Páginas

Voo indoor




            É o voo em local fechado, geralmente quadras cobertas e ginásios de esportes. Devido à falta de apoio e local, essa prática é pouco difundida no Brasil; porém, em locais mais frios, devido à dificuldade técnica e fisiológica de voar em baixas temperaturas, essa modalidade é muito popular, como na Europa.

            Mas felizmente, algumas pessoas com boa vontade realizam esse tipo de evento no Brasil. Muito diferente dos campeonatos Europeus e Norte Americanos, aqui nossa preocupação é a diversão. E foi isso que aconteceu no dia 27 de setembro de 2014 no Ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos-SP. Foi um dia muito divertido e proveitoso, no qual tive a honra de estar presente. Obrigado Marcio por ter tornado isso possível [e por ter me convidado também].

            Fiquei sem palavras ao ver o local, realmente espetacular e muito grande. Para voar, tudo o que precisávamos: tomadas e um bom espaço, aliás, espaço foi o que não faltou. Aproximadamente 30 pessoas participaram.

            Mas o objetivo dessa matéria, também, é falar sobre a arte do voo indoor. Vamos lá!

            Para praticar sem problemas, o primeiro requisito é um aeromodelo adequado, ou seja, lento e manobrável. Sem isso, o voo se torna estressante e pouquíssimo proveitoso. Não estou dizendo que é impossível, pelo contrário, é totalmente possível, só é bem mais difícil.

            O meu aeromodelo, por exemplo, é um Shock Flyer Yak 55, construído com depron 2mm e reforçado com fibras de carbono. O motor utilizado foi um 2204, de 1400 Kv; ESC de 10A; bateria Nano-Tech 3S de 370 mAh; dois servos 5g; um servo 9g para o aileron e receptor Futaba quatro canais micro. Nessa configuração pesa 220g pronto para voo, e possui uma autonomia de três minutos de voo, o que é compensado com o uso de várias baterias.














            Apesar de não ser o que há de mais moderno e leve em aeromodelos indoor, cumpre muito bem seu papel e proporciona um voo lento e extremamente acrobático. Um modelo ideal para campeonato pesa entre 100 e 150g pronto para voo.

            O segredo para montar um modelo assim, é, sem mistérios, economizar no peso. ÓÓÓ... Como você descobriu isso ??? rs

            Sem brincadeiras, digo isso por que muitos não compreendem, e montam shock flyers indoor com motor 2822, que por si só pesa 50g. Não é bem por ai, assim seu modelo será muito pesado, e não voará bem em espaços pequenos. A eletrônica que eu uso já é uma boa referência.

            Vejam bem, não estou condenando o uso do 2822 em shock flyer outdoors (lugares abertos), e sim nos indoors (lugares fechados).

            Depois do avião é necessário dedo, sem isso, sinto lhe informar, mas a parede te espera. Por isso, treine e se acostume com o avião antes de voá-lo assim. Estar habituado e conhece seu aeromodelo também é muito bom.

            Tendo esses dois itens, é só alegria.

            Vejam a ótima reportagem que a EPTV fez sobre o evento.



            Vejam também um vídeo que gravei do meu voo. Por favor, deem um desconto, fazia alguns anos que eu não voava shock flyer.





               Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Já pensou em voar indoor? Tem alguma dúvida sobre essa categoria? Deixe seu comentário aqui em baixo.

15 comentários:

  1. Sempre ouço falar em usar motores de 10g ou de no maximo 20g..... mas onde encontrar esses motores em territorio nacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer uma loja específica, mas acabei de fazer uma pesquisa no Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br) e encontrei o motor que utilizo no meu shock flyer, seu peso é 19g, e segundo o vendedor é indicado para modelos de até 220g.

      Excluir
  2. Olá.você tá de parabéns!! Bem explicado!! Eu achava q o shok normal era o mesmo do indoor!! Sou um viciado em shok, e estou querendo montar um indoor pra mim!! A eletrônica eu já consegui, depois de ler seu comentário!! Agora queria saber do aero!! Essa planta está disponível??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se você usar um Shock Flyer outdoor para voo indoor vai sentir muita dificuldade, principalmente pela velocidade de voo e manobrabilidade. Não tenho a planta desse Yak 55 disponível, copiei este de um outro modelo que eu tinha, você pode usar qualquer planta, o segredo está na construção (siga as fotos deste artigo) e não na planta em si. Use materiais leves: fibra de carbono, depron importado 2mm, arames fino... Só assim seu modelo ficará leve e bom para voo indoor.

      Excluir
  3. Olá,, obrigado das dicas!! Consegui um yak, só q ele remetente 80 de envergadura e 72 comprimento!! Não é pequeno demais!! Pois meu shok, são um pouco maior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu deve ter um tamanho semelhante a este, não é pequeno, é o padrão para Shock Flyer.

      Excluir
  4. Corretor de texto danado!! Kkkkk essa planta tem 80 de envergadura e 72 comprimento!! Pra vc ter uma idéia, montei esse kit q ganhei, mó 5 mm, deu 100 gramas só a fuselagem montada na cola quente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ficou pesado, quando colocar toda a eletrônica e finalizar a instalação vai passar de 280g tranquilamente. Vejo dois erros: usar depron 5mm e cola quente.

      Excluir
  5. Olá!! Esse kit 5 mm eu ganhei e montei com a eletrônica normal, de shok!! Aí fiz um com esse mesmo molde, em deprom 2mm e a eletrônica q vc recomendou!! Ficou com 184 gramas, isso com uma bateria nano tech de 850 mah 3s, que eu tinha aqui!! Ainda vou comprar a bateria certa!! Acabei hoje o bicho!! Acho q vou testar só no final de semana!! Te aviso como ficou!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo, inclusive ficou bem melhor que o meu: 35g de diferença, e isso com a bateria grande; com a menor acredito que a diferença passe de 50g. Vai ficar animal de voar, muito acrobático mesmo.

      Excluir
  6. Quero fazer um shock. Tenho a chapa de 2mm, a eletronica com motor emax GT2205/33 de 1260 kv, esc 12a, servos de 9 e de 3,6g e bateria 3s de 500mah. Pensei em fazer com 70cm de asa, será que dá certo com essa configuração? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu possui uma configuração bem semelhante e mede 86cm de envergadura.

      Excluir
  7. E outra coisa, não sei como fazer os reforços da fuselagem. Não encontrei tutorial na net e nem nas plantas explicam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu possui uma treliça com vareta bem fina de fibra de carbono. A cauda fica bem travada.

      Excluir
  8. Desconto ? Seu vôo foi maneiro. Excelente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...