Páginas

5 maneiras de prevenir acidentes



Nossas preocupações com aeromodelos são infinitas, muitas delas até exageradas. Dentre essas preocupações, o que deveria ser principal muitas vezes é colocado em segundo plano: a segurança. Acidentes acontecem, concordo, mas muitos deles poderiam ser evitados com maior cuidado e prudência. Listei 5 procedimentos que quando seguidos diminuem “gigantescamente” o risco de acidentes pessoais:



1 – Não sobrevoar pessoas

Pode parecer simples, mas muitos modelista insistem em voar onde há grande aglomerado de pessoas. Com certeza você conhece algum acidente com aeromodelo que ocorreu por pane, do piloto ou do modelo, e que ocasionou graves lesões ou até mesmo morte. Por isso, nunca sobrevoe ninguém, inclusive você.


2 – Fixar corretamente o aeromodelo na partida

Esse é um descuido muito comum, o modelista aciona o motor e esbarra no acelerador, ou, aciona o motor em aceleração máxima. Uma hélice girando fora de controle pode não parecer muito perigosa, mas se acertar a mão ou o dedo pode provocar de cortes a amputações. Por isso, lembre-se de: segurar fortemente o modelo na hora da partida, e manter o stick em aceleração mínima ao conectar a bateria ou ligar o motor.


3 – Apertar a hélice

A hélice, normalmente, é o maior perigo de um aeromodelo em solo. Agora imagine uma hélice solta voando na sua direção, sem dúvida não é uma cena agradável. Para evitar isso, aperte a hélice ou os parafusos do suporte o tanto quanto necessário e sempre revise para garantir um bom aperto.


4 – Descartar baterias de LIPO ruins

            Baterias de LIPO incendeiam-se quando mal cuidadas (veja mais sobre elas aqui), podendo queimar você, sua casa, ou seu carro. Portanto, quando a bateria chegar ao fim da sua vida útil não guarde, descarte o mais rápido possível em um local que coleta baterias usadas.


5 – Voar sozinho somente quando souber

            Pode parecer simples, mas esse é um dos principais motivos de acidentes: a falta de conhecimento. Não digo conhecimento técnico e sim aqueles simples truques que se aprende no dia a dia de aeromodelista. Antes de se aventurar em lojas ou voando, procure alguém com experiência que possa te orientar. Dê preferência a pessoas de sua cidade, mas caso não consiga me envie um e-mail (procure na área contatos) que terei prazer em ajuda-lo.


Claro que é possível acidentar-se de outras maneiras, mas seguindo esses cinco passos as chances reduzem muito. O mais importante: antes de cada atitude, reflita sobre a questão segurança e veja se você está sendo prudente.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Qualquer sugestão ou experiências comente abaixo.

2 comentários:

  1. Pq a foto ta censurado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma maneira de ilustrar o texto sem causar grande impacto visual aos leitores. Como o site é feito para um público abrangente, de crianças à idosos, colocar a imagem de alguém que se machucou com um aeromodelo não seria agradável. Lembre-se que acidentes, principalmente com hélices, causam de grandes cortes até morte.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...