Páginas

Comprando dos EUA e China


Depois de alguns meses afastado do blog e sem nenhum post novo, VOLTEI !!! Finalmente consegui reorganizar meu horário e dedicar mais tempo ao meu canal de aeromodelismo.

Sei que esse assunto é de interesse geral, pois todos temos que adquirir peças para nosso hobby, sejam elas para a montagem de um modelo novo, ou apenas para alguma manutenção.
Na hora da compra vem a grande dúvida: Onde comprar! A primeira opção é ir há alguma loja da região e adquirir a peça requisitada, a segunda, comprar via internet de qualquer loja do Brasil e a terceira, comprar de qualquer loja do mundo. Esse tópico é focado na terceira opção: Como comprar aeromodelos ou peças de qualquer parte do mundo (Lê-se EUA e China).


Deixo claro desde já que esse tópico não é patrocinado por nenhum dos sites citados abaixo, ele expressa somente a minha opinião e experiência.
Também não me responsabilizo por nenhum prejuízo ou dano causado pelo uso das informações.

Algumas considerações iniciais:
Ao escolher uma loja para comprar peças, você deve se atentar a alguns critérios: preço, prazo de entrega, risco de taxação da alfândega e qualidade do produto. Não é lógico adquirir um item da China se você precisa dele para o final de semana.

Agora vamos ao que interessa: COMO comprar do exterior!!!



1.    MODO DE PAGAMENTO

A maneira como você vai enviar o dinheiro para o vendedor.

1.1.        PAY PAL: O método mais utilizado e seguro para pagamento on-line é o paypal.com.br, uma empresa multinacional que realiza transação internacional e “conversão” de moedas. Apesar de muitos boatos terem surgidos, a empresa aceita somente cartão de crédito internacional para as compras realizadas no exterior. Dessa maneira seus dados ficam protegidos, o vendedor recebe somente o seu dinheiro, e não seus dados bancários.


1.2.        CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: É como se você comprasse é qualquer loja nacional, seus dados são enviados para o vendedor e ele os repassa para a operadora do cartão. Nunca utilize essa modalidade para comprar de loja não confiável, pois você pode cair em algum golpe.


2.    SITES RECOMENDADOS

2.1.        EBAY.COM: Um site análogo ao Mercado Livre, porém os vendedores são muitos sérios e cumprem a risca o combinado. Além de o site dar grande apoio à compra e garantir a devolução do dinheiro caso a encomenda não chegue. Compro nesse site quando preciso de alguma peça isolada, pois é complicado para incluir muitos itens em um envio.

2.2.        HOBBYKING.COM: Uma loja completa, que vende tudo: desde pequenos detalhes até aeromodelos para motor 50cc. Sempre que preciso de vários itens utilizo o site. Oferecem um bom atendimento online (em inglês), e possuem um depósito no Brasil (o que é viável para alguns itens).


3.    MODALIDADE E PRAZO DE ENTREGA:

3.1.        TRANSPORTADORA: As mais conhecidas são a DHL e FEDEX. É o frete mais caro, normalmente o dobro do envio “comum”. O prazo de entrega (até chegar a alfândega) é curto, geralmente de dois dias a uma semana. O risco de ser taxado pela alfândega brasileira é alto devido às empresas declararem o valor real da mercadoria e possuírem um rápido desembaraço alfandegário.

3.2.        ENVIO COMUM: O método mais barato e, a meu ver, mais compensador. Geralmente a entrega demora de 20 a 50 dias. Possui um risco de taxação pela alfândega menor.



4.    IMPOSTOS

4.1.        TAXA ALFANDEGÁRIA: Imposto cobrado pela importação da mercadoria. A parte federal custa 60% do valor do produto mais frete. A parte Estadual (ICMS) varia de 0 a 20% dependendo do estado de entrega. É impossível saber se esse imposto será cobrado até que sua encomenda passe pelo posto de fiscalização. Caso ele seja cobrado, aparecerá escrito no rastreio da sua encomenda: “Tributado”, você deverá retirar seu pacote nos Correios quando ele chegar e pagar o imposto em dinheiro no ato da retirada. Caso não seja tributado, basta aguardar a entrega no seu endereço. De 45 compras internacionais que já fiz, apenas cinco foram taxadas. A meu ver, a chance de taxação é baixa.

4.2.        IOF: Imposto cobrado por transações internacionais via cartão de crédito. O valor é de 6,38% sobre o valor pago na fatura.


Esse é um resumo do conhecimento necessário para fazer uma compra internacional tranquila. Claro que isso não é nenhuma garantia, eu já perdi um aeromodelo de 1,5m no depósito de Campinas-SP. Segundo os Correios ocorreu um extravio do lote, concluindo, perdi meu dinheiro.
            O segredo é começar e ir aprendendo aos pouco qual é o melhor caminho para comprar peças. A única coisa inviável é “dar” dinheiro para vários vendedores brasileiros que abusam do preço de venda.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Esclareci todas as suas dúvidas? Discorda de alguma informação? Envie-me um e-mail ou comente abaixo, terei prazer em atendê-lo.

4 comentários:

  1. A matéria esta muito boa!
    Só uma observação, os dois sites indicados são de empresar americanas!

    faça uma busca com as seguintes palavras em um sistema de busca e serão apresentadas muitas opções: china rc wholesale

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Morato pela observação.
    Pelos produtos serem enviados da China, não considero a Hobby King como americana.
    Com certeza existem outros sites para compra, indiquei esses dois pois tenho muita experiência com os mesmo e posso assegurar a qualidade e suporte.
    Pesquisei as palavras chaves indicadas e encontrei vários sites, vale a pena procurar.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional.
    Esse artigo do http://www.aeromodelismoeassim.com/2013/08/comprando-do-eua-e-china.html Explicou tudo direitinho. Tirou e exclareceu todas as dúvidas.
    Obrigado.

    José Carlos Lopes de Oliviera

    ResponderExcluir
  4. E aí Marcelo tudo bem gostaria de interar a lista de sites bons para comprar peças de aeromodelismo é o www.towerhobbies.com site dos EUA que vende só produtos originais recentemente comprei alguns servos futaba originais, o frete por correios é super barato a desvantagem é que não tem como baixar a declaração alfandegaria e quando chega no Brasil voce é taxado geralmente em 100 % de tudo que comprou, mais mesmo sendo taxado o custo é similar aos encontrados aqui no Brasil porem com a garantia de originalidade do produto ! valeu um grande abraço parabens pelo site !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...