Páginas

Carga em bateria de LIPO



Não podemos negar que a bateria de LIPO (polímero de lítio) dominou o mercado do aeromodelismo, ela está presente em tudo, de bomba de combustível a aeromodelos elétricos. E junto com ela nasceram muitos mitos e paradigmas que talvez fizessem sentido antigamente, mas hoje são obsoletos devido ao avanço tecnológico. Nesta matéria irei ensinar algumas dicas e características da recarga de bateria de LIPO.




Os vários tipo de carga


Essa bateria pode pegar fogo quando carregada. Isso está mais para aviso de segurança do que para dica, mas é realidade. Duas situações dessas já aconteceram comigo, felizmente em nenhuma ocorreu incêndio de grandes proporções:

A primeira foi quando eu estava carregando uma bateria de LIPO dentro do meu aeromodelo glow, de repente escutei um barulho parecido com uma descarga de ar pressurizado, meu coração disparou, consegui abrir o canopi do modelo e cortar a bateria do seu suporte, com ela em mãos a arremessei longe, por algum motivo ela não pegou fogo, porém, joguei no lixo, pois não iria arriscar meu modelo por causa de uma bateria ruim.

O segundo acontecimento foi potencialmente mais perigoso. O carregado estava ligado na bateria do meu carro novo, e a bateria estava em cima do motor, como sempre faço fui de tempos em tempos verificar sua correta carga, em uma dessas verificações vi a bateria estufada e soltando fumaça, deu tempo somente de retira-la do carregador e arremessa-la para a terra antes que ela pegasse fogo, felizmente o único prejuízo foi a bateria perdida. Depois disso adaptei um cabo para que eu realize a carga no chão e longe do carro, dessa maneira, mesmo que pegue fogo não atingirá o carro.

Já perceberam que essas baterias são instáveis e perigosas, certo? Por isso o ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante e dicas de segurança, como essas.

Obviamente a primeira dica é: Nunca carregue perto de objetos inflamáveis, sempre mantenha uma distância segura de tudo. E retire a bateria do aeromodelo ou rádio na hora da carga. Isso pode te poupar uma boa grana em caso de acidente.

Sempre carregue no máximo com a corrente indicada pelo fabricante, geralmente ela vem escrita junto com a frase: Nunca carregue essa bateria a mais de 5C, por exemplo. O que isso significa? Que multiplicando a taxa de carga (5C, no exemplo) pela capacidade nominal da bateria (2000mAh, no exemplo) você encontra a corrente máxima de carga (10A, no exemplo), essa é a máxima corrente suportada pela bateria, caso você coloque mais, sua vida útil será reduzida ou irá pegar fogo.

Muitos acreditam que carregando a mais de 1C certas baterias, a vida útil será menor. Minha experiência diz o contrário, mesmo com essas taxas as baterias duraram bastante, uns três anos. Obviamente, 5C é um exemplo, sempre verifique a taxa real da sua bateria. Tome muito cuidado para não confundir com o “C” de descarga, que geralmente é bem maior (20 a 90C).

Da mesma maneira que corrente alta estraga, corrente baixa não ajuda e até prejudica. Praticamente todas as baterias podem ser carregadas à 1C, ou seja, atualmente não é necessário carregar mais lentamente que isso, pois você estará perdendo tempo de voo e sua bateria trabalhará com muita folga. Aliás, já fiz o teste e conclui que carregar LIPO com baixíssima corrente (0,1C) faz com que ela não carregue totalmente e sua vida útil seja reduzida. Por isso, sempre no mínimo à 1C.

Quando for guardar essas baterias por longos períodos, o ideal é carrega-las no modo “storage”, dessa maneira elas ficarão com a tensão (voltagem) correta de armazenamento, o que não irá danificá-las. Também tome cuidado para não deixa-las “zerar”, ou seja, chegar a zero volt por célula, pois isso irá estragar sua bateria.

Outro ponto muito importante e sempre esquecido é o balanceamento, que não é nada mais que deixar todas as células com a mesma tensão. Por mais perfeito e controlado que seja o processo de fabricação, uma célula sempre possui características elétricas diferentes das outras que compõe o pack, por isso, depois de vários ciclos (carga e descarga) a tendência é uma célula estar mais carregada que a outra, e caso não seja balanceada essa diferença irá somente aumentar, chegando ao ponto de uma estar sobrecarregada (4,4V), e outra descarregada (4,0V). Para isso existe o balanceamento, que reequilibra as tensões novamente. Porém isso não precisa ser feito sempre, pois demora, uma vez por mês já está de bom tamanho.

Simples, porém não menos importante é utilizar um carregador correto e na função correta. Pois se você selecionar a função de NI-CD e colocar uma bateria de LIPO o resultado não será nada agradável.

Seguindo esse método posso garantir que sua bateria será preservada ao máximo durante a carga e durará por muito tempo. Eu mesmo já comprovei isso na prática.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.

Você teve problema ao carregar bateria de LIPO? Ou ficou em dúvida de qual corrente selecionar? Deixe sua experiência registrada aqui. Caso tenha alguma dúvida fique a vontade para perguntar.


17 comentários:

  1. Olá houvi dizer que não devemos usa uma bateria quando acabamos de comprar porque ela vem em modo storage, então teríamos que carrega-lá em modo balance a 0,8 mh pra uma bateria de 2.2200 mh senão ela incha daí e perde-se a bateria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficialmente acredito que não há nenhum tipo de material falando sobre isso. Eu costumo carregar um pouco mais lento que a carga máxima nas primeiras vezes, mas depois já carrego normalmente. Baterias de LIPO por mais bem cuidadas que sejam, incham, isso é um fato, o que varia é o tempo que demoram e a intensidade do inchaço. Acredito que o mais adequado seja utilizar a bateria dentro dos padrões recomendados pelo fabricante: corrente de carga, descarga, temperatura máxima e tudo mais. Lembre-se que tudo possui uma vida útil, e depois de um tempo não serve mais para voar mesmo.

      Excluir
  2. como funciona o modo fast do carregador? Carregando dessa forma, ela pode durar menos o tempo de carga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza quanto a isso, mas acho que o carregador mantém uma corrente (amperagem) mais alta até o final da carga, pois normalmente a corrente cai conforme a bateria vai ficando carregada. Sim, seguindo esse meu "achômetro" carrega mais rápido sim.

      Excluir
  3. Voei 7 vezes com minha bateria (durante o curso) e depois ao fazer um ajuste zerei minha bateria. Ouvi dizer q quando zera tem q carregar de um modo diferente. Como é este modo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso você tente carrega-lá normalmente e o carregador acuse Low Voltage (baixa voltagem/tensão), você pode carrega-lá por alguns minutos (1 a 3) como bateria de níquel (NI-CD ou NI-MH) para que ela se recupere um pouco e o carregador passe a aceitar. Tome cuidado com esse procedimento, fique próximo à bateria para algum eventual problema.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Marcelo. Tive a oportunidade de ver num local que costumo pilotar a existência de alguns containers cilíndricos(Aqueles de metal de 200 litros)que estavam vazios e sem uso no local. Como uso uma bateria blindada avulsa tipo essas de moto,luz de emergência ou alarmes(para não usar a do carro)o que me facilita a escolha de vários lugares para ligar o carregador,tive a ideia de carregar as Lipo sobre esses tambores em local isolado. Dessa forma,mesmo que houver fogo o mesmo não se propaga graças a superfície metálica.Fica aí a ideia.

      Excluir
  5. muito interessante esse teu parecer... atualmente estou usando uma de LIPO e outra LIFE.. estou achando muito boas... essas dicas de como carregar corretamente essas baterias, foram bem recebidas...abração!!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma Bateria de Lipo Multistar de 5200 mah de 6S. Uso o IMAX b6 e na função balanceamento. O carregador avisa que esta FULL , mas quando vou verificar as tensões das células, nunca estão a 4.20 cada, ou próximo disso e no total, não passa de 25.0V. Qual seria meu problema? Na função CHARGE, a tensão vai ate os 25.20 em seu total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0,20V seria aproximadamente 0,03V por célula, provavelmente a precisão do carregador é menor que isso, por isso não carrega até o final.

      Excluir
  7. tenho uma bateria de polímero de lítio em um smartwatch de 450mAh.
    Qual o melhor carregamento que posso dar a ela?
    voltagem e amperagem do carregador, etc.
    como não tenho acesso físico a bateria... estou com muitas dúvidas quanto a como tratar dela.
    já praticamente perdí um smartwatch por não saber lidar com a bateria.
    Fico grato se puder me ajudar. meu email é djcojak@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Existe problema em carregar a LiPo conectada no marcador de airsoft?

    ResponderExcluir
  9. Por quanto tempo posso guardar a bateria no modo storage sem uma caraga completa?

    ResponderExcluir
  10. Uma bateria 3s de 2200mah, seria ideal para carregamento no modo storage quantos amperes

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde tenho carregador balance charger, aqueles preto pequeno modelo phq-cpu 7v4 omput 7.4v, por quanto tempo devo deixar carregando a bateria de lipo 7.4, 850mha

    ResponderExcluir
  12. Prezados,

    tenho algumas baterias que estão inchadas, pois faz tempo que não uso meus modelos e muito menos carreguei nem em modo storage. Entendo muito pouco disso.
    Existe risco delas pegarem fogo por descarregar?
    Sâo 4 LiPo e 1 LiFe. Como proceder? Alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...