Páginas

Domingo Aéreo AFA 2015



            Aconteceu no dia 23 de agosto de 2015 o Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP; e reuniu mais de 93 mil pessoas. É muita gente !!!

            O evento tem como objetivo aproximar a população às forças armadas, mais especificamente, à Força Aérea Brasileira (FAB); e reúne apaixonados por aviação de toda a região, inclusive muitos vêm de longe para esta grande festa.

            Você pode estar se perguntando: Legal, mas o que isso tem a ver com aeromodelismo? É muito simples, como se trata de um evento aviatório, a organização buscou reunir o maior número de “modalidades” possíveis – como: veículos de guerra, aviões cargueiros, jatos, aeronaves acrobáticas, esquadrilhas, paraquedistas, helicópteros e, inclusive, aeromodelos, que nada mais são do que aeronaves não tripuladas. O foco deste artigo é abordar mais a parte do aeromodelismo, por isso não detalharei tanto todo o resto.

            A primeira coisa que digo - sobre a qual escutei muitas reclamações – é: chegue cedo. E pessoal, nove horas não é cedo, já é muito tarde. Acordei domingo às quatro horas da manhã. Às cinco horas estava saindo da minha cidade, que fica a 70 km de Pirassununga. Seis e meia estava dentro da Academia. Fiquei horas em um congestionamento? Claro que não, cheguei confortavelmente.

            O local destinado à exposição dos aeromodelos foi um hangarete (hangar sem paredes laterais, somente teto) localizado muito próximo à pista. Pudemos nos acomodar juntos com nossos aeromodelos e por ali ficamos o dia todo, com sobra, comida, cadeira, e sem nenhuma grade nos separando da pista. Adorei o espaço.

            Às oito e meia nos reunimos com os oficiais responsáveis para um briefing sobre regras de segurança na operação dos aeromodelos. Eles delimitaram a área de voo e explicaram o que era permitido e o que não.

            Logo após, o primeiro slot (janela) para aeromodelos já se iniciou e infelizmente acabou antes que eu pudesse voar. Ficaria mais esperto para não perder o próximo.

            Para o segundo, os aeromodelos escalas foram praticamente o primeiro da fila, e não perdi a oportunidade. Pena o voo ser tão curto, aproximadamente três minutos.

            Devido à composição dos horários, uma janela extra surgiu mais à tarde, e seria a última do evento para os aeromodelos, não perdi tempo e alinhei meu humilde P-47 na fila para voo. Como poucos tiveram interesse em voar novamente, acabei voando somente com mais um Sukhoi SU-31 111cc; por algum motivo o motor do Sukhoi apagou em voo, e após ele pousar sem dificuldades, fiquei com a AFA toda para mim por quatro e longos minutos de voo. Assim que o oficial responsável acenou, pousei na pista de taxi rapidamente para liberar espaço para a próxima atração: a esquadrilha BR Aviation (antiga esquadrilha da OI).

            A esquadrilha da Fumaça fez das apresentações, uma pela manhã, e a outra no clássico horário das 16h; apesar de mais silenciosos, os A-29 Super Tucanos são tão encantadores quanto os T-27 Tucanos. A decolagem em formação, que até então vira somente em vídeo, é realmente espetacular, é tudo muito próximo. Haja treinamento e habilidade.

            Esse foi o meu primeiro Domingo Aéreo, espero que venham muitos pela frente, pois é realmente encantador ver e ouvir o que até então só tinha visto pela tela do computador. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o barulho que os caças fazem, é ensurdecedor.

            Se valeu a pena acordar cedo? Não tenha dúvida, faria tudo novamente.

            Quer ir no ano que vem? Chegue cedo para não pegar congestionamento.

            Claro que não poderiam faltar algumas fotos deste espetáculo:










































































Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Gostou do evento? Não sabia que aeromodelos também voavam lá? Deixe seu comentário aqui embaixo.



5 comentários:

  1. muito lindo este evento parabéns para todos que trabalharam para nos trazer estas imagens lindas.

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficarão lindíssimas ! Parabéns .

    ResponderExcluir
  3. Ficou uma coisa espetacular de se ver, estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Top demais!!! Parabéns ao aeromodelismo é assim pelo trabalho cada vez mais top!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pessoal, são esses comentários que nos motivam a continuar o trabalho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...