Páginas

Programação de rádio computadorizado


Saber programar o próprio rádio é um conhecimento de poucos, e ás vezes, esses poucos não gostam de compartilhar essa habilidade com terceiros. Uma boa regulagem é essencial para que seu aeromodelo consiga voar de forma suave e tranquila, mas claro, dentro dos seus limites. Para um leigo, todas aquelas funções e mixagens podem parecer o fim do mundo, mas com o passar do tempo se transformarão no seu melhor aliado.
            Esse tópico foi escrito a pedido do nosso leitor e companheiro de hobby Cláudio Vigas, que solicitou essa informação após sentir muita dificuldade em programar seu rádio e não ter ninguém para auxiliá-lo.


            A intenção não é falar sobre um rádio específico e sim de suas funções, portanto não citarei botões ou métodos de acesso, mas somente o objetivo, quando e quanto usar de cada uma. Baseie as informações no meu Futaba 7C, por isso cada função pode variar de rádio para rádio.
           

Reverse (Reversão de servo)
            Função mais básica de todas, presente também em rádios não computadorizados. Usada quando o servo responde ao comando contrariamente. Ex.: Você comanda leme para a esquerda, mas o leme vira para a direita. Possui somente duas opções: Normal (N) e Reverso (R).

Exponencial
            Usado para diminuir a sensibilidade no centro do “stick”. Muito útil para aviões com grandes superfícies ou grande ângulo de deflexão do comando, mas pode ser usado em qualquer modelo. Eu indico usar essa opção em todos os seus modelos, pois facilita em muito a pilotagem por manter o comando suave.
Em rádios Futaba use a porcentagem negativa, e nos JR use-a positiva. Caso você inverta o sinal (positivo/negativo), o comando ficará mais sensível no centro do stick, o que não é muito indicado, pois dificulta a pilotagem.
O ideal é testar a quantidade mais adequada ao seu modelo, mas bons números para começar são: No comando baixo: 15 a 30%; No comando alto: 25 a 45%. Importante: Nunca altere bruscamente a programação, pois sem muita experiência você poderá estranhar e derrubar seu modelo.

Dual/triple rate (Taxa dupla/tripla)
            Varia a quantidade de comando. Aplicado, principalmente, em modelos que precisam de diferentes quantidades de comando, dependendo do voo desejado. Ex.: Jato (voo em alta velocidade/pouso) e Aviões acrobáticos (voo 3D/acrobacia escala). Eu indico usar essa função em todos os seus modelos, pois facilita em muito no voo, mesmo em treinadores.
            A porcentagem indicada varia muito dependendo do modelo, desde 10 até 140%. Selecione a chave mais adequada ao seu uso, uns preferem as de cima do stick, outros da parte lateral do rádio. Tudo vai de costume e prática. Uma chave pode ser selecionada para variar a taxa de mais de um comando (ex.: leme e profundor). Para ter uma dupla variação de comando selecione uma chave de duas posições, para ter um triplo, selecione uma de três posições.
Importante: Nunca altere bruscamente a programação, pois sem muita experiência você poderá estranhar e derrubar seu modelo.

End point (ponto final)
            Limita o curso do servo. Pode ser usado para regular: o servo com a abertura do carburador, não deixando o carburador semifechado, e nem forçando a linkagem contra o seu fim de curso; ângulo de deflexão do flap; abertura e fechamento do trem de pouso retrátil.

Timer (cronômetro)
            Marca o tempo de voo, eliminando a necessidade de um cronômetro externo para controle do combustível restante ou da carga da bateria. Pode ser acionado por uma chave ou por algum stick, para isso, basta selecionar o meio desejado. A contagem pode ser progressiva (0, 1, 2...) ou regressiva (2, 1, 0...).

P-MIX (mixagem programável)
            Usado, não somente, para sincronizar dois ou mais servos. Ex.: Servo duplo nos comandos (Profundor, aileron, leme, flap, trem de pouso).
            Selecione o servo mestre (master), aquele que será copiado, e depois o servo escravo (slave), aquele que vai repetir o comando. Escolha em quanto (porcentagem) o escravo copiará o mestre, normalmente é 100% (para o comando ser igual nos dois servos), para inverter o lado do comando selecione porcentagem negativa. Quando o servo precisar responder ao comando todo o tempo de voo, não selecione chave, procure a opção de chave nula. Para ativar e desativar a mixagem selecione a chave que mais te agrada.

Flaperon
            Transforma o aileron em flap sem perder a função aileron. Pode ser usado em qualquer modelo que possui um servo em cada superfície de comando. Seu objetivo é aumentar a sustentação gerada pela asa, diminuindo a velocidade de estol e facilitando os procedimentos de pouso e decolagem. Para ativar essa função, alguns rádio exigem que o servo auxiliar do aileron esteja conectado a um determinado canal.

Flap-Profundor
            Normalmente, quando um flap ou flaperon é acionado, o aeromodelo tende a subir ou descer. Para compensar esse efeito o flap-profundor é bem útil, pois comanda o profundor de forma que o modelo mantenha um voo nivelado, eliminando trabalho do piloto. O ideal é que ele seja acionado pela mesma chave do flap. Comece com pouca porcentagem desse comando, pois às vezes ele é desnecessário.

Elevon
            Usado em modelos que possuem somente duas superfícies de comando para o aileron e profundor. Por exemplo: Asa zagi e alguns jatos. Caso algum comando fique invertido, basta inverter o sinal da sua porcentagem no próprio menu do “elevon”.

V-Tail (cauda em “V”)
            Usado para modelos que possuem cauda em “V”. Nesse modelo, o leme e o profundor trabalham conjugados. Por exemplo: Planadores, pylon racer e alguns modelos escala. Caso algum comando fique invertido, basta inverter o sinal da sua porcentagem no próprio menu do comando.




Com esse pequeno resumo das principais programações já é possível aproveitar mais o seu rádio computadorizado, mas nunca se esqueça: Em caso de dúvida específica consulte sempre o manual do rádio. Em caso de dúvida geral estarei sempre à disposição para esclarecê-las.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Se tiver alguma sugestão de mixagem para incluir na listagem ou discordar de alguma descrição, basta fazer um comentário abaixo ou me enviar um e-mail.

14 comentários:

  1. Bah me ajudou muito. Meu Turnigy 9X tem todos esses ajustes e eu nunca soube (ou tive alguém) ajustar eles. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Cara, fui "alfabetizado" com este post... era, o que eu estava procurando! Valeu Marcelo!!
    Espero mais informações sobre: Exponencial e P-Mix.

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz que este post tenha ajudado vocês. ISKRA, obrigado pela sugestão, irei escrever um post bem detalhado sobre exponencial. Quais são exatamente suas dúvidas sobre ele? Quanto ao p-mix, também escreverei sobre, mas creio que não há muito a falar sobre.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por passar seus conhecimentos, será muito util. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. muittoo obrigado...como comentado acima, poucas pessoas dendem a ajudar os iniciantes!!! grande valia...abs

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Tudo provavelmente não, mas uma boa parte deve ter, vale a pena ler o manual e dar uma "fuçada" na programação para ver o que ele pode te oferecer.

      Excluir
  7. olá, queria saber o que é o offset que tem nas mixagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve para você deslocar o ponto central "do gráfico" da mixagem, caso você tenha um rádio que exiba o gráfico vai ver; há dois offsets, o do eixo X e o do Y.

      Excluir
  8. Boa noite Marcelo...eu estou com um rádio fsi6 que toda vez que desliga e religa ele perde as configs...já tentei de tudo e nada de salvar....já montei várias vezes as configs seguindo o básico e quando desligo e ligo ele perde as configs e também perde o contato com o receptor...caso possa me responder agradeço...meu telefone:024 99940-9240

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi um caso desse, seu rádio deve estar com algum problema na memória, recomendo enviar para alguém que conserte rádio, como o mano RC (vide Google).

      Excluir
  9. ola eu quero programar um avião como que eu fasso

    ResponderExcluir
  10. Muito bom conteúdo, fácil de entender

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...