Páginas

Simuladores



Simulador é um software (programa) utilizado para reproduzir o voo de um aeromodelo em computador. Não podemos negar que é uma ótima ferramenta para iniciantes e experientes, nele é possível aprender de “o lado certo do comando”, até manobras muito complexas. Porém, nem tudo é perfeito. Nesta matéria irei apresentar os prós e as deficiências do simulador de voo.




Antes mesmo de pilotar pela primeira vez já havia voado no simulador, claro que somente alguns segundos, pois o aeromodelo sempre tendia ao chão. O tempo foi passando, anos e anos de voo, e sempre que quero ensinar algum comando novo ao meu cérebro (sim, quem sabe voar automaticamente é ele) volto ao simulador. O que faz dessa ferramenta algo inseparável do aprendizado seguro e “barato”?

A primeira coisa é a inexistência de vínculo emocional com o aeromodelo, por que ele só existe virtualmente. Ou seja, você não ficará triste se cair, basta o aperto de um botão para que apareça pronto para voar novamente, e com o motor ligado. Isso faz com que o iniciante fique despreocupado e preste atenção somente no voo. Não tão longe disso, a inexistência de prejuízo financeiro, pois mesmo caindo, não custará tempo nem dinheiro para conserta-lo.

Outra vantagem é voar onde e quando quiser mesmo durante a semana. Não importa se você está no horário de almoço ou de pijama pronto para dormir, o simulador está sempre te esperando. Isso gera mais contato com o aeromodelismo, aumentando sua experiência, e consequentemente, sua habilidade de voar. Além de eliminar aquela desculpa: Não tenho tempo para treinar.

Como já disse antes, o simulador não serve para nada além de ensinar novos comandos ao seu cérebro, não pense que se tornará um ás do aeromodelismo voando apenas por ele. Como sempre digo: Simulador não ensina voar, só te dá alguma noção.

Apesar de existir a opção para colocar vento, turbulência, térmica e alguns outros fenômenos, estes não são representados como na vida real. Não pense que o vento real é tão estável como aparenta na tela, ele muda muitas vezes de direção, além de não possuir velocidade constante. Por isso, você não terá habilidade de voar com fortes ventos até experimenta-los de verdade.

Outro problema é a distância, o simulador foi feito para voar perto, pessoas que não estão acostumadas vão longe demais, o que prejudica ainda mais o aprendizado, pois a noção de distância não é real, no simulador parece que o aeromodelo está muito mais longe.

A falta de referencia do chão também dificulta muito o aprendizado, por não estar fisicamente presente e a câmera se movimentar sozinha, o piloto não sabe muito bem para qual lado está olhando. Em voo isso não é problemático, porém sem essa referência, no pouso é impossível trazer o avião para o solo e na pista.

Apesar de existir, o sol do simulador é muitas vezes mais fraco que o real, não tente passar na frente dele quando estiver na pista, pois se perder a visão do modelo, é chão na certa.

Na tela, todo modelo é igual na pilotagem, por exemplo, nunca vi algum aeromodelo estolando de ponta de asa e a velocidade de estol também é muito reduzida para todos, o que gera uma falsa segurança de voo e prejudica a transição simulador-vida real.

Apesar de possuir muitos defeitos, ainda o considero o melhor primeiro passo para iniciar no hobby, ou seja, antes de voar de verdade, busque algumas noções básicas no simulador, dessa maneira você estará poupando tempo e, possivelmente, dinheiro.

Dica: Use o seu próprio rádio no simulador, basta compra um cabo e baixar o programa. Você não precisa gastar tanto comprando um rádio com saída USB.


 Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.

Você voa muito no simulador? Concorda com tudo que falei? Deixe sua opinião aqui.


6 comentários:

  1. sou iniciante no hobbe estou sosinho nessa estou treinando no simulador,e mesmo desse geito q vc dissi no voo real é bem mais diferente gostei do comentario abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um simulador Aero Fly e não se separo dele pois me ajuda muito em manobras F3A, que é a modalidade que pratico. Sempre gravo meus vôos para revê-los e descobrir onde cometi algum erro. Mas tem um problema. O Aero Fly salva o filme do voo com a extensão .rec. Existe algum App que converte essa extensão para .mkv, .mp4, .avi, .wmw ou qualquer outra que possa ser reproduzida por um tocador comum como o MPC, VLC ou BSPlayer? Podem me ajudar? Obrigado e parabéns pelo excelente site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que este arquivo seja apenas lido pelo Aerofly, você teria que captar isso de outra maneira. Obrigado, abraços.

      Excluir
    2. Use o programa FormatFactory que funciona.

      Excluir
  3. Tem plantas do aeromodelo tucanoa29 qual é o site que abaixa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...