Páginas

Manutenção em tanque de combustível



A grande maioria dos aeromodelistas não mantém uma manutenção periódica em seus modelos. Mas será realmente necessário?
Minha última experiência com motores à combustão indica que sim. O culpado??? Uma borrachinha!!!



Há tempos percebo uma pressurização deficiente no meu motor glow .61 e por estar chegando um campeonato de acrobacia, resolvi fazer uma manutenção geral em meu aeromodelo, um YAK 54.

O primeiro problema que lembrei foi o servo do acelerador, quando o motor em marcha lenta, o servo ficava tremendo, como se não encontrasse a posição correta. Após retirar o servo, percebi que estava cheio de combustível. Observei as conexões da bateria, e todas também estavam molhadas.

Por causa destes componentes molhados lembrei-me de outro problema, quando o tanque enchia, no abastecimento, escorria combustível pelo cowl. Resolvi investigar. Retirei o tanque do lugar, soprei uma mangueira, tampei a outra e percebi um grande vazamento, mas não consegui detectar o local.

Levei o tanque para uma pia, a enchi de água e mergulhei o tanque. Após soprar a mangueira como antes, percebi que o vazamento vinha da vedação (borracha preta). Levei-o novamente a bancada para desmontá-lo.

Tanque e seus componentes desmontados
Tive grande dificuldade na hora de tirar a vedação, ela estava muito dura, pronto, fonte do problema encontrada. A borracha ressecou, não vedando corretamente. Quando o tanque enchia e a pressão interna subia, o combustível vazava, molhando o chão, o servo e as conexões da bateria.

Borracha de vedação ressecada

Comparação: Vedação ruim e boa

Após encontrar o problema, substituí a vedação, verifiquei a condição do pescador e reapertei os parafusos. Sequei com ar quente a placa eletrônica e lubrifiquei as engrenagens do servo, que ficou como novo. Enxuguei as conexões da bateria e realoquei em um local mais alto, para não molhar em caso de vazamento.

Tanque remontado
Aprendi algumas coisas com o ocorrido: Tudo precisa de manutenção periódica, não necessariamente mensal, mas conserte toda vez que aparecer um pequeno problema, pois este pode se transformar em um grande. Caso nunca quebre, verifique tudo uma vez ao ano, isso lhe poupará muita dor de cabeça.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Realiza manutenção periódica em seu aeromodelo? Teve algum problema parecido?

3 comentários:

  1. comprei um aero que foi desenvolvido para ser usado com motor a gasolina, porem instalei um motor glow e nao notei que a borracha do tanque era pra gasolina, voando em baixa velocidade o motor comecava a falhar e na retomada apagava, fui ver tinha um vazamento, troquei a borracha do tanque por borracha para glow, e meus problemas acabaram.

    ResponderExcluir
  2. Poderia me dizer mais sobre o respiro/pressurizador?
    Por eles que se abastece?
    Respiro e pressurizador ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pressurizador e o respiro são a mesma mangueira, e serve para sair o ar enquanto se abastece ou pressurizar o tanque com a pressão do escape enquanto voa para o combustível ser "empurrado" para o carburador.
      Não, o ideal é se abastecer pela mangueira do carburador ou por uma tercceira mangueira com esse fim.
      Não, respiro quando vai abastecer e pressurizador enquanto o motor funciona, mas é a mesma mangueira.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...