Páginas

Gyro em aeromodelo




            Ter um aeromodelo que voe nos trilhos é o sonho de todo piloto, principalmente quando o vento esta muito forte ou o avião tende a “sair da pista” na decolagem. Hoje, esse sonho já é realidade graças ao prático e útil giroscópio. Descubra sua aplicação e em qual situação ele atua neste artigo.






            Algum tempo atrás li um artigo que prometia mil maravilhas quanto ao uso do giroscópio (giro) em aviões; dizia, inclusive, que caso o piloto se perdesse em alguma manobra bastava soltar os comandos para que o modelo voltasse a voar reto e nivelado. Sinto lhe informar, mas um giro NÃO faz isso. Há alguns equipamentos disponíveis no mercado que possuem essa capacidade, até mesmo pilotam [e pousam] o avião sozinho se programado corretamente; mas esse componente não é o giro, que por sua vez é bem mais simples que isso.

            Contei isso para que vocês tomem muito cuidado com suas fontes de pesquisa, pois a internet, apesar de ser uma incrível ferramenta, ainda não tem a capacidade de te informar se tal informação é verdadeira ou não. Imaginou se você compra um bom giro pensando que salvará sua vida, e no final não é nada do que você esperava?

            Bem, chega de enrolação, vamos falar o que ele faz de verdade.

            O giro é um dispositivo que detecta movimentos (aceleração) no eixo em que é instalado (profundor, aileron ou leme), e comanda as superfícies para o outro lado; evitando assim que o avião saia de posição.

            Resumindo...

            Quando instalado e configurado corretamente no aileron, por exemplo, se você deixar a asa nivelada e parar de comandar pelo rádio o aileron, por mais vento e rajada que seu aeromodelo leve, a asa continuará na horizontal. Caso deixe na vertical, a asa continuará na vertical. Ou seja, ele segura o aeromodelo na última posição deixada pelo piloto.

            Você pode dizer: mas meu treinador é estável, não precisa disso para voar bem. Espero que você não fique eternamente voando um treinador, ai, quem sabe, seja necessário.

            A principal aplicação em aeromodelos comuns é no leme (apesar de muitos pilotos não o usaram além da decolagem e pouso), pois certos aeromodelos tendem a ter uma “cauda boba” na hora de decolar, o que pode fazer com ele saia da pista e até mesmo quebre caso o piloto não consiga o segurar. E colocando esse giro no leme, um dispositivo eletrônico faz todo esse trabalho na decolagem para você, o trabalho do piloto fica restrito a acelerar e cabra. Simples, não é?

            Outra boa aplicação é no eixo do aileron, visto que ele sofre muito com vento. Ao colocar, basta soltar o comando para que o avião continue voando com a asa nivelada e estabilizado.

            Já existem giros de três eixos, ou seja, que estabiliza todo o avião. Assim fica tão fácil de voar que perde a graça.

            Sinto muito por acabar com sua alegria tão cedo, mas esse tipo de equipamento é proibido em muitas competições (como IMAC) por motivos óbvios.

            Para que ele funcione corretamente devemos observar alguns pontos:

            - Os servos da superfície devem ser rápidos o suficiente para impedir que o aeromodelo saia de posição. De nada adianta um bom giro com um servo lento, o avião vai continuar chacoalhando;

            - O giro deve ser instalado na posição correta, se você colocá-lo no eixo errado, com certeza não irá funcionar;

            - O giro deve ser programado corretamente, principalmente o lado, caso você não queira lenhar seu modelo;

            - O ganho deve ser ajustado corretamente: pouco ganho = o giro não segura como deveria; muito ganho = o avião fica balançando no eixo em vez de somente travar na posição;

            - Por precaução, programe para que ele possa ser desacionado pelo rádio em caso de emergência no mínimo para os voos de teste;

            - Caso você instale no leme e não utilize essa superfície para fazer curvas em voo, o giro pode dar comando contrário, pois ao fazer curva de aileron e profundor o eixo de leme sofre variações, e como não há comando enviado ao leme, o giro entende que deve corrigir o movimento. Você tem várias opções para que isso não aconteça: usar o leme em curvas, desativá-lo após a decolagem e reativá-lo antes do pouso, ou mixar aileron para leme com um ganho de 1% para que o giro entenda que você está comandando o leme também;


            A tecnologia está disponível para ser utilizada, mas em minha opinião não deve substituir a habilidade e o treinamento do piloto, somente auxiliá-lo em certos momentos críticos.


           
Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.




            Você já conhecia esse equipamento? Utiliza em algum aeromodelo? Tem alguma dúvida sobre sua aplicação? Deixe seu comentário aqui em baixo.



5 comentários:

  1. Instalei um em 2011 num traier elétrico só para provar que funcionava. Funcionou e com louvor, parecia uma tábua voando de tão travado que era, nem sentia as rajadas de vento. Depois tirei.

    ResponderExcluir
  2. Será que qualquer gyro pode ser usado em aeros gasolina e jatos?Por exemplo,tenho de helis que sobraram.Um futaba 401 e outro align 3g que troquei por um micro beast.Qual o melhor para colocar?Se puderem responder fico grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Gyros de 1 eixo para helicóptero poder ser utilizados tranquilamente em aviões, já os gyros de 3 eixos (3G), acredito que não, pois eles funcionam mixados para atender aos comandos da bailarina. Há gyros específicos de 3 eixos para serem utilizados em aviões.

      Excluir
  3. Existe um gyro especifico ou que vc conhece que pode ser usado em um extra 27% ??

    ResponderExcluir
  4. Qual é o equipamento que está no mercado que decola e pousa o aeromodelo ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...