Páginas

Rádio Turnigy 9X




            Não costumo falar sobre marcas específicas, mas o Turnigy 9x me chamou atenção desde seu lançamento. Vi muitas perguntas como: é confiável, perde o sinal, é bom, vale a pena, qual o custo X benefício? Farei uma análise imparcial, ou seja, sem considerar preconceitos, somente fatos.

            A primeira coisa que prezamos em qualquer equipamento é a confiabilidade, ou seja, não pode falhar. Apesar de obvio, muitos não pensam assim. De nada adianta você ter um rádio que às vezes derruba seu modelo. A maioria do aeromodelistas indicaria esse rádio somente para modelos pequenos, pois, além de menos suscetíveis à vibração, caso ocorra uma pane, o prejuízo será menor.

            Confiabilidade também é intimamente ligada à qualidade da fabricação e dos componentes, apesar de todos serem fabricados na china ou lá por perto, marcas com mais renome possuem um controle de qualidade mais acirrado, pois, caso ocorra alguma pane, o nome que durante décadas foi sinônimo de qualidade, será muito prejudicado.

Pensando por outro lado, quando você pensa em montar um modelo, coloca nele componentes compatíveis: servos bem dimensionados, motor adequado ao tipo de voo, entre outros. Com o rádio não é diferente, para aeromodelo de 400 ou 700 reais, um rádio de 50 dólares é compatível (sim, o preço é esse, 400 reais aqui no Brasil é um preço exagerado), mas para modelos mais caros (1500, 2500, 5000 reais) o rádio fica um pouco defasado.

Vale a pena montar um avião refinado e de qualidade e utilizar um rádio mais barato? Na minha opinião, não. O motivo é simples, marcas mais consagradas estão há anos no mercado, algumas foram as pioneiras, a Turnigy, por mais confiável que seja, não tem tanta experiência no projeto de rádios. E convenhamos, se você compra um avião de 5 mil reais, você pode gastar mil com um rádio. E se a grana estiver curta? Aí eu te dou total apoio para começar com um rádio mais em conta, mas lembre-se da “compatibilidade” entre os preços. Ninguém possui um carro de dez mil e uma casa de um milhão.

Das poucas vezes que programei senti dificuldade em todas, quando que você executa uma alteração, é necessário apertar um botão para salvar, mas às vezes, na pressa, você sai de programação sem apertar, e surpresa, sua alteração foi desfeita. Isso é um motivo para não comprar? Claro que não, o rádio continua sendo bom, basta prestar atenção a este detalhe.

Outra vantagem é o receptor “original” ser barato, não custa mais que dez dólares, e com ele você consegue utilizar os 9 canais do rádio. Mas, ele é o único, não conheço outro receptor compatível com esse rádio, todos os aeros que vi utilizavam o mesmo modelo de receptor. Mesmo não parecendo, isso pode ser uma desvantagem em casos específicos, dependendo da limitação de peso do avião, é necessário um receptor micro. Por exemplo: “shock flyers” indoor pesam até 150g prontos para voo, ou seja, não daria para colocar esse receptor sem exceder o peso adequado.

Sem dúvida seu custo X benefício é o melhor, é difícil achar um rádio computadorizado, 2.4GHz e de 9 canais por menos mil reais, se for novo então, esqueça, custará bem mais. Se você quer começar e não sabe se gosta do hobby, ou, se quer um rádio mais avançado que seu 4 canais básico compre o Turnigy 9x, você usufruirá dele por um bom tempo até sentir necessidade de outro rádio, SE sentir.

Resumindo, o rádio é bom, é confiável. Se ele adequar-se ao seu perfil de aeromodelista, não tenha dúvida, compre. Discutir a fundo seria como a eterna briga entre Futaba e Jr, que no fim leva a nada. Cada um tem sua marca preferida e defenderá ela até a morte, simples assim.



Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Você tem um Turnigy 9x? Gosta dele? Já teve algum problema? Deixe aqui sua opinião e enriqueça mais essa matéria.


35 comentários:

  1. tenho um deste e ja tive perda de sinal, sendo assim troquei o modulo e o programa do mesmo, pronto resolvido meu problema, não perde mais sinal, voo com elétricos, glow e ate mesmo com a gasolina sem problema algum.

    ResponderExcluir
  2. tenho um e ele nunca min decepcionou . e um bom radio. voce so tem que eliminar a caixa de pilha e colocar uma bateria compativel

    ResponderExcluir
  3. Eu adquiri esse rádio, usei durante 6 meses em problema algum. O custo beneficio é aceitável, faço somente uma recomendação usar uma bateria de life, não use pilhas.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo, temos dois eu e meu filho, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um rádio Turnigy 9x a mais de um ano e nunca tive problemas com ele, piloto um Coiote 60, uma asa zagi, um alpha 40 e um pastinha, todos no mesmo rádio, nunca tive perda de sinal. As quedas que já tive foram as normais de piloto mesmo!
    Outro colega nosso pilotava uma asa zagi, um asa alta e um yak 54 motor 20cc e nunca teve problemas com o rádio.
    Excelente e não troco por outro pelos mesmo motivos acima citado no texto, preço baixo rádio e receptor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo onde compro um radio desses

      Excluir
    2. Em lojas do Hobby, este rádio é bem comum. Ou no Mercado Livre mesmo.

      Excluir
  6. Obrigado pelo comentário, vocês são exemplos de que o rádio funciona muito bem, como já disse: vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um a 2 anos e nunca me deixou na mão, coloquei o display azul, lipo e agora comprei módulo Frsky p ir mais longe com meu FPV, deve ficar melhor ainda. Recomendo. Parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. tenho um radio turningy a mais de 1 ano nunca tive problema com ele, já vi varios radios futaba com problemas..esse não tive problema algum....ótimo radio.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um radio 9x e acredito muito no rádio, embora as perca de sinal esta relacionada ao seu Rx que possui uma antena muito fragil e arrebenta facilmente e muitas pilotos não sabem disso no entanto se você tem um RC 9x fique atento ao recptor!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um e nos poucos vôos ( aero e heli eletricos) não tive problemas, mas fico em duvidas quanto a compatibilidade com outros Radios/Receptores ( tipo a "sopa de letrinhas": FHDSS , etc... se é compativel com Futaba, FSky, etc...) Alguem teria uma tabela ? Acabei comprando 2 Helis "completos" pq não sabia se o Turnigy funcionaria e no fim 'bindou"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma tabela desse tipo, mas uma boa dica é pesquisar no site do fabricante se o receptor é compatível com o seu rádio antes de comprá-lo.

      Excluir
  11. Tenho um e até agora tudo tranquilo. Uso com ele 1 receptor hk 6ch (bindou facinho) e 4 receptores originais 8ch (2 já pedindo para serem aposentados),

    ResponderExcluir
  12. Comprei um a pouco tempo e estou com dificuldade para usar no simulador, ja procurei li vários tópicos a respeito e ainda não achei a solução, se alguém já teve o mesmo problema e pode ajudar fico agradecido, é só responder a msg que passo imail. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tirou o módulo para colocar no simulador? Segundo um amigo isso é necessário, não sei te afirmar pois não possuo o rádio.

      Excluir
    2. tem que abrir o radio e por um resistor de 10k se eu nao me engano entre a
      linha do ppm

      Excluir
  13. olá, meu turnigy 9x estava normal, ai eu comece a treina no simulador phoenix, e agora ele não reconhece o receptor, não da sinal de stick pra text alguém tem uma dica pra mim......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tentou bindar o receptor novamente?

      Excluir
    2. Por acaso vc não utilizou o simulador com o modulo? Tenho um Turnigy 9x e nunca me deu problema o que pode ter acontecido é ter perdido o BIND, fassa como o Marcelo falou binda novamente e não esqueça de tirar o modulo pois podera até queimar o seu radio.

      Excluir
  14. Pra quem ainda vai comprar, opte pelo Flysky, é exatamente o mesmo rádio que o Turnigy 9X, mas já vem com o módulo removível. Ambos são excelentes rádios de entrada, com os quais já dá pra sair voando com aeros ou helis (até mesmo drones, com alguns cuidados extras) a contento. Porém, ao penetrar no hobby, vc inevitavelmente irá querer melhorá-los, e isso é possível, deste instalar um backlight, trocar os gimbal, o módulo, o firmware, etc. Customizar o rádio é quase um hobby à parte, mas acabará levando um certo tempo e saindo talvez o preço do FODÁSTICO Frsky Taranis X9D. Portanto, se puder investir US$ 250, compre logo o Taranis, mas se puder dispôr de apenas US$ 50, compre o Flysky ou Turnigy e vá fazendo os upgrades conforme sua disponibilidade de tempo e grana (embora no final, por mais que se melhore estes dois, não é possível igualar as vantagens do primeiro, mas vc estará com um ótimo rádio em mãos).

    ResponderExcluir
  15. Tenho um Turnigy 9x e nunca perdi sinal. Troquei o Módulo original por um da FrSky e troquei a antena de 2dbi por uma de 5dbi, Ficou show!
    Recomendo.

    ResponderExcluir
  16. O meu faz 4 anos. Nunca deu prego. Um 9x original. Tava ate pensando em fazer o up de soft nele. Mas tb to de olho do 9xr pro. Se alguem tiver o 9xr pro ae, conte sua historia. Uns dizem q é ruim de pegada, outros dizem q tem bom sinal. To peswuisando qual a potencia do modulo em mv e n to achando. Se puder alguem ae. Diga.

    ResponderExcluir
  17. Vôo varios aparelhos até hoje, um ano e meio, nada de perda etc, uso ate no simulador, excelente radio

    ResponderExcluir
  18. bom dia,.. gostaria de saber se alguem conhece o Radiolink at10, teriam alguma opiniao sobre o seu desempenho,

    agradeço se puderem ajudar

    ResponderExcluir
  19. Ola a todos!. tive este rádio e não tive problemas, agora voltando ao hobby com certeza vou procurar por um Turnigy e provavelmente será um 9x,que me inspira confiança óbvio, afinal será que comprando um barato não vai sair caro no conserto do aero?, e também concordo com um TX/RX casado se for p melhorar a qualidade!.

    ResponderExcluir
  20. tenho este radio a mais de 4 anos original nunca tive problema recomendo

    ResponderExcluir
  21. Quais são os dados principais para a compra de uma "Bateria Ideal" para uso neste rádio ? - Compra em andamento.
    Refiro-me a Dimensões, mAh, Nº Células, Tensão, Tipo de bateria.
    Por favor, teria como informar estes valores para que eu não erre na hora da compra ?
    Obrigado pelo excelente artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francisco. O maior problema de baterias de Litium para rádio é a dimensão, procure por baterias específicas para o seu rádio, que citem o Turnigy 9X na descrição. Se não estiver enganado, para o seu rádio o ideal é uma LIPO 3S.

      Excluir
  22. tenho um radio desses, e, infelizmente, minha experiências, foram nada agradáveis: - 1º eu e um outro aeromodelista,(colega de clube), que também, tem um radio desses, não podemos voar juntos, pois, a três anos atrás quando o conheci num evento, enquanto ele estava voando, eu liguei meu radio para procedimentos de aquecimento do meu motor e manobras, ele e eu, perdemos nossos sinais, e, o avião dele, caiu; foi um prejuízo, muito grande. conclusão? todas as vezes em que um de nós esta voando, ou outro tem que aguardar, e, só depois que um pousa, é que o outro pode voar, senão, é lenha, na certa. - 2º a um ano atrás, eu participava de um evento em Teix. de Freitas-BA, e, ao passar meu avião, não muito próximo a uma torre de sinal de celular, perdi o controle do meu aero, e o mesmo foi voando por conta própria, até cair, dentro da área de um condomínio fechado. conclusão? além de ter prejuízo com meu aero, quase tive que pagar uma janela de vidro temperado, de uma das casas, onde ele caiu. mas, como ainda, não tive condições de trocar de radio, vou utilizando esse mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Marcelo. Vendo hoje este seu Post lembrei de uma opção barata e muito boa que uso com frequência em aeros um pouquinho mais caros o que não é meu problema porque você bem sabe que atualmente meu aeromodelismo tem sido voltado para a sustentabilidade onde fabrico aeros com materiais descartados e meus velhos Futabas hoje são relíquias nas prateleiras da minha oficina(RsRs),mas como eu ia dizendo uma opção barata e confiável que recomendo seria o Turnigy 9XRPro com módulo FRSky XJT o mesmo do Taranis. É muito confiável mesmo e nunca me deixou na mão.Abração a todos.

    ResponderExcluir
  24. Tenho um 9X e o próprio receptor , voo com elétrico e tenho sofrido perda de sinal. Troquei o rádio por outro novo e o problema persiste. Alguém poderia me ajudar com este problema?

    ResponderExcluir
  25. Olá Marcelo ! O que é um radio computadorizado ? Este rádio é considerado computadorizado, se não, qual a diferença ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...