Páginas

Campeonato escala



            Escala é reproduzir uma aeronave real como aeromodelo rádio controlado, e quando digo uma aeronave não é no sentido genérico, como um T-6, e sim especificamente o T-6 do Cel. Braga (PT-TRD), por exemplo. E para que isso seja possível o aeromodelista torna-se muito mais que um piloto, precisa ser um detetive da história e ir atrás dos mínimos detalhes da aeronave real “copiada”.





            As categorias oficiais (não promocionais) são regulamentadas em nível mundial pela FAI (Federation Aeronautique Internationale) e ranqueadas no Brasil pela COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo).

            O ranking é bianual, e classifica os pilotos das categorias oficiais para representarem o Brasil no campeonato mundial organizado pela FAI. O peso das competições nacionais se distribui da seguinte maneira:

            - Copa Brasil, peso três;
            - Campeonato Brasileiro, peso cinco.


            Para participar é necessário entregar uma documentação para comprovar a existência da aeronave real e o detalhamento do modelo. A complexidade das fotos varia conforme a categoria desejada, começando com somente três simples fotos da aeronave real, para as categorias promocionais.

            O julgamento estático (quando o modelo fica parado, não em voo) se baseia em confrontar o aeromodelo - a cinco metros de distância do juiz - com a documentação apresentada. Detalhes como: complexidade de confecção, marcações, cores, e realismo também são critérios de análise.

            O voo é julgado por completo - acredito que seja a única categoria de competição em que o pouso é pontuado – e possui três manobras obrigatórias para todas as categorias: Decolagem, 360º descendente e pouso (as outras manobras variam conforme as categorias). Todos os quesitos do voo são levados em consideração: velocidade, estabilidade, procedimentos, barulho do motor e suavidade das manobras. Ou seja, em tudo deve ser parecido com a aeronave real.

            A distribuição de pontos entre o voo e o julgamento estático é feita da seguinte maneira:

            Oficiais: 50% voo e 50% estático;
            Promocionais: 2/3 voo e 1/3 estático.


            Há duas categorias de voo oficiais e duas promocionais que visam incentivar a entrada de novos pilotos:



Sporting Scale (promocional)




            A principal característica dessa categoria é não limitar o fabricante do aeromodelo, ou seja, vale tudo, até mesmo modelos ARF sem nenhuma modificação. A única restrição é quanto ao peso, que não deve exceder 9 kg.

            A documentação apresentada pode ser simples, a exigência mínima é de três fotos da aeronave real.

            O voo deve conter três manobras obrigatórias: decolagem, pouso e 360º descendente; e mais duas manobras a escolha do piloto, podendo até mesmo ser manobra característica do modelo, com pulverização ou lançamento de bomba.


Show Scale (promocional)




            É igual à categoria Sporting Scale, a única diferença é que os modelos devem ter mais de 9 kg. Todas as demais regras continuam sendo válidas.



F4C (oficial)




            O piloto deve ser o construtor do aeromodelo, o aeromodelo não pode ter sido comprado pronto ou construído por outra pessoa.

            Para comprovar a construção do modelo e demonstrar os detalhes, uma declaração deve ser assinada e entregue no começo da prova. Fotos podem ser anexadas para comprovação.

            Além da declaração, uma vasta documentação da aeronave original é exigida, como desenho do construtor do original e fotos oficiais.

            O ponto principal das categorias oficiais está em reproduzir corretamente os detalhes e comprovar que são iguais ao real.

            O voo ocorre em três baterias com um total de 10 manobras realizadas, estando entre elas, obrigatoriamente: decolagem, pouso, oito horizontal e 360º descendentes. As outras manobras ficam a escolha do piloto. Caso o aeromodelo realize alguma manobra específica, como lançar bombas ou paraquedistas, também pode ser considerada.

            O limite de peso é 15 kg, o que geralmente significa motores na faixa de 50cc.


F4H (oficial)




            O piloto deve ser o construtor, ou ter alterado consideravelmente o acabamento de um aeromodelo já construído; ou seja, é um pouco mais aberta que a F4C no quesito construção. Todas as outras regras da F4C continuam válidas na F4H.


Material de referência:



            Espero ter elucidado e desmistificado a categoria para vocês, o primeiro passo é começar: pegue seu ARF escala e entre na Sporting Scale, com o tempo você vai conhecendo pessoas, técnicas e conseguirá se aventurar nas categorias oficiais.


    Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



        Caso tenha qualquer dúvida sobre a categoria pergunte aqui em baixo nos comentários ou no grupo do Facebook diretamente para os especialistas em escala.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...