72mhz (um Attack 4) [o qual tenho até hoje] , conjunto um pouco antigo mas voava legal,comprei dele meu primeiro aeromodelo , e completo ! aos finais de semana ele me ensinava a pilotar um aeromodelo, não me lembro muito bem mas pelo q me lembro acho q no quarto voo ele me instruía em como dar rasantes baixinhos , comentávamos sobre pousos e decolagens, me pediu para que fizesse uma passagem bem baixa o mais lento possível, foi ai a surpresa ! Ele desligou meu aviao !!!(pelo trim) a unica alternativa era segurar o profundor e deixar descer já que estava bem proximo ao solo, foi assim meu primeiro pouso !voei por quase 6 meses com esse pastinha, adorava ele, aprendi mt com ele, porem um dia após descobrir pq meu motor tanto falhava (mangueira furada) fui regula-lo, meu motor quebrou o eixo do virabrequim :( , fiquei sem voar por volta de 3 meses,até q peguei o motor do aero do meu irmao, mas infelizmente aconteceu a minha primeira lenha , pedi a um amigo para q decolasse para mim pois nao voava fazia tempo,meu amigo disse q estava lento de comando, ai foi q perdeu comando e caiu onde quebrou a asa em 3 partes e mueu o charuto.. enfim mas algums meses sem voar nada.. eis q me surge a oportunidade de comprar uma zagi completa com radio 2.4ghz e tudo ! voei um tempo com ela ai outro grande amigo de pista (q considero um segundo instrutor) disse q iria vender seu aero treinador , onde acabei o comprando ,um Kyosho Calmato asa alta,com o qual voo até hoje..mas sinto mta falta do velho pastinha, dos finais de tarde limpando aquela meleca de oleo 2tempos.. hehehe

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Diego. Todos nós temos uma história. As vezes com algumas lenhas, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Marcelo, boa a sua história. Gostei do seu blog, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renato, o texto foi escrito em 2012, de lá pra cá muita coisa aconteceu, já está na hora de reescrever o texto. Abraços.

      Excluir
  4. Marcelo,

    Sou um apaixonado por atividades do ar, mas infelizmente em minha cidade não existe muito incentivo para tal. Hoje como pai, estou buscando algumas formas de como iniciar meus filhos no hobby de aeromodelismo com modelos simples. Quais você me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nem todas as cidades do nosso gigante Brasil contam com estrutura para incentivar a prática de certas atividades.
      Minha primeira dica é: leia e aprenda tudo o que for possível antes de gastar seu primeiro real, não saia comprando aviões por empolgação, pois além de gerar prejuízo, pode ser muito decepcionante.
      Segunda: Compre um rádio adequado e comece pelo simulador, apenas quando estiver voando perfeitamente no simulador passe para o aeromodelo real.
      E se tiver qualquer dúvida no meio disso tudo estou aqui para te ajudar.
      PS: Busque em cidades vizinhas alguém que possa te ajudar, nem que tenha que se deslocar vários quilômetros, no começo pode parecer complicado, mas depois você vai perceber que te economiza muito tempo e dinheiro.

      Excluir
  5. Olá, Marcelo! Primeiramente, parabéns pelo blog! Excelente iniciativa! Tudo muito didático e extremamente útil ao Aeromodelista. Meu nome é Silvio Agostini (Silvinho Agostini, na pista) e tenho acompanhado com muito prazer as suas matérias. Vez ou outra dou um pitaco. Eu gostaria de sugerir uma matéria sobre a regulamentação dos aeromodelos, essa nova legislação da ANAC, necessidade, consequências, exigências, quais os aeromodelos deverão ser enquadrados na legislação, enfim, uma abordagem completa sobre o tema. Grande abraço, sucesso sempre e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...