Páginas

Gincana



            Em geral, o aeromodelismo é somente diversão, mas competir de vez em quando não faz mal a ninguém. Algumas competições demandam aviões caros e muito treino, como: IMAC, campeonato escala e F3A. Outras, apenas aviões básicos e sem ligação sentimental com o piloto, pois tenho certeza que você não gostaria de derrubar seu modelo predileto.


Prova do estouro do balão preso, observe a fibra de vidro sustentando o balão


            E sobre esta que vou comentar: A gincana. O próprio nome já explica, é uma “competição” que através de provas fáceis testa a habilidade dos pilotos. A parte do quebrar avião não era brincadeira, como os modelos voam muito próximos, ou passam perto de objetos fixos, o risco de queda é grande.

            Claro que nesse caso o limite é a imaginação, mas explicarei como funcionam algumas provas, quem sabe você não se anima e realiza uma no seu clube ou entre seus amigos:


            Caça à raposa: A mais clássica e famosa, o objetivo é cortar uma faixa (papel crepom ou higiênico) que está presa atrás de um aeromodelo (a raposa). Todos os modelos decolam ao mesmo tempo, quem cortar primeiro é o vencedor. Vale de tudo para ganhar, inclusive derrubar a raposa, acertando-a com seu modelo.

                Combate: Nessa modalidade todos decolam com uma fita presa ao modelo, cada 50cm de fita cortada diminui 5 pontos. O objetivo é cortar a fita dos adversários e proteger a sua. Cada piloto decola com 60 pontos, quem perder menos ganha. 

            Lançamento de ovo: Parece simples, mas é muito perigosa para o mecânico. O aeromodelo decola com um ovo, pode ser dentro de um copo fixado na asa ou com algum dispositivo para lança-lo. Quando estiver na posição desejada, o piloto solta o ovo e o mecânico corre com uma bacia para pegar. Claro que com a queda tudo vira uma omelete, mas o objetivo é acertar a bacia, e não reutilizar o ovo.

            Ovo ao alvo: É necessário marcar um alvo no chão. Com um copo preso na asa, como na prova anterior, o piloto lança o ovo para acertar o mais próximo possível do centro do alvo.

            Prova da faixa: Uma faixa de papel quebradiço é esticada entre dois pilares fincados um em cada lado da pista. O objetivo é passar com o aeromodelo por baixo da faixa sem tocar o solo, mas a cada passagem bem sucedida a faixa desce alguns centímetros.

            Estouro do balão preso: Uma bexiga é presa alguns metros acima do solo. Para bexigas cheias de ar, é utilizada uma vareta de fibra ou bambu para suspendê-las; Para bexigas com gás Hélio, uma linha fina basta. O objetivo e passar com o aeromodelo e estoura-la.

            Estouro do balão subindo: Uma bexiga de Hélio é solta por um juiz, e os pilotos devem estoura-la enquanto sobe. A dificuldade é que todos estão voando ao mesmo tempo, e o risco de trombar em ar é grande.

Pouso curto: Uma faixa é pintada cortando a pista (posição transversal), os pilotos precisam tocar na pista após a demarcação. Quem usar o menor pedaço da pista para pousar vence. Detalhe: quem tocar antes da faixa está fora da competição.

Pouso de precisão: Um alvo é pintado na pista, é necessário que ele tenha pelo menos três demarcações, cada uma valendo uma pontuação. Cada piloto tem três pousos, o primeiro lugar que o trem de pouso tocar é o que conta, o que somar mais pontos vence.

            Urubu Flight (planeio): Todos os modelos decolam ao mesmo tempo e sobem o máximo possível, e depois de um tempo determinado todos matam o motor (ou param de aceleram, para elétricos). O último que pousar vence.


              Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Pelo que eu lembro essas são as provas, se você conhece mais alguma, diga no comentário. Já participou de gincanas? Como foi a experiência? Se não, chegou a hora de organizar uma, mãos à massa.

3 comentários:

  1. Tem a dança das cadeiras, todos decolam e ficam voando a meia altura enquanto toca musica, quando a musica parar o ultimo a pousar perde a vez.
    A cada etapa vai elimando um ou mais competidores, sendo feito de prévio acordo

    ResponderExcluir
  2. a gente faz muito tiro ao alvo aqui em Goiânia, eu e meus amigos pegamos um aero mais velho elétrico e tentamos acertar ele com uma espingarda 5.5 ao descer contamos os chumbinhos que estão nele rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...