Páginas

Pista: terra, grama ou asfalto?



            Infelizmente a maioria dos pilotos não pode escolher em qual tipo de piso quer voar, isso é definido basicamente pela proximidade da sua casa com algum clube, ou pelo preço de construção e manutenção de cada. Mas, como podemos frequentar outros clubes, informações sobre cada tipo são muito válidas.

            Este ótimo tema foi sugestão do nosso leitor Alexandre Leite, que por não ter muita familiaridade com estes pisos, pediu nossa ajuda. Faça como ele, caso tenha sugestões envie-nos um e-mail.






            Já falamos sobre o tamanho ideal da pista nesse artigo, acredito que este - sobre cada tipo de piso - seja uma bela continuação do anterior, por isso recomendo a leitura.

            O principal em qualquer pista, por mais incrível que possa parecer, é a manutenção, e não o tipo do piso. Já voei em boas pistas de terra, da mesma maneira que em pistas ruins de asfalto. Por isso antes de construir qualquer uma, pesquise qual manutenção é necessária para não se decepcionar depois.


       Terra

            Vamos começar com a mais simples, mas que também requer certos cuidados. Sua principal vantagem é o preço de construção, que se baseia basicamente nas horas de máquinas empregadas, como tratores e motoniveladoras. Porém sua construção não é das mais simples, pois é preciso fazê-la em desnível, para conduzir a água da chuva corretamente e não empoçar. Além, é claro, de compactar bem o solo.

            Sua manutenção é uma das mais chatas, pois a água da chuva cria valetas (pequenas erosões) na sua extensão pelo solo estar descoberto, e isso deve ser sanado colocando terra e compactando nos pontos corretos. O mato é outro grande problema, pois mesmo sendo terra batida, ele insiste em crescer em alguns lugares.

            O carburador é algo que merece bastante atenção também, pois caso entre grãos de terra ou areia há grande chance de riscar a camisa e assim diminuir em muito a potência e compressão do motor.

            Por isso é recomendável a utilização de filtros ou uma meia calça cortada na tomada de ar do carburador. Em aeromodelos com o motor na posição “normal” o cuidado pode ser menor, aqueles com o motor invertido que devem ser tomadas maiores precauções.

            Para o voo, a terra suja bastante o avião, os glows então nem se fala. Até aqueles mais altos sofrem com a poeira levantada ao acelerar. Assim sendo, recomenda-se taxiar o mínimo possível; e dependendo do estado da pista, matar o motor logo após o pouso bem sucedido. Caso você pense, durante o voo, que não suja muito, na hora da limpeza vai descobrir que estava errado.

            Você irá sentir dificuldade principalmente com buracos e desníveis, e em alguns casos com áreas interditadas por toceiras de mato. Atenção especial a pontos com terra solta, pois dependendo da situação, podem segurar seu avião e tirá-lo da proa ou até mesmo piloná-lo. Atentando-se a isto, ela se assemelha muito ao asfalto, mas claro, nas devidas proporções.


            Grama

            Sua construção é uma continuação da pista de terra, pois demanda um trabalho semelhante no início, porém mais prolongado e complexo no final. Até a grama “pegar” no solo ela deve ser bem cuidada, com irrigação e adubação conforme o recomendado pelo vendedor.

            Seu custo é intermediário e a manutenção é baseada em irrigação, corte, e limpeza [da grama cortada]. É uma boa opção quando não se quer gastar muito e ter uma pista de alta qualidade.

            Quando o gramado é homogêneo, não se tem problemas com desníveis, ou com o avião puxando para algum lado. E pelo solo ser coberto, elimina-se a erosão e poeira.

            Ela é amada por muitos, que a preferem comparada ao asfalto. O pouso fica bem mais curto, pois a pista “segura” o aeromodelo, o que é uma grande vantagem. Porém, na decolagem é prejudicial, pois é necessário correr mais pista antes de sair do chão. Não é boa para aviões pequenos, que por causa do tamanho da roda tendem a enroscar, e caso possuam trem de pouso convencional, pilonar.


            Asfalto




            Podemos chamá-la de supra-sumo das pistas, aquela que todos desejam. Realmente, em minha opinião, é bem melhor que as anteriores. Mas seu custo às vezes chega a ser proibitivo, e sua construção deve ser feita por uma empresa especializada.

            Sua manutenção é simples e focada mais ao entorno do que na pista propriamente dita. Pois para evitar erosão, é praticamente obrigatório plantar grama ao redor, o que também já cria uma bela área de escape. Porém o asfalto se desgasta, e com o tempo começa a soltar seus pequenos pedriscos, e isso sim pode ser um grande problema para modelos pequenos. Por isso é recomendável recapear quando necessário.

            Por ser um piso rígido, o pouso deve se mais suave, para não estragar o aeromodelo. Não vejo muitas desvantagens no asfalto, talvez um pouso mais longo, por deslanchar mais. Em caso de lenha na pista o estrago geralmente é grande, chegando até a quebrar o motor dependendo da queda.


            Como vocês puderam perceber, todos os pisos possuem vantagens e desvantagens, cabendo a cada piloto decidir seu preferido. Claro que dependendo do modelo não vale a pena voar em pista de terra, como os jatos, pois alguma pedra pode bater na turbina e danificá-la. Outros já não conseguem voar na grama, como os aeromodelos pequenos.

           
Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Ainda ficou com alguma dúvida sobre os tipos de piso? Já teve alguma história curiosa com algum deles? Deixe seu comentário aqui embaixo!



5 comentários:

  1. Muito bom, gostaria que abordassem sobre helices bipa tripa e quadripa quando usa-la vantagem e desvantagem qual motor pode se usa-las eficiencias de cada uma pois um aeromodelo com uma tripa ou quadripa fica muito mais bonito, Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão Fernando, é um bom tema, vou escrever sim sobre ele.

      Excluir
  2. Olá bom dia eu gostaria de perguntar sob motor a gas..pois tenho um 20 cc e tenho q voar com. Lenta alta e no pouso abortar....onde gostaria de pousar com.motor cera..defeito..ou regulajen motor. Dle novo pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A regulagem do motor gasolina é bem parecida com o glow; pelos sintomas parece regulagem da agulha de baixa, tente abrir ela um pouco (1/4 de volta) e ver se melhora.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...