Páginas

Funcionamento da linkagem


Montar um aeromodelo é muito prazeroso, mas muitas vezes fazemos ajustes que não entendemos o funcionamento e sem saber o que cada posição significa. A montagem da linkagem é uma delas, você já reparou quantos furos um braço de servo e um horn possuem? Se você não sabe quais peças são essas, fique tranquilo, irei sanar todas suas dúvidas logo abaixo.

Primeiro de tudo vamos apresentar como é uma linkagem e qual o nome de cada item:


Nome dos componentes da linkagem

Agora que você já conhece os nomes fica muito mais fácil, separei em duas partes para um melhor entendimento. Observe que, o braço do servo e o horn funcionam de maneira contrária.

            *Sei que Kg não é unidade de força e nem de peso, mas sim de massa. Mas não aprofundarei mais ainda na parte técnica para facilitar a compreensão de todos.


            Braço do servo

            É aquela peça encaixada no servo e presa por um parafuso. Ela serve para transformar o movimento rotativo do servo, em linear, e este será conduzido pelo arame até a superfície de comando.
            Um dado muito importante, mas que poucos se atentam é o torque do servo, ou seja, sua força. Ela é mostrada na descrição como: “Torque: 2Kg.cm”, por exemplo. O que isso representa? Que se o arame estiver preso em um furo a um centímetro do centro, ele terá 2Kg de “força”. Caso você coloque o arame a outra distancia do centro, basta dividir o torque pela distancia, o resultado será a “força” do arame.

         
Distância até o centro X Força

            Ou seja, quanto mais perto do centro você colocar o arame, mais “força” você terá, e quanto mais longe, menos “força”. Ai vem a ideia: Coloca o mais perto do centro possível para ter bastante força. E como nem tudo são flores, quanto mais perto do centro, menor é o curso do servo, ou seja, menos comando você terá. Observe a imagem:

           
Distância até o centro X Curso

            Então, qual é o ideal? Depende (adoro essa resposta). Ao montar, você precisa ter uma noção de quanto “comando” e força são necessários. E assim, fazer o melhor ajuste para o seu caso.


            Horn

            Uma peça fundamental para o controle e a segurança do modelo. Seu funcionamento é inverso ao servo, ele transforma movimento linear em rotativo. Quanto mais distante da superfície de comando for o furo, menor será o força necessária para movimentar, mas maior será o curso exigido. O contrário também é válido.


Força no comando

Curso do comando

Se um dia você esquecer o funcionamento dessas partes, lembre-se do pé de cabra. O objeto a ser movimentado fica perto do ponto de apoio, enquanto a pessoa que faz a força fica longe. E com esse ferramenta não é necessária muita força para levantar objetos pesados.


            Para rádio não computadorizados e sem opção de “dual-rate”, esse ajuste deve ser feito pensando na pilotagem. Se o piloto prefere muito comando, ajuste assim, caso contrário, regule com menos comando.


Ajuste da linkagem para mínimo comando

Ajuste da linkagem para máximo comando


           
               Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Caso ainda tenha alguma dúvida sobre posição de linkagem, comente abaixo. E agora? Aprendeu para que servem vários furos no braço de servo?

14 comentários:

  1. Porque o servo fica roncando na posição 0

    ResponderExcluir
  2. Normalmente é devido a linkagem estar um pouco travada. Dessa maneira o servo não consegue ficar em repouso na posição 0 e precisa fazer força para se manter lá.

    ResponderExcluir
  3. No caso de um treinador glow .46, o que seria o ideal nos ajustes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ajuste é totalmente pessoal e depende do seu rádio. Caso seu rádio não seja computadorizado, você deve ajustar a linkagem com uma quantidade de comando que você se sinta confortável para voar. Agora, se ele for computadorizado, o melhor é colocar o arame no último furo da linkagem (horn e braço do servo), assim, com qualquer quantidade de comando, o horn não bate na parte fixa (asa ou estabilizador) e ajustar a taxa de comando pelo rádio. O melhor a fazer quando está aprendendo é ir aumentando cada vez mais a quantidade de comando, dessa maneira você cria mais sensibilidade e precisão nos seus movimentos. Respondi sua pergunta?

      Excluir
  4. Olá Marcelo, não entendi bem a sua explicação, em HORN... quando vc diz: "Quanto mais distante da superfície de comando for o furo, menor será o força necessária para movimentar, mas maior será o curso exigido..." relacionando com a foto; está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está correto relacionar isso com a foto. Caso fique em duvida, pense na porta da sua casa, pegando na ponta é leve para movimentar, porém você desloca muito o seu braço (distância para frente). Entendeu?

      Excluir
  5. Amigo porque meus servos estão pagando na posição de comando quando eu dou pouco comando

    ResponderExcluir
  6. Olá! Qual de deve ser o parâmetro para se definir a espessura do arame de linkagem?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A força exigida pelo comando para ser defletido.

      Excluir
    2. A força necessária é para servos de 15kg!

      Excluir
    3. Eu utilizaria arame 4-40 vendidos em lojas do hobby especialmente para linkagem.

      Excluir
  7. Boa tarde, você saberia indicar algum material mais aprofundado sobrea análise dos servos?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...