Páginas

Especificações motor elétrico


            Ao escolher ou analisar um motor elétrico, deparamo-nos com vários parâmetros, muitas vezes não sabemos o que cada um representa e dizemos coisas sem sentido técnico. É provável que tenhamos aprendido isso com outro aeromodelista que também não sabia. Para acabar de uma vez por todas com esse equívoco, essa matéria irá explicar o que são e para que servem os dados técnicos do motor brushless.


Motor 2825, 1300 Kv e 170W


Numeração

            Praticamente todo aeromodelista conhece o “famoso” 2822 ou já ouviu falar do 3542... O nome padrão para nome de motores é uma sequencia de quatro números. Até ai nenhuma novidade, mas, o que esses números representam quase ninguém sabe e é muito simples: os dois primeiros números são o diâmetro, e os dois últimos o comprimento, ambos em milímetro. O tamanho tem uma relação direta com a potência.


Kv

            Esse é o campeão de achismo e o inspirador dessa matéria. Pessoal, por favor, Kv NÃO é potência. Dizer que você tem um motor de 1000Kv não significa muita coisa. Kv é igual a RPM/volts, ou seja, a cada volt da bateria o motor terá 1000 RPM. Usando uma bateria de 12V, o motor terá uma rotação nominal de 12000 RPM.


W (watts)

            Esse sim é potência, pode ser calculado multiplicando a tensão (volts) pela corrente (ampere). Outra unidade de medida de potência pode ser o CV (cavalo-vapor), para converte-lo para watt basta multiplicar por 736.


Corrente sem carga (no load)

            Essa é a corrente mínima consumida pelo motor, ou seja, se você fizer o motor girar sem hélice, ele consumirá isso.


Corrente (máxima)

            A maior corrente que o motor suporta sem queimar, funcionando por tempo prolongado. Esse é o limite de funcionamento do motor, caso fique muito acima disso por muito tempo, ele irá sobreaquecer e queimar. Para maiores detalhes, leia a matéria: dimensionar hélice motor elétrico.


Tensão de funcionamento

            Geralmente vem escrito com referência a LIPO: de 2S a 4S, por exemplo. Para garantir uma grande vida ao motor, o ideal é seguir essa especificação. Caso use uma tensão maior, o motor irá queimar; No caso de uma menor, o motor poderá não ter um funcionamento homogêneo.



Os parâmetros mais importantes para se atentar são esses, portanto, antes de comprar ou instalar um motor, verifique cuidadosamente a compatibilidade dos componentes.


                Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Ainda tem dúvida? Não concorda com alguma explicação? Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.

7 comentários:

  1. MEISON: OQUE SIGNIFICA AS SIGLAS : GF BI CF . ???? . EXP. ( BI2210/30- 1300KV -- BI? 22 = DIAM. 10 =COMPRIM. /30 = ENRROLAMENTO BOB. 1300KV = 1300RPM/VOLTS).

    ResponderExcluir
  2. Não sei dizer exatamente o que cada um significa e não achei material disponível. Mas basicamente são características físicas do motor como: formato, ponto de fixação, entre outras.

    ResponderExcluir
  3. Qual motor elétrico poderia substituir um glow 46

    ResponderExcluir
  4. Para a maioria dos modelos um 3542 substitui bem, mas se for uma aplicação mais específica, como um modelo para velocidade, o motor pode ser outro.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito e ainda mais que sou iniciante valeu

    ResponderExcluir
  6. Qual motor bruschless devo usar para um cesnna construído em P3 de 160 de asa?
    Grato

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...