Cortando uma asa de Isopor®


            
Existem algumas maneiras de construir uma asa, um dos materiais mais comuns é o Isopor® (nome comercial mais conhecido do poliestireno expandido). Por ser “leve” é indicado para diversos tipos de aeromodelo, desde miniaturas até Giants (aeromodelo com mais de 2m de envergadura). Aceita ser revestido com madeira ou fibra de vidro para aumentar sua resistência.
            O Isopor® pode ser encontrado em lojas de aeromodelismo, depósitos de telha (usado para construir laje) ou em embalagens de equipamentos grandes. O importante é ser de um tamanho que dê para cortar a asa e possuir a densidade correta (não muito mole, como os de papelaria, e nem muito duro, para não agregar peso desnecessário).

Bloco de Isopor bruto
          O arco de corte precisa ser construído em casa. Você pode utilizar um arco de qualquer material que mantenha o fio esticado: alumínio, madeira, fibra de vidro, entre outros. Para o fio use arame de aço fino (entre 0,5 e 2 mm).  No aquecimento, pode-se usar um carregador de bateria de carro com uma lâmpada incandescente de 200W (para arco de 70cm), quanto maior o arco, menor a potência da lâmpada.

Arco de corte para isopor
       Recorte o perfil da asa em um material resistente a temperatura do fio de corte: Fórmica®, Eucatex, MDF ou madeira. Mantenha um “pino” em cada extremidade para auxiliar no corte.

Perfis em MDF e pregos de aço inox
            Fixe 4 pregos, com um martelo, em cada perfil, coloque-o na lateral do isopor e finque os pregos, com o dedo, no Isopor® para que o perfil não se mova.

Pregos cravados nos perfis
Perfil fixado pelos pregos
            Coloque um peso em cima da placa para que ela não se mova durante o corte.
           Com o arco ligado, passe o fio sobre um lado do contorno do perfil, em uma velocidade não tão lenta capaz de “marcar” a asa e nem tão rápida, que envergue o fio.

Arco cortando o Isopor

Primeiro lado cortado
            Gire a placa e corte da mesma maneira o outro lado.

Segundo lado cortado

            Agora basta retirar os perfis de madeira e dar acabamento na asa: Lixando e depois entelando ou pintando.
Asa pronta para acabamento com lixa


            Pretende fazer sua próxima asa de isopor? Conhece outra técnica mais fácil?
Avaliação:

2 comentários:

  1. Para chapear isopor com balsa, prefiro cola Epoxi (30 min), pois assim tenho tempo de alinhar tudo antes que ela seque. Uso CA para "pontear" e segurar o chapeamento no lugar até a Epoxi secar.

    ResponderExcluir