Páginas

IMAC, precisão escala




            Quando a maioria dos aeromodelistas compra um aeromodelo acrobático escala, como o famoso Extra, a primeira coisa que vem à cabeça são as manobras 3D que o aeromodelo pode executar. Porém, a capacidade acrobática de um modelo desse vai muito além disso, sendo, inclusive, preciso para “manobras” que muitos acham simples, como um looping. Já te adianto que um looping de competição não tem nenhuma semelhança o que você faz de final de semana.


Um campeonato de voo de precisão com aeromodelos escala-acrobáticos


             O IMAC, International Miniature Aerobatic Club, é uma instituição que “cuida” da acrobacia escala com aeromodelos, nesta matéria será abordado somente o voo de precisão, mas saiba que o campeonato de estilo livre (Free Style) também existe nos mesmos eventos. Eles que fazem a gama (linguagem Aresti, a mesma utilizada por aviões reais de acrobacia), sequencia obrigatória de manobras, que deve ser executada nas baterias e tem validade para os campeonatos de todo o ano, isto é, todo ano a gama muda.



Exemplos de gamas: Básica, a esquerda; e Ilimitada, a direita


            O voo de precisão é uma categoria em que o aeromodelo deve realizar mais perfeitamente possível as acrobacias descritas na gama, e isso inclui: não bater asa, voar reto e nivelado (horizontal e vertical), realizar as acrobacias no local correto, entre muitas outras regras para ser bem pontuado.


Os pilotos sempre se ajudam, independente da competição


            A sequencia é julgada por alguns juízes (3 a 6), que atribuem uma pontuação de 0 a 10 para cada manobra. A nota final é “normalizada”, sendo, ao melhor piloto atribuída a nota 1000, e aos restantes uma nota proporcional à essa.

            Para participar, o piloto deve voar um aeromodelo escala acrobático - como: Extra, Edge, Cap, Yak, Sukhoi, Beast, Decathlon – ou outro modelo com capacidade acrobática que seja escala, ou seja, exista a aeronave tripulada.







            O aeromodelo deve possuir alguns requisitos (além de um bom piloto) para ter um bom desempenho na competição, como:

            - Boa relação peso/potência, para “subir” verticalmente sem dificuldade;
            - Linkagem e servos precisos e de boa qualidade, para não apresentar    folga e desviar a trajetória do modelo;
            - Motor confiável e regulado, para não apagar durante a gama;
            - Velocidade de voo não muito alta, para dar mais tempo de resposta ao piloto;
            - Boa tolerância ao vento, para não ser tirado de trajetória facilmente.


            Geralmente os aeromodelos utilizados nesta competição são grandes (35 a 42% do real, 3 metros deenvergadura) e à gasolina (100 a 220cc), mas nada impede que pilotos com modelos pequenos participem, eu mesmo já participei de IMAC com um aeromodelo .61 glow, de 1,5m de envergadura. O único problema do seu aeromodelo ser pequeno é que você já sai em desvantagem antes do campeonato começar, pois modelos grandes são mais estáveis, possuem maior relação peso/potência e sofrem menos com o vento.

            No Brasil, podemos dizer que é o principal e mais popular campeonato de acrobacia, vários são realizados por ano, como você pode ver no site oficial do IMAC Brasil.

            A duração de um IMAC é de 2 a 4 dias, dependendo da quantidade de pilotos e das categorias existentes, e são realizados em boas pistas pelo país; por isso é necessário ter disponibilidade para treinar e viajar.

            Há cinco categorias oficiais: Básica, Sportman, intermediária, avançada e ilimitada. O ideal é começar pela básica, que é bem simples e sem muitos detalhes, e avançar conforme seu nível de voo. Conforme as categorias ficam mais complexas, mais elementos como roll e snap são introduzidos dentro da mesma manobra, como o looping, o que aumenta consideravelmente a dificuldade de execução.

            Algumas dicas de voo:

            - Treine bastante as linhas, voar em linha reta perfeitamente;
            - Leia as regras, conhecer o que deve ser feito é metade do caminho;
            - Centralize as manobras corretamente;
            - Faça os semi-loopings constantes (entrada de linha vertical);
           - Mar calmo não forma bons marinheiros, por isso, voe quando estiver ventando, e se ventar muito, voe mais ainda;
            - Voe com alguém te dizendo os erros, raramente o piloto enxerga isso;
            - O primeiro passo para treinar é regular corretamente o avião.


            Como o objetivo da matéria foi apresentar de um modo geral a categoria, deixarei disponíveis alguns arquivo úteis para o aprofundamento no tema:



Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            O que achou do voo escala de precisão? Você gostaria de participar de um campeonato deste? Caso tenha qualquer dúvida sobre a categoria escreva aqui embaixo e tenha certeza que te ajudaremos.



2 comentários:

  1. Olá, é possível participar do IMAC ou F3A com aeromodelos elétricos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, não conheço alguma competição que restrinja o tipo de motorização, pode elétrico, pode pistão ... Inclusive os melhores modelos para F3A são elétricos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...