Páginas

Gama Aresti




            Toda competição de precisão (voar de maneira mais perfeita possível segundo uma sequencia de manobras) necessita de um desenho que represente as manobras a serem realizadas durante o voo, podemos dizer que todos os campeonatos utilizam a linguagem Aresti, ou a gama Aresti. Neste artigo falarei somente sobre o desenho das manobras, e não sobre como executá-las.






            O nome veio do se Criador: o Coronel Aviador Espanhol José Luis Aresti Aguirre, e primeiramente era utilizada na aviação real, somente depois foi adaptada para o aeromodelismo, por este motivo alguns ainda confundem suas linhas.

            Podemos interpretá-la como a visão lateral das manobras, ou seja, como se o piloto do aeromodelo enxergasse um rastro na trajetória.

            Linhas pretas e contínuas mostram que o avião esta sofrendo G positivo, “piloto” sendo forçado contra o banco; e linhas vermelhas tracejadas mostram o G negativo, “piloto” saindo do banco. Isso não representa necessariamente que o aeromodelo está em voo de dorso ou normal, e sim a força G que ele sofre.



            Como o aeromodelo não consegue fazer quina (vértice) ao voar, devemos considerar que ali existe uma fração de um looping de raio pequeno.




            Os rolls (tonneau) são representados por setas curvadas, uma seta inteira representa um roll completo e constante, e meia seta representa meio roll constante. É importante lembrar que a Aresti não diz o lado do roll (direita ou esquerda), isso fica a cargo do piloto escolher. Para rolls contínuos de mais de uma volta, a representação é uma seta ao lado de uma meia seta (ou seta inteira), ligadas por uma linha.



            Também há as frações de roll, quando a meia seta vem acompanhada de um número barra outro (1/4, 3/4, 1/8), e isso representa que se deve fazer a fração indicada do roll.

            Não se deve confundir fração de roll com roll de tempos, visto que este separa os dois números com um “x” em vez da barra, por exemplo: 2x4, 3x4, 6x8, 6x4; e isso representa que o roll deve ser executado parando a cada fração determinada pelo segundo número, ou seja, para um “roll 2x4”, o piloto primeiro deve parar na posição faca, para somente depois ir para a posição dorso, pois é um roll de duas posições (tempos). O mesmo vale para o roll de oito tempos, no qual o piloto deve parar de rolar a cada 45º. Para rolls inteiros de tempo, somente o número de tempos vem especificado ao lado da seta.


            Snaps são representados por triângulos equiláteros (lados iguais), o branco é snap positivo, e o vermelho negativo. Tudo o que foi falado para frações de roll também vale para frações de snap. Não existe snap em tempos.



            Rolls e snaps podem ser incluídos em qualquer parte das manobras, geralmente é essa a diferença mais marcante entre as categorias da competição.



            Parafusos são representados por triângulos retângulos (um lado com 90º), a parte de fração de roll também é válida aqui. O triângulo branco representa parafuso positivo, e o vermelho negativo. Não existe parafuso em tempos.




            Cross box - que é o ato de voar para frente ou para trás na caixa de manobra, e não entre a direita e esquerda, como na maioria das manobras - é representado por uma linha mais fina a 30º da linha vertical, e como sempre a gama não diz lado, então o piloto pode escolher se vem em sua direção, ou se vai para frente.




            Curvas acrobáticas é a segunda possibilidade do avião sair da trajetória direita-esquerda. É representada por uma elipse (círculo inclinado) e deve ser feita em uma curva horizontal.




            Quando um roll é representado somente por uma seta [ou meia] em um looping, ele deve ser executado durante todo o looping. Mas quando o roll é representado por uma seta e uma linha tracejada de cada lado, ele deve ser executado rapidamente no local representado. Para curvas acrobáticas com roll, ele deve ser executado durante toda a curva.

            Hammer-head é representada por uma linha vertical com uma meia seta no topo.



            As manobras de canto, ou de cabeceira possuem, no desenho, uma perna maior que a outra, porém isso é só uma representação gráfica para a continuidade da gama, no voo as pernas devem possuir o mesmo tamanho (avião entrar e sair na mesma altura).






            Pontos representam o início da manobra, e traços o final, salvo casos de um círculo em volta do ponto, que representa o início da primeira manobra; e dois traços, que mostra o final da última manobra.


            Algumas categorias que utilizam a gama Aresti:

            IMAC, precisão escala
            F3A, precisão


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Se mesmo depois de ler a matéria você ainda tenha alguma dúvida, ou algo a acrescentar, deixe seu comentário aqui embaixo.



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...