Páginas

Glow, suas agulhas e regulagens



            O “motor glow” é muito popular no aeromodelismo desde seus primórdios, ultimamente começou a perder espaço para o motor elétrico e para o à gasolina; o primeiro por ter crescido, e o segundo por ter diminuído. Vejo que muito têm vontade de possuir um, mas por necessitar de regulagem de agulhas [como todo motor à combustão] acabam desistindo. Irei explicar como se faz para regular um motor glow e, quem sabe, dar o empurrão que faltava para você montar o seu.





            Sempre lembre-se que hélice não é brinquedo, tome muito cuidado com ela.  

            Antes de tudo vou explicar alguns termos que são utilizados para que você compreenda melhor a matéria:

            - “.61”: É a unidade de medida para motor glow, e representa 0,60 polegadas cubicas. Nada tão misterioso como você imaginava. Certo?

            - Agulha de alta: É a regulagem de fluxo de combustível (proporção ar/combustível) quando em alta rotação. Geralmente é a mais visível e grande.

            - Agulha de baixa: É a regulagem de fluxo de combustível quando em baixa rotação. Geralmente fica dentro do carburador e sua regulagem é feita com uma chave de fenda pequena.


            Agora vamos à regulagem.

            O primeiro passo é ajustar as duas agulhas conforme o manual sugere, geralmente é duas voltas na alta, e uma volta e meia na baixa. Esse é o primeiro passo para que pelo menos o motor ligue, caso você não faça isso ele pode dar mais trabalho para funcionar.

            Depois, ligue o motor: Abra completamente o carburador e tampe-o com o dedo (caso não tenha acesso a ele, tampe a saída do escapamento), vire a hélice até que um pouco de combustível pingue pelo carburador, desacelere e encaixe o acendedor de vela (ni-starter), com uma chave de fenda (ou pedaço de mangueira, ou toco de madeira; nunca com o dedo) gire a hélice com força no sentido anti-horário até que funcione. Logo após, com muito cuidado, retire a acendedor de vela.

            A primeira agulha a ser regulada é a de alta, por isso acelere tudo lentamente e o mantenha acelerado, peça para que alguém segure o aeromodelo. Comece a fechar “clique-a-clique” a agulha (de alta, esqueça a de baixa por enquanto), perceba que cada vez mais o motor sobe a rotação e seu som fica mais agudo. Após certo ponto a rotação começa a cair novamente, então antes disso, no ponto de maior rotação, você para de fechar.

            Essa é a máxima potência que o motor pode atingir, porém, com a agulha muito fechada, é provável que o motor sobreaqueça e apague em voo, por isso, comece a abrir novamente a agulha sem que a rotação cai, ou seja, quando começar a cair, volte alguns clique. A primeira regulagem da alta está concluída.

            Agora faça o contrário, esqueça a agulha de alta, vamos trabalhar somente com a de baixa.

            Esta é um pouco mais chata, e geralmente temida pelos modelista, mas não possui segredo, com o tempo você acostuma. O seu “problema” é que necessita de um ajuste preciso para garantir um constante e rápido aumento de rotação. Outra função é garantir que o motor funcione por tempo indeterminado quando em baixa rotação, ele não deve morrer mesmo quando estiver por muitos minutos em baixa rotação.

            Primeiro testamos a retomada, deixe o motor em baixa por alguns segundos e acelere rápido, provavelmente ele vai engasgar antes de ir para alta [rotação], se isso acontecer feche um oitavo de volta e faça o procedimento novamente. Repita quantas vezes for necessário até que o motor responda rápido e sem engasgar. Caso o motor não melhore sua resposta a cada fechada de agulha, faça o procedimento reverso: abra a agulha.

            Assim que o motor responder bem, comece a próxima etapa.

            Vamos verificar agora se ele não morre quando fica em baixa rotação por bastante tempo. Mantenha o motor em baixa rotação por 30 segundos e depois acelere bruscamente. Se ele morrer, abra em um oitavo a agulha de alta; se engasgar antes de acelerar, feche em um oitavo. Repita novamente até que o motor não engue e nem morra quando acelerado bruscamente após ficar um bom tempo em marcha lenta.

            Quando regulado, um motor pode fica rodando o tanque inteiro em marcha lenta, que mesmo assim continua funcionando e deve acelerar rapidamente quando solicitado.

            Com tudo isso regulado, só falta mais um fino ajuste na agulha de alta. Por segurança, com a ajuda de outra pessoa, acelere totalmente o motor e incline seu modelo a 45º, o motor não deve perder rotação e nem morrer. Volte ele para a horizontal e repita o procedimento, agora o inclinando à 90º, ele novamente não deve falhar. Caso perca rotação em alguma dessas inclinações, abra dois ou três cliques a agulha. Repita isso tanto quanto necessário para que ele pare de falhar.

            Pronto, o motor está regulado e pronto para voar, bom voo !!!

            Alguns detalhes que valem a pena serem ditos:

            - A regulagem da agulha de alta pode variar com a temperatura, umidade do ar e altitude; por isso pode ser necessário fazer pequenos ajustes todo final de semana, ou mesmo quando o piloto sentir perda de potência em voo (abra a agulha);

            - A agulha de baixa raramente pede para ser regulada novamente, por isso, não altere sem ter certeza de que é necessário;

            - Mudar o combustível pode significar regular novamente o motor;

            - Depois de regulado pela primeira vez, como o descrito na matéria, não será necessário voltar as agulhas para posição do manual a cada regulagem, comece do ponto que está dando problema.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Espero que agora você tenha perdido o medo e consiga regular sozinho seu motor glow, mas caso você tenha qualquer problema ou dificuldade fique a vontade para entrar em contato conosco para pedir ajuda.


18 comentários:

  1. preciso de ajuda, fui limpar meu motor os55 que caiu e a agulha saiu e notei que ela quebrou a pontinha que ficou no carburador, sera que tem como retirar a pontinha da agulha ou tenho que comprar outro carburador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que em um primeiro momento não seira necessário comprar outro carburador. Tente tampar um lado da linha e pressurizar o outro com a bomba de combustível ou borrifador de álcool, espero que assim a ponta sai do buraco.

      Excluir
  2. ola preciso de ajuda, tenho um motor glow evolution 46.. hoje o liguei , com muiiiiito custo... funcionou, mas ficou mantendo na lenta , mesmo abrindo o carburador ,querendo afogar e cospindo combustivel.. qual o problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se entendi o que disse me parece que o motor está com a alta muito aberta, pois está cuspindo combustível. Tente fechar um pouco mais. Para a primeira partida e início da regulagem siga o número de voltas sugeridos pelo fabricante, consulte o manual.

      Excluir
  3. perdi a agulha da lenta do meu motor jbs .56 agora vou ter que comprar outro carburador inteiro??

    ResponderExcluir
  4. Meu Glow OS 55 na agulha de alta com uma volta e 1/4, funciona na lenta com o start na vela, quando retiro o start o motor apaga (vela nova)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa regular a agulha de baixa, descubra se ele morro por falta ou excesso e corrija a mistura.

      Excluir
  5. Olá Marcelo bom domingo, obrigado pela resposta. Marcelo desconfio que a agulha de baixa está com sujeira ou o anel de vedação está defeituoso. Diga para eu sacar essa agulha de baixa tenho que ir girando ela no sentido horário até que eu possa puxa-la pelo outro lado (braço da aceleração)pois, quanto tento regular a mesma, tanto no sentido horário como no anti, o motor apaga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que para tirar a agulha de alta você deve girar no sentido anti-horário, como todo parafuso. Nunca tirei uma agulha de baixa, mas a de alta funciona assim.

      Excluir
  6. Só quero agradecer pela matéria, me ajudou. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bom DIa!, gostaria de uma ajuda se possivel.
    Estou com um motor OS FS 52 4 tempos, gostaria de saber qual a medidas de regulagem das válvulas , e qual a regulagem das agulhas indicado de fabrica,

    Ou se alguem sabe de algum lugar que possa baixar o manual de fabrica, pois não encontro em lugar nem um

    Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  8. Meu magnum .61 esta morrendo quando acelero muito. A agulha de alta esta em 1 1/2 voltas. Teria como me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por essa descrição é difícil dizer com certeza, mas tente abrir a agulha de alta.

      Excluir
    2. Eu gosto de ler, pesquisar e aprender aos poucos pois não concordo em ficar dependendo de outras pessoas pra regular meus motores (afinal é obrigação do aeromodelista à combustão, saber como funciona o seu motor). Realmente apesar de motores 2T serem simples na construção e funcionamento, são exigentes e exigem conhecimento, caso contrário dão um banho de dor de cabeça. O que vemos de mais comum são pessoas que não sabem e/ou não querem aprender a regular e em contrapartida falam mal de determinadas marcas (mesmo que sejam boas). Parabéns Comte. Vieira pelo ótimo texto, claro e de fácil entendimento, resumindo anos de aprendizado de glow nas pistas.

      Excluir
  9. Ola Marcelo bom dia,
    voce poderia confirmar se este texto sobre regulagens de motores glow vale pros dois tios de motores 2T e 4T.
    Obrigado.
    Danilo Ricardo Pianuci
    Charqueada SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito semelhantes Danilo, a diferença mais marcante é que o 4T não grita tanto em alta rotação.

      Excluir
  10. Boa tarde... Tô com um asp 108 e quando acelerado ao máximo,volto o stick ao zero mas ele demora muito a cair a rotação oque pode ser?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...