Páginas

Guardar aviões na pista



            Para a maioria das pessoas isso é algo impensável e desnecessário, mas muitos clubes oferecem um espaço para que os associados deixem seus modelos ali guardados. Dessa maneira, ao ir para o clube não é necessário levar nada, pois todo seu equipamento estará lá pronto para ser usado. Gostaria de agradecer ao Paulo Pasian - presidente do clube Aerobello, sediado em São Roque-SP – que sugeriu este tema.


Exemplo de organização

            Você já deve estar pensando: claro que isso é desnecessário, é tão fácil colocar meu aeromodelo no carro e trazer. Sim, para alguns isso é fácil. Mas você conhece o transtorno que é transportar um aeromodelo “giant” (mais de 50cc) sem uma carreta adequada? Se você soubesse mudaria de ideai quanto a isso, já vi pessoas levarem 40 minutos para deixar seus modelos prontos para voar; isso sem contar o número de parafusos necessários para fixar as asas de um biplano. Mudou de ideia, né?

            Normalmente esses espaços são chamados de boxes, que são construídos pelo próprio clube, e posteriormente alugados aos sócios interessados. Ou seja, isso não é de graça, por isso cada aeromodelista deve avaliar se os custos compensam a comodidade de não precisar desmontar e transportar seus modelos. Não tenho ideia de quanto isso custa, peço que se algum leitor souber, deixe registrado nos comentários.

            Outro ponto importante a se considerar é a segurança. Bons clubes, geralmente, ficam em uma área afastada da cidade, e isso os torna um alvo fácil para os ladrões; e pouquíssimo deles têm algum caseiro ou segurança. Isso não é nada bom quando o valor envolvido é de milhares ou dezena de milhares de reais. Por isso, os boxes devem ser feitos de uma maneira que garanta a total segurança quanto a pessoas indesejadas.

            Por serem grandes, fica inviável para o associado alugar um box sozinho, e em alguns clubes o box é comunitário; ou seja, todos guardam seus modelos em um único cômodo, e todos têm acesso a ele. Desse jeito isso se torna ainda mais complicado, pois seus companheiros podem não ter o mesmo cuidado que você. Não é nada agradável ter sua asa furada, principalmente sem saber como isso aconteceu. Por isso, em box comunitários, você deve conhecer muito bem as pessoas com quem você o divide, caso contrário poderá ter surpresas não muito agradáveis.

            Como todo aeromodelista, também tenho ciúmes dos meus aviões, e gosto de tê-los sempre por perto, seja para admirar ou consertar. Por isso, eu não teria um box desses, até por que para meus modelos isso é desnecessário, pois minha casa os comporta bem, e não é difícil de transportá-los. Há alguns anos os associados do meu clube tiveram a ideia de construir esses boxes com containers, mas não me interessei pelos motivos já falados.

            Caso seja bem construído e planejado, esses espaços se tornam muito cômodos. Já vi um piloto transportando seu biplano 42% (motor 220cc) em cima da camionete para não precisar desmonta-lo, pois além de dar trabalho, demorava meia hora para deixa-lo pronto para voo. Nesse caso seria muito bom que o clube tivesse lugar para armazenar aviões, e de preferência que coubesse com a asa montada.


               Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.

            O que você acha desses espaços? São bons? Você deixaria seu modelo em um desses? Por quê? Deixe seu comentário aqui em baixo.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...