Páginas

Trimagem


            
Sempre que montamos algum modelo, ou precisamos programá-los em um rádio controle, nos preocupamos com vários parâmetros. Um deles é a trimagem, ou seja, manter o modelo voando reto enquanto não for comandado para que ele vire.
            Você já deve ter voado um aeromodelo que necessita de comando para voar reto, isto não é normal, ele está destrimado. Com alguns passos básicos você conseguirá voar mais tranquilo, e alinhado.



            Estes passos contemplam desde o início do ajuste. É importante começar com todas as programações zeradas (trim e subtrim) em um dia com pouco vento:


            1º - Depois de terminado a montagem física da linkagem (arame que liga o servo aos comandos), espera-se que no centro do servo a superfície de comando enteja alinhada. Como mostra a imagem 1.
                Caso não esteja igual a foto, corrija fisicamente até que fique parecido, pelo menos.

Imagem 1 - Servo alinhado

            2º - Vá à programação subtrim (para rádio computadorizado), ou no trim do rádio (para não computadorizado) e ajuste até que a superfície fique mais alinhada possível com o modelo, como mostra a imagem 2.

Imagem 2 - Superfícies de comando alinhadas

            Pronto, seu aeromodelo está pronto para voar, mas não totalmente ajustado. As instruções a seguir devem ser feitas em voo:

       3° - Preste muita atenção na decolagem, pois apesar das superfícies terem sido ajustadas em solo, em voo, elas podem não estar alinhadas como esperado.

       4° - Depois de decolar, suba a uma altura segura e ajuste o trim do rádio para que voe sem subir ou descer, após isto, ajuste o aileron para que o modelo voe sem girar. Este não será o ajuste final, portanto não precisa ficar perfeito, mas quanto mais reto, melhor.

         5° - Observe se o modelo está guinando para algum lado, guinada é o comando dado pelo leme. Caso esteja, corrija no trim do leme.

       6° - Ajuste novamente aileron e profundor, o mais perfeito possível, pois estes são influenciados pelo leme.

       7° - Desse jeito estará quase trimado, mas ainda tem um detalhe simples, mas importante. Faça uma curva “simples”, dê aileron e cabre suavemente. Caso você sinta uma resistência em virar para um lado (ex. esquerda) e muita facilidade para virar para outro (ex. direita), de mais trim para o lado resistente (ex. esquerda). Só termine de fazer este ajuste quando conseguir virar para os dois lados com a mesma facilidade, só então seu leme estará trimado.

      8° - Ajuste novamente aileron e profundor, o mais perfeito possível, pois este será a trimagem final.



Possíveis problemas de “trimagem”:

·         O modelo sobe (ou desce) quando acelero (ou desacelero) [Também se aplica ao leme]:

O problema está no ângulo do motor com a fuselagem. Para ajustar, coloque arruelas no parafuso entre o motor e a parede de fogo. Se subir quando acelera, o motor está puxando pra cima, coloque arruelas nos parafusos de cima. O contrário também é válido.

·         O modelo Rola (gira) quando acelero (ou desacelero):

O problema está na asa, ela está empenada, ou seja, funciona como uma hélice puxando o avião para algum lado. Quando você varia a aceleração ela rola mais ou menos.
Para resolver, estique a entelagem do lado correto até que as duas pontas da asa fiquem paralelas.



            Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.

            Conseguiu trimar corretamente seu aeromodelo? Tem mais alguma dúvida?

12 comentários:

  1. Não entendi essa de ''esticar a entelagem''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a asa esta empenada, como uma hélice, o avião fica com tendencia de rolar (aileron) conforme a velocidade, para isso não acontecer você precisa desempenar a asa (deixar alinhada novamente). E para isso você força ela com a mão para que fique próxima da posição correta e "puxa" (estica) a entelagem, para que esta segure a estrutura da asa alinhada. Entendeu agora?

      Excluir
  2. Como ajustar o trimer no rádio?? É um pequeno botão que fica ao lado das alavancas de controle?? (meu rádio é um spektrun).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ramon, aquele botãozinho que faz clique para cima e para baixo ao lado do stick do rádio.

      Excluir
  3. Amigos, tenho um Yak balsa com um probleminha, quando cabro 35% ou mais o aeromodelo tem uma tendencia de entrar em parafuso, gira em seu eixo, sempre em sentindo Horário olhando por tras, isso seria um problema de trimagem de leme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não Rogério, provavelmente é um estol de ponta de asa por cabrar rapidamente, é relativamente comum. A solução seria cabrar menos ou mais lentamente. Caso não seja esse o problema entre em contato novamente.

      Excluir
    2. Obrigado pela ajuda Marcelo. Seu comentário é bem condizente, concordo com voce, apesar de ocorrer em meus modelos acrobáticos, tipo Slick e Yak, mas são modelos com 1 servo de profundor, ja me disseram que regulando o profundor com 2 servos( separado) resolveria o problema. Este fim de semana, trimei torto visualmente o leme e o problema resolveu, apesar que parece que o aeromodelo não voa mais reto.

      Excluir
    3. Também tem razão sobre cabrar menos, com menos comando não ocorre o problema, mas com pouco comando não sai um torque roll. rs

      Excluir
    4. Como você aproxima para o tork-roll? Com muita velocidade? Pode ser esse o problema, tente ir aumentando gradativamente o ângulo de ataque (consequentemente reduzindo a velocidade) e fazer um harrier/hover antes de entrar no tork-roll. Não é cabrar menos, e sim de maneira mais gradativa e suave para evitar o estol.
      A questão de usar um servo ou dois acredito não ser tão importante, apesar que com um servo a chance da superfície oposta ao servo torcer é maior.
      O que você pode tentar fazer é o balanceamento (CG) do eixo longitudinal, colocando chumbo na asa que sobe no estol. Pode ser que resolva.
      Para trimar o ideal é em voo mesmo, recomendo a trimagem visual (alinhar parte móvel à fixa) somente para o primeiro voo; depois disso toda a trimagem deve ser em voo. Algumas vezes mesmo com o avião voando reto, as superfícies podem estar tortas (defletidas), isso significa que há algo mais torto no avião, mas não é motivo para se preocupar.

      Excluir
  4. Como faço quando o aeromodelo estiver no alto continuo acelerando direto no máximo ou meia aceleraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo é que a trimagem do avião não mude em meia ou total aceleração, caso você não queira fazer o ajuste de motor conforme descrevi em outro artigo, eu diria para trimar com a aceleração que você mais voa, assim a correção em voo será menor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...