Toda
competição de precisão (voar de maneira mais perfeita possível segundo uma
sequencia de manobras) necessita de um desenho que represente as manobras a
serem realizadas durante o voo, podemos dizer que todos os campeonatos utilizam
a linguagem Aresti, ou a gama Aresti. Neste artigo falarei somente sobre o desenho
das manobras, e não sobre como executá-las.
O
nome veio do se Criador: o Coronel Aviador Espanhol José Luis Aresti Aguirre, e
primeiramente era utilizada na aviação real, somente depois foi adaptada para o
aeromodelismo, por este motivo alguns ainda confundem suas linhas.
Podemos
interpretá-la como a visão lateral das manobras, ou seja, como se o piloto do
aeromodelo enxergasse um rastro na trajetória.
Linhas
pretas e contínuas mostram que o avião esta sofrendo G positivo, “piloto” sendo
forçado contra o banco; e linhas vermelhas tracejadas mostram o G negativo,
“piloto” saindo do banco. Isso não representa necessariamente que o aeromodelo
está em voo de dorso ou normal, e sim a força G que ele sofre.
Como o aeromodelo não consegue fazer quina (vértice) ao voar, devemos considerar que ali existe uma fração de um looping de raio pequeno.
Como o aeromodelo não consegue fazer quina (vértice) ao voar, devemos considerar que ali existe uma fração de um looping de raio pequeno.
Os
rolls (tonneau) são representados por setas curvadas, uma seta inteira
representa um roll completo e constante, e meia seta representa meio roll
constante. É importante lembrar que a Aresti não diz o lado do roll (direita ou
esquerda), isso fica a cargo do piloto escolher. Para rolls contínuos de mais
de uma volta, a representação é uma seta ao lado de uma meia seta (ou seta
inteira), ligadas por uma linha.
Também
há as frações de roll, quando a meia seta vem acompanhada de um número barra
outro (1/4, 3/4, 1/8), e isso representa que se deve fazer a fração indicada do
roll.
Não
se deve confundir fração de roll com roll de tempos, visto que este separa os
dois números com um “x” em vez da barra, por exemplo: 2x4, 3x4, 6x8, 6x4; e
isso representa que o roll deve ser executado parando a cada fração determinada
pelo segundo número, ou seja, para um “roll 2x4”, o piloto primeiro deve parar
na posição faca, para somente depois ir para a posição dorso, pois é um roll de
duas posições (tempos). O mesmo vale para o roll de oito tempos, no qual o
piloto deve parar de rolar a cada 45º. Para rolls inteiros de tempo, somente o
número de tempos vem especificado ao lado da seta.
Snaps
são representados por triângulos equiláteros (lados iguais), o branco é snap
positivo, e o vermelho negativo. Tudo o que foi falado para frações de roll
também vale para frações de snap. Não existe snap em tempos.
Rolls
e snaps podem ser incluídos em qualquer parte das manobras, geralmente é essa a
diferença mais marcante entre as categorias da competição.
Parafusos
são representados por triângulos retângulos (um lado com 90º), a parte de
fração de roll também é válida aqui. O triângulo branco representa parafuso
positivo, e o vermelho negativo. Não existe parafuso em tempos.
Cross
box - que é o ato de voar para frente ou para trás na caixa de manobra, e não
entre a direita e esquerda, como na maioria das manobras - é representado por
uma linha mais fina a 30º da linha vertical, e como sempre a gama não diz lado,
então o piloto pode escolher se vem em sua direção, ou se vai para frente.
Curvas
acrobáticas é a segunda possibilidade do avião sair da trajetória direita-esquerda.
É representada por uma elipse (círculo inclinado) e deve ser feita em uma curva
horizontal.
Quando
um roll é representado somente por uma seta [ou meia] em um looping, ele deve
ser executado durante todo o looping. Mas quando o roll é representado por uma
seta e uma linha tracejada de cada lado, ele deve ser executado rapidamente no
local representado. Para curvas acrobáticas com roll, ele deve ser executado
durante toda a curva.
Hammer-head
é representada por uma linha vertical com uma meia seta no topo.
As
manobras de canto, ou de cabeceira possuem, no desenho, uma perna maior que a
outra, porém isso é só uma representação gráfica para a continuidade da gama,
no voo as pernas devem possuir o mesmo tamanho (avião entrar e sair na mesma
altura).
Pontos
representam o início da manobra, e traços o final, salvo casos de um círculo em
volta do ponto, que representa o início da primeira manobra; e dois traços, que
mostra o final da última manobra.
Algumas
categorias que utilizam a gama Aresti:
Se
mesmo depois de ler a matéria você ainda tenha alguma dúvida, ou algo a
acrescentar, deixe seu comentário aqui embaixo.
Show, excelente explicação =)
ResponderExcluirMuito obrigado Fernando.
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