Páginas

Experiência com a FEDEX



           Certo dia estava fazendo uma compra internacional (aprenda como ela funciona), e entre os itens contidos estava uma bateria de LIPO, até ai tudo normal; quando me deparo com as opções a opção de frete, havia disponível somente o caro FEDEX (Federal Express, empresa de transporte de encomenda porta a porta). E adivinhe o que fiz !!! Comprei por essa mesma. Mais tarde... A surpresa !



Comprei 100 dólares em produtos, que me custaram 700 reais

            É pessoal, não sei o que aconteceu, mas os fretes internacionais para baterias de LIPO aumentaram uns 350% em menos de seis meses. Junto com isso, os Correios fizeram várias parcerias internacionais para acabar com o esquema de declaração no invoice abaixo do valor real, para pagarmos menos impostos. Esses dois fatores contribuíram para um enorme aumento no custo do hobby, principalmente do elétrico.

            Mas vamos à experiência do ocorrido, a parte importante da matéria.

            Após a compra, esperei o que aconteceu nas minhas mais de 50 compras anteriores: a demora. E isso foi tudo o que não aconteceu. Cinco, vou repetir, CINCO dias após a compra ser confirmada minha campainha tocou. Quando vi aquele furgão escrito FEDEX em frente de casa meu coração disparou. Uma compra chegar nesse tempo por meios comuns (Correios) é quase que impossível.

            Sai rapidamente para recebê-la, quando o entregador, muito atencioso e educado, me disse: - Preciso receber uma quantia para te liberar o pacote, essa encomenda é internacional. Quando perguntei o valor quase cai de costas, “apenas” 105% do valor da compra.

            Fiquei assustado e sem reação, como assim tudo isso ??? Olhei a descrição da taxa e lá tinha tudo o que você pode imaginar... Indignado, recusei a entrega, o que o entregador disse ser totalmente possível.

            Entrei rapidamente em casa e telefonei para o “0800” da companhia. Nesse momento me senti em um país de primeiro mundo, o atendimento foi ótimo e rapidamente a atendente “solucionou” meu problema.

            Questionei sobre o valor da taxa, e a resposta foi simples e clara: - Nós pagamos somente o que a receita tributou, esse é um de nossos serviços, desembaraço alfandegário. Caso você queira receber a encomenda terá que nos pagar esse valor, caso contrário ela seguirá os procedimentos da empresa. Quanto à taxa, você pode entrar com recurso na justiça e pedir o reembolso do cobrado a mais que o devido.



Detalhamento da taxa, custo maior do que o pago ni cartão de crédito


            Reagendei a entrega para o próximo dia útil, e fiquei bravo comigo mesmo por ter caído nessa, o que me restava era pagar aquele valor que considerei injusto e receber a encomenda.

            No outro dia recebi a encomenda com a alegria podada, já que me custou muito mais que uma compra nacional, mas não me abalei, o que economizei comprando do exterior foi muito maior que esse prejuízo.

            Após o ocorrido fui pesquisar se tudo o que paguei era realmente correto, com a intenção de ser ressarcido pela possível cobrança indevida. E o pior de tudo: a cobrança estava totalmente correta.

            Resultado: comprar via FEDEX custa o dobro do que você paga pelo cartão, tudo em taxas e tributos.

            Minha lição de vida foi: FEDEX nunca mais. Só essa vez que contratei esse ótimo serviço, excelente mesmo, mas que custa caríssimo.


                Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Qual foi a sua pior experiência com compra de aeromodelo? Já levou prejuízo alguma vez?



9 comentários:

  1. Fantástico! Perfeita explicação do serviço da FEDEX, tinha curiosidade sobre o procedimento deles. Você prestou um grande trabalho pra nossa comunidade, muito obrigado! É uma pena que esta eficiência da FEDEX custe tão caro, talvez não por parte deles (Desembaraço Aduaneiro), mas por parte dos nossos governantes (Taxa Importação e ICMS), eles fazem de tudo para prejudicar a importação, até concordo com isso, mas não dão incentivo para que o produto seja fabricado aqui no País, e se fosse também, a incidência de imposto mataria o produto, então fazer o que né? Enfim, belíssimo texto, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, o objetivo do site é esse: informar. A eficiência deles é de assustar quem está acostumado com nossos Correios, é muito rápido. Um dos tributos que mais me desanimou foi o ICMS que, pasme, é cobrado sobre todo o acumulado anterior: Desembaraço aduaneiro, frete, produto, e até do tributo federal. Infelizmente nosso país está exatamente como você citou, não é produzido aqui, e importar é caro. Abraço !

      Excluir
  2. Amigo isto tudo aconteceu por você ter comprado as tão famosas baterias de LIPO. As baterias de Lipo não podem mais serem transportadas como eram antes. Somente FEDEX. Quando precisar novamente de LIPO compre separado que o valor para base de cálculo dos impostos e da roubalheira da FEDEX será menor. Outro detalhe que você talvez não tenha percebido voce pagou ICMS muito além. Você pagou ICMS até sobre o imposto de importação o que é errado pois ICMS é sobre serviços e mercadorias e não sobre impostos!! Alem do mais eles calcularam o teu ICMS sobre a base de cálculo mais o valor do ICMS. o certo seria 18% sobre 565,09 e não sobre 689,11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Alexandre, a culpa foi da minha ignorância sobre o serviço e da bateria de LIPO; resolvi compartilhar essa experiência para que mais pessoas tenham conhecimento do serviço e não "sejam enganadas". Quanto ao ICMS, percebi que a base de cálculo estava, ao meu ver, errada; consultei um amigo contador e ele me disse que é assim mesmo, tanto que essa é uma das grandes brigas das empresas contra o governo estadual: a cobrança de imposto [estadual] sobre imposto [federal]. No final das contas fiquei tão decepcionado com a compra que só guardei os comprovantes para anexar nessa matéria.

      Excluir
    2. Olá Alexandre Ávila. Apenas para informá-lo você desconhece completamente a legislação do ICMS. O imposto incide sobre o VALOR DA MERCADORIA e este é composto também sim de todos os encargos ou seja (Frete + Seguro + Impostos + eventual desembaraço por despachante etc). Tudo isto ao final integra o VALOR DA MERCADORIA é por isso que o ICMS incide sobre TUUDO!! . Inclusive existem mercadorias que 80% do seu valor é composto de Frete. OK . Se é justo ou não isso é outra discussão que vai depender do nível de conhecimento de Direito Tributário de cada um, pois o Direito Tributário é regido por PRINCÍPIOS e eles que dão origem às regras. Essa forma de Tributação é o que manda a LEI. Esta produzida pelos Deputados eleitos por nossos votos e publicada em Diário Oficial para que ninguém possa dizer que não conhece. Abc!!

      Excluir
  3. TAMBÉM CAI NESTA ROUBADA, POREM A HOBBYKING TE DA A OPÇÃO DE COMPRAR DO ARMAZÉM DA EUROPA ASSIM AINDA É POSSÍVEL BAIXAR O VALOR DA MERCADORIA MAS O RISCO DE SER TAXADO É ALTO, OUTRA INFORMAÇÃO É QUE AGORA PARA SE RETIRAR UMA ENCOMENDA VINDA DO EXTERIOR É NECESSÁRIO APRESENTAR O COMPROVANTE DE PAGAMENTO OU CONFIRMAÇÃO DO ENVIO DO PEDIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que pude verifica em uma compra há quase um mês eles já voltaram como antes, pelo menos para carga sem LIPO. Essa de apresentar a documentação pra mim é nova, vamos ver quando minha encomenda chegar.

      Excluir
    2. CARO MARCELO COMO FOI A EXPERIENCIA DESTA SUA ULTIMA COMPRA NA HOBBYKING QUANTO AO RECEBE-LA AQUI NO BRASIL ? UM GRANDE ABRAÇO PARABÉNS PELOS ARTIGOS !

      Excluir
    3. Esio, sendo por frete comum chega tudo normalmente: em um mês, taxado ou não, etc. Desconheço a informação do amigo acima que diz ser necessário apresentar o valor do pagamento para retirar o produto, até agora não precisei. Obrigado, abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...