Páginas

Técnicas de voo indoor



            Para conseguir voar facilmente em local fechado (indoor) é importante ter um bom espaço e o aeromodelo adequado, como expliquei aqui; mas também ter a habilidade e as técnicas adequadas, como falarei nesta matéria.




            A grande diferença entre voar outdoor (local aberto) e indoor (local fechado) é, obviamente, a limitação de espaço; mas por outro lado temos uma enorme vantagem: não existe vento. E tenha certeza que este é um dos fatores principais para a realização daqueles voos graciosos e leves.


Ter um amplo espaço para voo deixa o piloto mais tranquilo

            Manobrabilidade, o ponto fundamental. Podemos definir isso como a capacidade que um aeromodelo tem de mudar de direção rapidamente, ou permanecer em certar posições de voo. Ela é muito importante para não batermos nas paredes, no chão, ou no teto, pois como o local é pequeno, frequentemente passamos perto de obstáculos fixos.


As vezes acontece


            Basicamente duas coisas podem influenciar a manobrabilidade de um aeromodelo, no caso, o shock flyer: Projeto e quantidade de comando. A primeira precisa ser vista ante da construção, o que inclui tamanho, rigidez e formato dos comandos. A segunda varia conforme o gosto de cada piloto, e lembre-se, comando exagerado atrapalha em vez de ajudar; um exponencial na medida certa também facilita muito a pilotagem.

            Estabilidade, outra característica necessária. Se o seu aeromodelo não for estável, mesmo sem vento ele tenderá a balançar e sair das manobras, podendo até bater em algum obstáculo. Muitos aeromodelos são instáveis na posição “faca” (asa na vertical com o leme compensando para voar nivelado), o que pode gerar a necessidade de programações especiais no rádio, ou até mesmo a não execução da manobra.

            Não é uma regra, mas possuir essas duas características, além das que eu citei na outra matéria, facilitará muito o voo indoor. Agora vamos às técnicas de pilotagem.

            Primeiro de tudo, conheça o lugar, ande por toda sua extensão, somente assim você terá a real noção do tamanho e dos limites.

            Além do teto, o chão é o limite, e o piso da quadra é perfeitamente liso, então abuse da falta de altura, voe baixo mesmo, pelo menos perto do chão você tem uma noção melhor de proximidade do que quanto está perto do teto; se cair de uma maneira “pousada”, basta decolar novamente. Eu já fiz muito isso, principalmente de dorso, e o meu trabalho era somente desvirar o aeromodelo e decolar novamente.


O chão é o limite


            Comece voando sozinho, digo, somente com o seu aeromodelo no ar. Pelo espaço ser pequeno, a chance de bater é grande, por isso de preferencia para voar sozinho, caso não seja possível, voe somente com outro aeromodelo de voo semelhante ao seu, para mantem baixa a possibilidade de bater.

            Trime seu aeromodelo antes, pode não parecer, mas decolar muito destrimado em um local pequeno significa lenha na certa.

            Não tire o olho do seu avião, se o céu não possui parede, um ginásio tem, por isso, nada de olhar para outra coisa.

            Apesar de simples, tenho certeza que estas dicas te ajudaram muito; arrume um ginásio, e vamos voar indoor...






         Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Ficou com alguma dúvida? Ainda não se sente seguro para voar indoor? Comente aqui embaixo que te ajudaremos.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...