Páginas

O tamanho ideal da pista



            Um dos grandes obstáculos para a popularização do hobby [consciente] é a falta de locais adequados para voo. E não me refiro a pistas referências nacionais em infraestrutura, sei que isso é algo muito distante para a maioria dos aeromodelistas. Falo sobre aquele campo básico com uma boa área de voo e pista plana para pousar e decolar. Hoje irei mostrar o que eu considero o mínimo necessário para se voar com segurança, claro que os requisitos mudam conforme os aviões.


Demarcação áreas da pista

            A primeira coisa a se observar é a área de voo, pois todo o resto é possível construir com um mínimo de dinheiro e boa vontade. Geralmente o problema é o relevo e as árvores, visto que é extremamente perigo sobrevoar pessoas, veículos e casas. A área deve ser plana (pelo menos no local da pista), não possuir árvores grandes (pomar não conta) a menos de 50 metros da cabeceira da pista pretendida e 80 metros à frente. Árvores pequenas (até 5 metros) não representam grande problema para a área de voo, pois não tiram a visão e são facilmente passadas. E árvores grandes isoladas na área de voo também não representam grande risco

            Para abrir um espaço mais facilmente para pista, o ideal é que o terreno seja consideravelmente plano, claro que mesmo assim ainda será necessário passar máquinas para aplanar e compactar o solo. Podemos dizer que o comprimento é diretamente proporcional ao tamanho dos modelos voados, mas ela deve ter no mínimo 80m, e isso é o mínimo mesmo, menos que isso torna a pista imprópria para voos confortáveis de iniciantes. O máximo (sem exagero) seria 250m, com esse comprimento é possível pousar qualquer tipo de modelo, inclusive jatos extremamente rápidos e grandes.

            Outro ponto esquecido, mas muito importante é a largura, pois todos pensam somente no comprimento, mas só quem já pousou em espaços estreitos conhece a dificuldade. Quando a pista é de terra, largura não é problema, devido não ser tão cara a ampliação lateral. Porém, quando o piso é caro (grama ou asfalto) a coisa fica mais complicada, pois o custo não é pequeno. A largura que considero mínima é 7 metros, e não pense que será fácil acerta-la no pouso. O máximo (também sem exageros) é 20 metros, e piloto que já voou em uma pista dessa largura sabe que é bem larga. Assim até “manicaca” acerta.

            Outro detalhe esquecido é a área de escape, aquele pedaço livre em volta de toda a pista, para que o avião não bata em nada caso saia. Para pistas de terra e grama, esta área pode ser de mato bem baixinho ou terra, respectivamente. Já para pistas de asfalto, o melhor é fazê-la de grama. Sempre lembrando que ela deve ter pouco desnível para a pista, caso contrário o modelo terá dificuldade em passar na divisa. O tamanho necessário é de meia a uma largura em cada lado, e pelo menos 15 metros em cada cabeceira. Assim a operação se torna mais segura, e erros básico não quebram os aeromodelos.

            Para o conforto do piloto, o ideal é construir ao lado da pista, recuada pelo menos 15 metro da área de escape, uma cobertura com bancadas para os equipamentos. Este seria um local para todos ficarem enquanto não voam, também é aquele lugar para “bater um papo”, recarregar as baterias, consertar as lenhas e descansar. A área coberta deve abrigar todos os pilotos sem aperto, e resistir bem a ventos (muito importante).

            Claro que tudo o que disse não é uma regra, só quis registrar os números para aqueles modelista que têm a intenção de montar sua própria pista ou associação.


               Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.

            Caso possuam mais dúvidas ou queiram ajuda para dimensionar uma boa pista, entrem em contato comigo que terei o maior prazer em ajuda-los. Discorda das dimensões? Deixe sua opinião abaixo.


15 comentários:

  1. Ola amigo, você saberia me dizer qual o tipo de grama usado nas pistas de grama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boas dicas.gostaria de saber como faço procedimento para saber a direção do vento em favor da pista para não construir-la errada.

      Excluir
    2. A maneira mais precisa seria procurar a estação meteorológica mais próxima da pista e ver o vento predominante com eles: centros de pesquisas, universidades, escolas... Uma outra maneira é ver o posicionamento da pista do aeroporto mais próximo ou até mesmo conversar com eles, pois a pista pode ter sido feita com algum desvio em relação ao vento predominante.

      Excluir
    3. Amigo meu muito obrigado e desculpe por tanta demora,essas dicas vai mim favorecer muito valeu amigão.

      Excluir
  2. Somente para parabenizar o site "Aeromodelismo é assim", pela importância dos temas abordados e a forma clara e agradável como são apresentados.
    Paulo Remígio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo, o objetivo do site é exatamente este: transmitir conhecimento de forma aberta e fácil. Caso tenha qualquer sugestão de tema fique a vontade para enviar. Abraços.

      Excluir
  3. Bom dia nobres colegas!

    Vocês sabem se há alguma norma para pintura das faixas numa pista de aeromodelismo?
    Fui informado que o Clube daqui ganhou algumas latas de tinta e estamos com dúvidas com relação às dimensões.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma acredito que não, mas geralmente se faz a "faixa de pedestre" nas cabeceiras, contorno contínuo em branco, e center line amarela tracejada.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Acho 18m de escape em cada cabeceira muita coisa, como sua pista é curta, eu deixaria sem escape nas cabeceiras, para que ela fique maior. Quanto mais longe da cerca melhor, distância lateral uns 10m está bom, mas nas cabeceiras deixe o mais longe possível, pois atrapalha bastante o pouso. Antes da cerca, coloque uma tela para segurar os aeros que não pararem, assim se enroscam na tela, e não se cortam na cerca.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até existe, mas são pesquisas longas feitas por especialistas. Algo fácil é saber o posicionamento da pista do aeroporto mais próximo, ou conversar com algum morador de longa data do local.

      Excluir
  6. Bom dia excelente explanacoex sobre como construir uma pista para ultra leves

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Estou querendo comprar um sítio ou chácara futuramente. Umas das coisas que pensei em fazer é uma pista para aeromodelismo. Mas antes de me aprofundar nas idéias, já me preocupei com uma coisa. Eu, sendo o dono da pista, preciso de alguma licença? Ou somente os donos/pilotos dos aeromodelos? Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...