Páginas

Manobras 3D



            A acrobacia com aeromodelos encanta a maioria dos pilotos, principalmente quando bem executada. E podemos dividi-las em duas grandes categorias: precisão e 3D. A primeira sendo muito mais técnica e minuciosa, enquanto a outra é considerada por muitos como “bagunça”. E é exatamente sobre a acrobacia 3D que este artigo trata; aqui você vai saber como, e o que é necessário para executar cada manobra. É importante ressaltar que alguns detalhes podem mudar dependendo com qual avião se faz a manobra.

            Antes de aprender a fazer é necessário ter um aeromodelo próprio para tal, da mesma maneira que para aprender a voar é indicado ter um aeromodelo treinador. Aviões com capacidade de acrobacia 3D são facilmente reconhecidos:

            - Comandos grandes e com grande deflexão;
            - Perfil de asa simétrico;
            - Grande sobra de potência;
            - Motor confiável, para não apagar em voo;
            - Geralmente asa média ou baixa.


            Além do aeromodelo próprio, também é extremamente recomendável um setup de rádio bem feito, ou seja: dual rate e exponencial programados, mixagem de faca, CG com leve peso de cauda...

            A definição de manobra 3D é: acrobacia realizada com alto ângulo de ataque e grande deflexão de comandos, e geralmente em baixa velocidade e altura. Agora vamos a elas:



Hover ou harrier



            É o básico do 3D, e provavelmente a acrobacia que iniciou todos os pilotos na categoria. Consiste em voar com o aeromodelo horizontalmente, devagar e com um alto ângulo de ataque (mais que 35º).

            Para começar a manobra você deve ir reduzindo a potência e ir cabrando cada vez mais, se o avião subir você está rápido demais para o ângulo de ataque, e se ele descer o ângulo está pequeno ou com pouca potência.

            A potência fica “interligada” ao profundor, ou seja, quanto mais potência menos comando, e vice versa; o aileron é utilizado apenas para manter as asas niveladas; e com o leme você faz o direcionamento horizontal do avião.



Slat ou Rolling-harrier



            Na teoria é fácil, mas na prática demora muito até se ter total domínio do modelo. Ela é basicamente um hover com roll (tunneaus), e você já pode imaginar o que isso gera de complicação: a cada ¼ de roll, os comandos de leme e profundor trocam suas funções. O slat é uma das manobras que eu digo: se os comandos não estiverem “automatizados” na sua cabeça, você não faz. Por isso demanda MUITO treino, no começo é difícil, mas depois se torna automático.

            Para iniciar, primeiro faça um hover, e só após comece o slat com a ajuda dos ailerons. Em baixas velocidades o roll pode parar devido ao baixo fluxo de ar no aileron, por isso é recomendável grande deflexão nos mesmos. Caso ele pare de girar, bombe o motor (acelere um pouco a mais e em seguida desacelere).

            Os ailerons são usados para regular a velocidade do roll; o profundor hora é usado para manter o ângulo de ataque, e hora para direcionar o modelo horizontalmente; o leme assume a mesma função do profundor, mas em momentos diferentes.

            A quantidade de comando dada mais a quantidade de potência dizem se o avião irá descer ou subir. E o leme ou profundor aplicado quando na vertical, determina a direção horizontal. Uma dica valiosa, principalmente quando em aprendizagem é: não tente consertar uma sequência de comando errada, para e comece novamente, pois a chance de se perder é muito grande.



Elevator


            Está manobra é outra derivada do hover, porém em vez de deslocar-se horizontalmente, o avião faz uma trajetória estritamente vertical. E para que isso seja possível, é necessário fazê-la de proa (frente) para o vento, pois sem ele a manobra se torna impossível.

            Inicie a manobra com um hover e pare de voar para frente; assim que estiver estabilizado reduza um pouco da potência e observe o modelo descendo verticalmente, como um helicóptero. Os comandos são iguais ao do hover, mas com menos potência.



Torque



            Fazer um torque é manter o aeromodelo totalmente parado na vertical com o nariz para cima, porem não a confunda com torque roll, pois são coisas diferentes.

            Não disse que o hover é a manobra básica do 3D? Então, um torque bem executado começa com um hover.

            Faça um hover e aumente cada vez mais o ângulo de ataque, até ficar totalmente na vertical. Quando estiver neste ponto, use o aileron para que o aeromodelo não role e o profundor e leme para manter o nariz para cima. Caso esteja ventando, o nariz do aeromodelo pode não ficar totalmente para cima, mas isso é normal para compensar o vento.


Torque-roll




            Ela é a mais famosa e desejada manobra 3D, pode acreditar. E como você pode imaginar, é um toque junto com um roll, e sua dificuldade é semelhante a do slat (Rolling Harrier), pois os comandos de leme e profundor também se invertem a cada 1/4 de roll.

            Para fazer um toque-roll, primeiro inicie com um torque, mas depois pare de comandar aileron para mantê-lo alinhado, e deixe o rolar livremente, caso ele gire lento demais, aplique aileron para aumentar a velocidade de roll.

            Sim, esta manobra é complexa, e só é mais fácil que o slat, na minha ordem de dificuldades. Uma maneira mais fácil de aprendê-la é fazer verticais ascendentes, uma hora com uma asa virada para você, uma hora com outra, e somente depois com a barriga do modelo em sua direção. Por estar com velocidade de voo, o avião sai menos da trajetória e exige menos correção, o que ajuda o piloto a treinar seu cérebro.


            Essas são as principais manobras da acrobacia 3D, sabendo isso já é possível fazer um belo voo e impressionar os amigos e visitantes.

            Recomendo começar no simulador, e somente após algum treino passar para um modelo Shock Flyer ou Fun Flyer; e depois de ter um bom domínio ir para os aviões escalas (Extra, Edge, Cap, Mxs, Sbach...) e giants (gigantes). Pois é bem mais fácil e barato consertar um Shock Flyer.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Gostou das manobras 3D? Ainda está com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!



3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...