Páginas

Tipos de cola


Quem nunca utilizou uma cola? Este é um dos itens mais comuns do aeromodelista. Serve para tudo, desde travar o parafuso, até construir aeromodelo. Claro, cada tipo para seu objetivo.
É de se esperar, que pelo menos uma vez em sua trajetória aeromodelística você a utilize. Por isso, é bom estar preparado para emprega-las corretamente.
Este pequeno guia, serve como referência. Mas seu uso não se limita a estes fins ou características. E caso precise de alguma delas, você encontra com o melhor preço na loja oficinal do canal, clique aqui:



Ótima cola para uso rápido, seca instantaneamente sobre pressão e não precisa ser preparada. Deve ser usada em locais com baixo esforço, pois por ser rígida não aceita flexão.
Para uso onde não é possível aplicar pressão e se necessita de uma cura rápida, use acelerador de cura. Possui uma versão que não agride isopor e depron (CA foam), a CA comum NÃO pode ser usada nesses materiais. Para removê-la use removedor específico ou acetona.
Usos gerais: Montagem e conserto de modelos (em locais que não há muito esforço), reparo em entelagem e ponto de fixação para chapeamento (até a cola definitiva secar).


Cola quente:

Apesar de ser pesada, é muito resistente e flexível. Para usá-la, precisa aquecer a “pistola”, o que demora de 5 a 10 minutos. Não é muito indicada para montagem total, pois agrega grande peso ao aeromodelo.
Usos gerais: Fixação se servos pequenos (9g) e colagem de parede de fogo para elétrico.


Cola de contato (popular cola de sapateiro):

Pouco utilizada. Possui grande aderência e baixíssimo peso. Seu uso deve ser em área aberta, pois exala gases tóxicos. Não exige preparo, somente um tempo de espera (3 min) antes de unir as partes. Possui uma versão sem solvente, que pode ser usada em depron e isopor.
Usos gerais: Montagem completa de modelos em depron, fixação de entelagem e revestimento do cockpit.



A mais utilizada, serve para praticamente tudo. Necessita misturar os dois componentes, resina e catalizador, em quantidades iguais. Depois de curada, fica como uma massa rígida e cristalina. Para limpar excessos use álcool quando ainda estiver líquida. Seu tempo de cura varia, sendo cada um, mais indicado para um uso:

2 min: Reparos rápidos no campo de voo e onde não exige muito esforço.

30 min: Construção em geral, com qualquer material (balsa ou depron) e reparos onde exige médio esforço.

24 horas: Colagens da base de trem de pouso, e locais que exigem muito esforço.


Trava rosca:

Fluido utilizado para reter parafuso, evitando que se desaperte durante o voo. Para anular seu efeito, basta esquentar o parafuso com maçarico ou isqueiro forte. Existem basicamente três tipos, usados em:

Baixo torque: Parafusos que se retira eventualmente e localizados em locais com mínima vibração.

Médio torque: Parafusos que quase nunca são retirados e localizados em locais com muita vibração.

Alto torque (permanente): Parafusos que não serão retirados e localizados em locais com alta vibração.


          Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Qual cola você usa? Conhece mais alguma que não citei? Faça um comentário!

16 comentários:

  1. Acho que se esqueceram da Cola Aerobrás (nitrocelulose), que por sinal ainda é uma boa opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não escrevi sobre ela pois não a conhecia e nunca a utilizei. Você pode escrever uma descrição sobre ela nos mesmo moldes das outras colas? Assim incluo na matéria e a deixamos mais completa para os outros aeromodelistas.

      Excluir
    2. Bons tempos da "fantástica" cola Aerobrás.

      Excluir
    3. Verdade, a cola Aerobrás é sensacional para madeira de balsa além de ser fácil de limpar e não faz estrago nos dedos... demora um pouquinho pra secar más nada que uns alfinetes não resolvam. Aliás, onde será que ainda encontra essa cola?

      Excluir
  2. Qual modelo de colo posso usar na porca que prende a hélice de um Drone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião não é necessário, mas caso você queira pode usar trava rosca de baixo ou médio torque.

      Excluir
  3. Qual cola deve-se usar para fixação dos servos do ailerons? Imagino que seja a epoxi?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo parafusar o servo, mas caso precise ou queira colar recomendo cola quente, pois se utilizar epoxi nunca mais vai tirar o servo de lá.

      Excluir
  4. Qual mais indicado para colar varetas de carbono?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho um tripé que utilizava para fotografia e uma das presilhas plásticas que travava uma perna quebrou. É uma peça que trabalha sob esforço contante e já utilizei até a Araldite, mas acaba quebrando novamente no mesmo ponto. Há algum outro tipo de cola que possa ser usado como alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso o maior problema não está na cola, e sim no material a ser colado. Tente lixar o plástico e fazer pequenas ranhuras para deixar o material áspero. CA (Super Bonder) pode ser uma boa opção.

      Excluir
  6. Qual cola que uso para colar uma parte de plástico do meu drone? Uma peça desencaixou(quebrado as presilhas)

    ResponderExcluir
  7. Meu pai utilizava nos modelos em meados dos anos 60, uma cola feita de celuloide (filmes para maquinas fotográficas diluido em acetona,depois de algum tempo com o filme picado embebido na acetona, ficava uma cola de cor azul clara, transparente e muito leve

    ResponderExcluir
  8. Para aqueles que fazem construções em depron, coloquem reforços de balsa em pontos estratégicos, colados com COLA BRANCA. Cola super bem e pode ser lixado, oferecendo um ótimo acabamento. Substitui, com todas as vantagens, a cola para isopor. Obs: antes de aplicar a cola branca, lixe um "pouquinho" as superfícies a serem unidas.

    ResponderExcluir
  9. Quero fazer uma parede de bloco de isopor ( o mesmo que é usado em Lages)
    Me indica uma cola prática e de preço acessível. Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...