Páginas

Receptor: modos de operação



            Alguns receptores pedem mais que um simples bind para funcionar da maneira desejada. A seleção de seu modo de operação é de extrema importância para que todas as saídas correspondam ao canal exato desejado.

            Porém, como a maioria dos componentes, muitos pilotos e montadores pensam que basta realizar o “bind” que o receptor vai adivinhar o que você precisa. Infelizmente o receptor ainda não tem esta capacidade, por isso mostrarei como fazê-lo.

            Já vi por duas vezes pilotos experientes “apanhando” do receptor, por não conhecer estes modos de operação. Por isso, quanto mais conhecimento, menos você irá sofrer para que o equipamento funcione.

            Utilizarei como base os receptores Futaba R7008SB e FrSky Delta 8; mas como nos outros materiais aqui postados, o princípio vale para todos os receptores como mais de um modo de operação. Bastando consultar o manual para saber se há esta opção ou não.

            O fato dos receptores citados serem compatíveis Futaba é devido ao meu rádio de uso pessoal também ser. Apenas uma opção pessoal.

            Vamos começar com o R7008SB, também conhecido como 7008. Ele é um dos melhores receptores comercializados pela Futaba hoje, seu protocolo é Fasstest. E oferece uma saída SBUS, utilizada para ligar servos de maneira serial (todos no mesmo conector) e também para sensores de telemetria.

            No meu rádio (Futaba T14SG) há a opção de bindar dois receptores deste e fazer com que trabalhem como apenas um. Cada um correspondendo a metade dos canais. Tudo isso pode parecer propaganda, mas logo fará sentido.

            Ele possui 4 modos de operação, conforme a tabela abaixo retirada do seu próprio manual:




            Primeiro vamos entender a tabela. A primeira coluna, “Output conector” ou portas, significa os números impressos no receptor, não necessariamente significam o canal. Os números de 1 a 6 são “normais”; o 7/B significa 7 ou bateria (que não precisa ser ligada ali); e o 8/SB significa 8 ou SBUS.

            Isso posto, vamos falar dos modos de operação:


            Modo A

            Com esta opção selecionada, o receptor irá trabalhar de maneira tradicional, as portas de 1 a 8 irão corresponder aos canais 1 ao 8 do rádio.


            Modo B

            A partir deste modo que seus problemas podem começar caso você não saiba o que está fazendo, pois as portas 1 a 7 correspondem aos canais 1 a 7 do receptor, porém a porta 8/SB funciona como porta SBUS, e nela você tem a opção de ligar sensores de telemetria ou servos SBUS.

Portanto, caso queira utilizar um servo “normal”, ele não irá funcionar, mesmo que todos os outros canais estejam funcionando corretamente. E caso você queira utilizar o receptor neste modo, precisa lembrar que terá disponível apenas 7 canais PWM, ou seja, para servos convencionais.


MODO C

Neste modo é que o montador fica totalmente perdido, pois mesmo que o receptor esteja bindado, ele pode não funcionar, o que causa uma enorme estranheza.

No modo C, as portas 1 a 8 correspondem aos canais 9 a 16. Lembra quando eu disse que meu rádio oferece a opção de bindar dois receptores? No caso, você usaria o primeiro receptor no modo A ou B, e o segundo no modo C ou D. conforme o uso desejado.


Modo D

Neste modo, as portas 1 a 7 correspondem aos canais 9 a 15, e a porta 8/SB, funciona como SBUS.


Não sabendo isso, você pode pensar que seu receptor está com problema, enquanto na verdade ele só está no modo de operação errado para seu uso.


Para mudar o modo de operação deste receptor é muito simples, basta:


1-    Aperte e seguro o botão de bind do receptor. Mantenha seu transmissor desligado;

2-    Ligue seu receptor enquanto segura o botão. Após ligar, solte o botão;

3-    O LED deverá piscar em um dos modos descrito na tabela;

4-    A cada aperto no botão, o LED mudará o padrão de piscada, e cada maneira significa um modo de operação (consulte a tabela);

5-    Quando chegar no modo correto, aperte e segure o botão por dois segundos;

6-    Quando travado na posição desejada, o LED ficará aceso;

7-    Desligue e ligue o receptor.



Pronto, seguindo estes passos seu receptor funcionará conforme desejado. Para outros modelos de receptor ou marcas de rádio, consulte o manual do fabricante.



            O Receptor FrSky Delta 8 também funciona com modos de operação. Porém, seu principal diferencial é ser compatível com quatro protocolos de comunicação, sendo dois da própria FrSky, um da Hitec, e outro da Futaba.

            A tabela abaixo descreve seu funcionamento:




            Conforme o padrão das luzes, o receptor está apto a ser bindado com um fabricante específico, ou seja, caso esteja com o padrão incorreto, não haverá meios de bindar com seu rádio.

            FrSky D8: LED verde piscando rápido

            FrSky V8: LED verde piscando lento

            Hitec AFHSS: LED vermelho piscando rápido

            Futaba S-FHSS/FHSS: LED vermelho piscando lento


            Espero que com este artigo você tenha aprendido que o receptor, como muitos outros componentes, precisa saber o que você quer dele. Não basta conectar e sair usando.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Se você ainda ficou com alguma dúvida, ou tem informação a acrescentar, deixe seu comentário aqui embaixo!



7 comentários:

  1. Muito bom, algumas novidades pra mim, Marcelo poderia fazer um video detalhando mais as especificaçoes e modos 14sg, vc manja bem do radio, ia ajudar mto uns nego tipo eu q com certa frequencia apanham na hr de fazer algumas configuraçoes, sucesso, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve pretendo fazer um tutorial completo de programação, e provavelmente será com esse rádio.

      Excluir
  2. Se puder dar uma colher de chá nos Spektrum, a gente agradece. Silvinho Agostini, MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria Silvinho, mas ainda não tenho nenhum rádio Spektrum, então fica complicado.

      Excluir
  3. Muito boa a sua matéria. Comprei um mini drone frsky.tenho um Futaba t10j, consigo bindar facilmente?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,parabéns,muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  5. Então posso usar 2 receptores no mesmo radio ao mesmo tempo aumentando a quantidade de canais que posso usar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...