Páginas

Escalas de verdade



            Quando alguém diz que certo aeromodelo é escala geralmente se refere ao seu formato, ou seja, escala para a maioria de nós é aquele aeromodelo que se parece com o real pelo: formato de asa, fuselagem, trem de pouso... Porém, essa definição está um pouco equivocada, hoje há certos modelos que podem ser chamado de Escala (com letra maiúscula mesmo) pelo seu alto nível de detalhamento e funcionalidades. Se você leu a matéria: “Pra quê 14 canais?” agora verá em fotos o motivo de tantos canais.









            Esta matéria terá como objetivo apresentar o que existe hoje de melhor na categoria jato escala, com um F-14 Tomcat. Quanto ao preço, fica ao nosso critério imaginar os inúmeros zeros!!!

            Estava certa vez na pista, quando me deparo com esta maravilha no chão, a primeiro momento o que me chamou a atenção foi o “sistema de enflexamento da asa”, até então não tinha visto nessa escala, somente para modelos de isopor. Fiquei um bom tempo babando, junto com meus colegas de pista, em quão complexo e robusto ele era. Não parecia ser possível aquele sistema funcionar de verdade em voo.











            Depois desse momento de êxtase comecei a observar outras partes do modelo e continuei me impressionando.

            Sistemas pneumáticos estão presentes por todo o modelo: Trem de pouso, portas do trem de pouso, air brakes (freio aerodinâmico), freios de roda e abertura da cabine (sim, ela também é articulada). Observe a quantidade de servos necessários somente para o acionamento de válvulas pneumáticas.













            O acabamento não deixava a desejar, cada rebite e emenda de chapa foram desenhados com perfeição por toda a fuselagem. As escritas de aviso e segurança também estavam presentes.

            O trem de pouso não ficou por menos, cada detalhe de seus sistemas e suportes foi representado, nenhuma parte foi esquecida. O mesmo vale para a porta do trem de pouso, que também é articulada.









            Até o gancho para pouso em porta aviões estava no local, detalhe, com o padrão de pintura original.





            O som das duas turbinas dispensa comentários, somente quem presenciou sabe quão ensurdecedor e apaixonante é.









            Acredito que você já tenha percebido qual o nível desse aeromodelo, primeiro, ele não foi feito do dia pra noite, coisas perfeitas demoram para serem criadas; segundo, muita experiência é fundamental tanto em voo como na construção/montagem/regulagem; e terceiro, não se transforma um aeromodelo em escala, ele já é construído com esse fim.

            Além de apresentar a tecnologia para vocês, busquei com essa matéria incentivar a construção de aeromodelos escalas [de verdade]. Isso é mais que uma simples construção, é uma aula de história, pois precisamos conhecer detalhadamente a aeronave copiada para representa-la perfeitamente. E no final, tudo vira assunto para conversarmos entre um voo e outro.


            Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Vamos construir um escala? O que acho desse aeromodelo? Faltam palavras não? Eu te entendo !!! Rsrs



8 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado Fingers, o nome correto é Tomcat, já corrigi.

      Excluir
  2. Fantástico , Maravilhosos, o "suprasumo" da tecnologia aeromodelística, certamente uma realizção construir e voar um aeromodelo deste porte, mas infelizmente longe da nossa realidade brasileira. Este aeromodelo deve custar o preço de um automóvel de luxo aqui no Brasil. Também longe da minha capacidade técnica e financeira.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thomaz, seu comentário foi impecável, não tenho nada a acrescentar nem a retirar. Perfeito. Fiquei até triste quando vi que você o removeu.

      Excluir
  4. Acabei de ler sua divulgação,matéria muito curiosa e interessante, concordo com os comentários acima, fora de nossa realidade. Por curiosidade comecei a ver as fotos do aero e fiquei surpreso na foto dos servos que comandam as válvulas do sistema pneumático; SERVOS DE 9G!? Foi isso mesmo que vi?? Um equipamento com um valor tão expressivo usando servo 9G, longe desmerecendo os servos é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fora até da minha realidade, na verdade o objetivo deste artigo não foi mostrar um aero caro, e sim um aero com alto detalhamento escala. Depois disto já participei de vários campeonatos escalas e vi modelos bem mais detalhados, mas este foi o primeiro deste nível que vi.
      É isso mesmo, já ví vários jatos com HXT900 acionando válvulas pneumáticas. Eu colocaria pelo menos um Hitec micro, sem preconceito, é apenas para o servo acompanhar o nível do aero.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...