Páginas

F3C/N, voo de precisão com helicópteros



            Os helicópteros possuem uma beleza ímpar no mundo do aeromodelismo - ou helimodelismo, como preferirem. Seus comandos são sensíveis e pedem alta precisão para realizar movimentos suaves. Apesar de bastante popular no país, a categoria, há alguns anos, não possuía organização em nível nacional; o que está sendo mudado, com encontros e campeonatos em várias regiões do país.

            No mundo existem algumas categorias de competição, como: Free style (estilo livre), F3C e F3N (precisão), e escala. Porém, no Brasil podemos destacar apenas uma: a F3C/N

            E será sobre essa categoria que vamos explicar melhor o funcionamento. No Brasil, as duas foram unidas em uma competição apenas, ou seja, manobras F3C são realizadas pelo mesmo piloto e na mesma bateria das F3N; com um único pódio.

            Ela consiste em manobras de precisão, ou seja, aquelas em que o helicóptero voa o mais reto e homogêneo possível. Alguns erros que descontam pontos são:

            - Variações de velocidade e altura em uma mesma manobra;
            - Hover fora do tempo estipulado (entre 2 e 5s) nos pontos exigidos;
            - Posicionar o helicóptero fora dos pontos definido (bandeiras e centro);
            - Não manter o nariz do helicóptero para uma direção constante;
            - Queimar a “dead line” em manobras F3N resulta em nota zero na manobra.


            As manobras F3C são realizadas à altura do olho em um circuito conforme a foto abaixo:

         



            O piloto necessariamente precisa de um caller (mecânico) para cantar aos juízes tanto o número da próxima manobra, quanto o início e fim delas.

            A gama é feita pelo próprio piloto escolhendo seis manobras dentre uma lista pré-definida. Ele pode escolher manobras com fator K (peso) maior e sair à frente dos outros competidores, pois a nota final é composta pela soma das (notas da manobra vezes seu fator K). Cada piloto deve executa pelo menos duas vezes a sequência.

            Por exemplo: tirar 6 em uma manobra de K 3 gera os mesmos 18 pontos que tirar 9 em uma manobra com K 2. Porém não se deve esquecer que quanto maior o fator K da manobra, mais difícil é sua execução.

            Um bom setup no equipamento é fundamental para reduzir a carga de trabalho do piloto durante a execução das manobras, por isso sempre procure ajuda de pilotos experientes para realizar o melhor ajuste possível.

            A competição é simples e não há restrição quanto ao helimodelo utilizado, ou seja, você pode competir com um helicóptero classe 250, ou até mesmo um 800. Isso depende apenas da disponibilidade do seu equipamento, o importante é participar e evoluir.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Caso você tenha qualquer dúvida sobre a categoria, deixe seu comentário aqui embaixo!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...