Páginas

Hélice para motor elétrico



            Uma dúvida comum de todo iniciante é qual a melhor, ou maior, hélice que é possível colocar num motor elétrico sem prejudica-lo (leia-se sobreaquecer). A saída mais comum é perguntar para algum veterano ou aeromodelista com mais experiência. Mas será essa a melhor solução? Abaixo você aprenderá qual é o único parâmetro que limita o tamanho da sua hélice.

Comparação hélice 27x10 e 5x3

            Você deve ter achado estranho eu dizer que somente uma coisa é importante, talvez por experiência própria, de olhar várias informações antes de montar o seu conjunto motopropulsor. Eu poderia escrever toda essa matéria em uma linha, mas como eu gosto de enrolar detalhar, ela será um pouco maior. Até para os críticos de plantão não derrubarem minhas explicações.

            Abordarei somente o dimensionamento da hélice, portanto, considero que o ESC e a bateria já estão corretamente dimensionados para o motor escolhido.

            Como todos sabem componentes elétricos “queimam”. Mas por trás de toda quebra há uma cadeia de eventos sucessivos. Na maioria das vezes, essa queima é causada por excesso de temperatura.

            Agora vem a parte interessante: quando colocamos uma hélice maior que o recomendado, o motor necessita de mais força para virá-la, essa força vem da corrente consumida (vulga amperagem), ou seja, a corrente fica maior do que a prevista e dimensionada pelo fabricante. Essa corrente maior gera mais calor [devido ao efeito Joule]. Com esse calor acumulado no motor, a temperatura sobe. Até ai nenhum problema grave, ainda. Mas quando essa temperatura sobe além do suportado pelo fio esmaltado (bobinas do enrolamento), ele derrete e causa um curto-circuito dentro do motor. A partir daí o motor perde sua utilidade, pois não funciona corretamente.

            No começo eu disse que uma quebra era o acontecimento de eventos sucessivos, a famosa reação em cadeia. Porém, é possível quebrar essa reação e evitar que o resultado seja irreversível. Algumas sugestões:


            - Menor carga. Diminuir o tamanho ou o passo da hélice é uma maneira de reduzir a carga aplicada ao motor;

            - Ventilação. Ao refrigerar o motor, você impede que o calor acumule;

            - Reduzir o tempo de funcionamento. Com o tempo menor, menos calor é gerado e menor será a temperatura;

            - Limitação eletrônica da aceleração. Diminuir o end point do canal 3 para que a corrente não passe do valor máximo indicado.


Motor 2210 1200Kv com hélice 9x5

Motor 0810 1500Kv com hélice 5x3

Motor 2855 2300Kv com hélice 7x5

Motor 2204 1100Kv com hélice 8x4

Motor 3530 1400Kv com hélice 9x6

Essa foi uma breve explicação do que acontece com o motor quando colocamos uma hélice maior. Você pode perceber que o fator inicial é a corrente maior do que o especificado. Ou seja, para saber se a hélice é adequada ao motor, basta conectar um amperímetro e medir a corrente puxada. Ela deve ser menor ou igual à corrente máxima indicada pelo fabricante. Dessa maneira você garante que o motor trabalha nas condições ideais e que não irá queimar com o uso constante. Não tem segredo.

Dentro de condições normais, esse é o único fator limitante para o tamanho da hélice: A corrente puxada pelo motor. Claro que em usos específicos ou exóticos outras coisas devem ser analisadas.

Agora você pode tomar suas própria decisões e não depende mais do achismo alheio.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Ficou com mais alguma dúvida? Discorda de alguma coisa? Gostou da matéria? Faça um comentário abaixo.


35 comentários:

  1. Muito esclarecedor, obrigado. Não dependo mais do achismo alheio. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nogueira, a intenção é sempre esclarecer e oferecer mais autonomia aos aeromodelistas. Obrigado pelo comentário, fique a vontade para comentar sempre.

      Excluir
  2. Sempre olho o quanto que o motor pode consumir de amperagem e olho com medidor de amperagem o quanto o motor esta consumindo, quando o motor consome acima do especificado, tem de colocar hélice menor, e se estiver consumindo muito abaixo do especificado coloco hélice maior, mas sempre deixo motor com folga, tipo, se consome 50A, coloco hélice para consumir no máximo 30A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodnei, o procedimento é exatamente esse. Mas, na minha opinião, a sua folga está grande demais, poderia usar até 45A que ainda teria uma boa folga. Gosto é gosto, de qualquer maneira não estraga o motor, porém deixando muito abaixo você perde muita potência. A formula de potência é P=I²/R, ou seja, A corrente altera exponencialmente a potência. Sendo: P=potência, I=corrente e R=resistência. Se com 50A você teria 1500W, com 30A você consegue somente 540W. Viu a grande diferença?

      Excluir
    2. Sim, com certeza, tenho motores aki de 800W que nem chego a usar metade da capacidade.... Mas cada um tem seu gosto...

      Excluir
  3. Voce teria por exemplo uma tabela bem explicada como para cada tipo de motor uma helice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua pergunta, poderia repeti-la? Dependendo do material posso escrever.

      Excluir
    2. Daniel, Basta vc saber qual a potencia do Motor! Ex: Um motor 28/22 de 160W, so vc fazer a conta: 160W divido pela voltagem da bateria: 160/11,1=14
      Nesse caso o consumo em Amperes desse motor é de 14A, ou seja vc não pode colocar uma helice que ultrapasse esse consumo, caso contrario motor queima rapidim....
      Da uma olhada nesse video que fiz: https://www.youtube.com/watch?v=pIvFKr6VdcQ

      Excluir
  4. Amigo Marcelo estou usando um, soft ware chama de de http://www.drivecalc.de/ ali vc calcula helice esq, motor, tudo com muita segurança ,da uma olhada , vai ajudar bastante!!!ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse programa, facilita muito mesmo. Boa indicação!

      Excluir
  5. Como assim ''Diminuir o end point do canal 3''?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. End point é o que limita o curso, se você diminuir para 70%, por exemplo, é como se quando o stick estiver em máxima aceleração o motor só acelerasse 70% da potência. E assim você diminui a corrente consumida e não prejudica o motor. Entendeu?

      Excluir
  6. estou construindo um aeromodelo bob-cat asa baixa ,a aeronave irá ficar com 1.200kg ,gostaria de saber que tipo de motor ,servos e outros componentes devo usar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com essa informação fica um pouco complicado de te responder, mas vou tentar. Servo: 9 ou 16g está de bom tamanho. Motor: 500 ou 600W, de Kv "alto" (2000 a 3000). Não sei quais são os outros componentes que você se refere, porém eles devem ser compatíveis com o motor utilizado (esc, hélice e bateria).

      Excluir
  7. eu fabrico muito é nautimodelo estático e resolvi apostar no aeromodelismo ,já que está virando febre entre os jovens e adultos da minha cidade e este site tem ótimas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acreditar no site, isso mostra que está gerando frutos...

      Excluir
    2. Se você puder divulgar o site para seus amigos da cidade ficarei muito agradecido.

      Excluir
  8. Prezado Marcelo. Sou Aeromodelista há 45 anos e nao canso de acompanhar as novidades nos sites e grupos. Vc está de parabens, pois seu site é um dos raros que estão quase que completos. Abrange todas as áreas. Gostei muito. Já vi quase tudo inclusive os vídeos. Muito bom mesmo! Continue assim. Estou acompanhando tb no facebook. Parabens e um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras Mauro, tenha certeza que busco sempre levar o que há de melhor e mais novo no aeromodelismo para os meus leitores. Fique a vontade para dar sugestões de temas ou outra coisa que pensar, o site é totalmente aberto ao público. Muito obrigado novamente e abraços.

      Excluir
  9. Amigo como eu posso controlar a corrente que vai para o motor em voo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente controlamos ela através do stick do acelerador, caso queira um controle mais fino e ter conhecimento sobre o valor da corrente o ideal seria usar telemetria.

      Excluir
  10. Cara estou começando agora com aero modelismo estou muito perdido o pessoal aqui não liga muito em ajudar mas sempre estou vendo tuas postagem e ta me ajudando muito tirou minha dúvida sobre hélice certa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que o site te ajude, caso tenha alguma dúvida específica ou sugestão de artigo, fique a vontade para me contatar.

      Excluir
  11. E também estou em dúvida como balancear a hélice e tive co.o me ajudar manda um email pra mim . rodriggos94@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma procurada melhor aqui no site que já postei um texto sobre isso.

      Excluir
  12. Olá Marcelo, acompanho o site e gosto muito das suas dicas. Sou aeromodelista há um certo tempo mas estou com dificuldades nesse ultimo projeto. Construi um Extra elétrico de 1,27cm de envergadura e 1600g em ordem de vôo com uma bateria 3s, 2200mAh.Coloquei um motor Turnigy 3536, 1250Kv, hélice apc 10x5 e esc de 50A.Nessa configuração não obtenho impulso suficiente e com hélice maior o motor e esc esquentam muito. Qual dica me dá! Grato.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde estou com um. Piper de depron e ele está com um esc de 30 um motor 2212 de 1400 kv e hélice 80x60 só que o esc está esquentando muito 50 graus o motor menos 45 graus o que devo mudar?

    ResponderExcluir
  14. bom dia estou com uma duvida , tenho um moto 3548/4 de 1100kv com um escde70A b,bateria de 2200mah 60c e uma hélice 13x8 mim diga servi_rá para um extra300 de 110 de envergadura ou tenho que escolher outra configuração

    ResponderExcluir
  15. Amigo Marcelo estou construindo um kc390 na qual o peso final será conforme o vendedor do projeto de 3kg não irei utilizar turbina EDF e sim motores com hélices bipá ou tripá estou em dúvida se escolhi o motor correto para esse aero pois escolhi o motor N3542 ST na qual conforme a tabela
    KV Motor: 1000
    Peso: 144g (para não incluir o accessroty peso)
    Vento do motor: 5
    Ociosa atual: 1.6A
    Resistência do motor: 0.04800hm
    Max. potência: 800 W
    Tipo de bateria: 3 S
    ESC: 60-70A
    Max Impulso: 2860g
    Será que esse motor está adequado ao projeto com peso final de 3kg? Ou será que 800w é MTA potência na qual terei muito consumo, gostaria de colocar os motores na qual suportem acima de 3kg e eu não tenha um grande consumo, lembrando que esse motor é para bateria de 3s podendo utilizar 4s.
    Hélices recomendadas 10x6 , 11x6 e 12x6 poderia me ajudar ou me indicar um motor ? Desde já grato por sua atenção amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza é muita coisa, se essa fosse a tração total o seu aero já estaria com bastante potência. Você já tentou consultar o vendedor e ver qual motor ele recomenda para o projeto? Acredito que ele tenha mais experiência neste ponto do que eu, pois provavelmente foi ele quem o projetou.

      Excluir
  16. Bom dia amigo ... Bom o vendedor do projeto apenas especificou que em caso de não usar EDF colocar 2 motores na qual juntos suportem o empuxo de 3 kg por isso escolhi esse motor N3542 na qual cada motor tem o empuxo máximo de 2860 kg somando eu teria 5760 gramas de empuxo bem acima do peso final que estima o aero após pronto, vi seu vídeo e estou em dúvida de 800w desse motor n seria muita potencia na qual eu teria muito consumo.
    Em resumo minha preocupação seria qnto a mha da bateria a ser utilizada pois não sei de quantos mha devo comprar para esse motor já que o consumo dele em amperes é de 60 a 70 A com a potência de 800w qual bateria seria vc me recomendaria? No caso quantos "C" de descarga tipo 20/30/40 e quantos mha 3500/4000/5000? Vou seguir a tabela de hélice recomendada porém só não sei qual bateria utilizar caso eu compre esse motor.
    Claro isso se vc indicar que posso sim usar esse motor aliás esse mesmo motor tbm tem com o mesmo empuxo porém de 750w.entao o que vc me indica?

    ResponderExcluir
  17. Qual a temperatura normal de.trabalho de um motor elétrico? Qual temperatura devo preocupar?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia comprei um kit com motor 2204 1800kv esc 12am e comprei uma bateria 300am 2s lipo para colocar num show flyer bem leve ele qual a Elice devo comprar

    ResponderExcluir
  19. motor 35-42 1250kv, qual helice? pra manobra, vlwww

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, qual as especificacoes dessa helice da ultima foto? pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...