Páginas

Caseirol: o glow feito em casa



Tempos atrás a grande maioria dos aeromodelistas manipulava o próprio combustível em casa; o combustível pronto era muito caro, não havia tantas opções como hoje e era difícil de encontra-lo. Além disso, os componentes básicos do glow (metanol e óleo de rícino) eram razoavelmente fáceis de serem encontrados a venda em Farmácias.

Conheço gente que até hoje faz seu próprio combustível e muita gente está entrando nessa devido à elevação do preço do glow. O uso do combustível caseiro (Caseirol) pode ser uma alternativa de redução de custo, desde que seja feito com critério, qualidade e segurança.





Componentes Básicos

- Metanol, também chamado de álcool metílico;
- Óleo de rícino, conhecido como óleo de mamona.


Ambos devem ser do tipo PA (para análise). Pois este tipo garante auto índice de pureza, baixo índice de umidade e ausência de outros componentes contaminantes.

Atenção, caso o óleo de rícino adquirido seja para consumo medicinal, jamais deve ser utilizado, pois poderá conter açúcar o que seria muito prejudicial para o motor.


Aditivos ou alternativos

Há quem indique o óleo para motores dois tempos à álcool (óleo para Kart), segundo o fabricante, este óleo possui mais de 50% de óleo de rícino e o restante é sintético. Na embalagem diz que é indicado para aeromodelismo; eu não vejo problema em usar este óleo, tanto puro quanto misturado com o rícino, muitos usam.

Caso sinta a necessidade de aditivar com nitrometano, é só respeitar as recomendações do fabricante do motor e adicionar a quantidade certa. O único problema é que é um produto caro e pode encarecer muito a sua mistura caseira, ao ponto de inviabilizar sua receita.

Há quem use acetona como aditivo no lugar do nitrometano. A proporção não pode passar de 6% senão pode começar a derreter mangueiras e vedações em geral.


Formulações

Segue algumas formulações básicas, para simplificar as contas. Mas você pode fazer os seus cálculos para atingir os volumes e as porcentagens que desejar.

- 4 Litros de Metanol + 1 litro de óleo de rícino = 5 litros de glow com 20% de óleo;

- 5 Litros de Metanol + 1 litro de óleo de rícino = 6 litros de glow com 16,6% de óleo (mistura mais comumente utilizada e que atende a maioria dos motores 2 tempos);

- 4,7 Litros de Metanol + 0,3 litro de acetona + 1 litro de óleo = 6 litros de glow com 5% de acetona e 16,6% de óleo;

- 4,4 Litros de Metanol + 0,6 litro de nitrometano + 1 litro de óleo = 6 litros de glow com 10% de nitro e 16,6% de óleo.


Resultados

Quem usa recomenda, os resultados de rendimento e durabilidade dos motores são semelhantes ao dos combustíveis comprados. Assim como qualquer alteração de marca ou tipo de combustível, será necessário regular o motor.

Lembre-se que antes de existir os combustíveis prontos o único jeito de se obter o glow era formulando em casa. Dentro dos galões de combustíveis prontos, há basicamente: metanol, óleo (vegetal e/ou sintético em proporções variadas), nitrometano (cuja função gera outro artigo e outras discussões), corante e supostos aditivos que sabemos lá o que são.

O motor para funcionar parecida basicamente de Metanol e óleo. Isso o caseirol tem. O que precisamos a mais então?


Riscos

Assim como há motores que voam com caseirol há 10 anos sem problemas, há motores que já abriram o bico mesmo tendo usado combustível comprado a vida toda. Tudo é uma questão da qualidade dos componentes, da maneira de usar e da conservação dos motores, tudo pode variar e levar ao sucesso ou à ruína.

Acredito que o risco de usar o caseirol seja menor que o de usar uma marca desconhecida de combustível comprado pronto. Afinal no caseirol você sabe o que tem dentro do galão. Já no combustível comprado você vai ter que confiar no que está escrito na etiqueta.


Recomendações importantes

- Use luvas e proteção nos olhos ao manusear o metanol. Lembre-se de que se trata de um produto tóxico e cancerígeno;
- Faça este serviço em um espaço bem arejado e procure não inalar os vapores das substâncias;
- Fique longe de fontes de chama e faíscas pois são substâncias altamente inflamáveis;
- Se você for menor de idade, somente mexa com estes produtos na presença de um adulto;
- O site Aeromodelismo é Assim e o autor do texto não se responsabilizam por possíveis danos à saúde, ao motor ou ao aeromodelo que este texto venha causar. Qualquer experimento é de inteira responsabilidade de seu executor, este texto é meramente informativo e baseado na experiência de seu autor.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


O que achou do caseirol? Você já tinha ouvido falar dele? Testou o combustível? Conte-nos como foi sua experiência aqui embaixo.



Escrito por Márcio Barcelos



13 comentários:

  1. bom artigo,
    eu fiz bastante vezes este tipo de combustivel, pois onde moro é distante dos grandes centros comerciais, tudo conspirando para o alto custo do transporte,
    lembro que comprei um motor thunder tiger pro 46,voei uns cinco anos com esse motor e terminei vendendo o modemolo com o motor, sempre preparando o meu combustivel, comprando o óleo nas farmacias e o alcool tambem, aqui vendiam em farmacias, nos compravamos todo o estoque de uma das farmacias onde vendia.
    continua ainda muito caro o industrial para nos aqui em BOA VISTA - RORAIMA
    atual mente não voo mais glow, estou voando motor a gasolina, passa no posto e compra-se a gasolina podium e faz-se a mistura na hora para bons voos
    no proximo artigo comenta sobre nitro
    3n aero custom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí!!! No fim das contas, quem voa com Gasolina só voa com Caseirol, pois prepara o próprio combustível. Não é?
      Marcio

      Excluir
    2. Os ingredientes mudam, mas o ato de fazer em casa não, então é caseirol sim. kkkk

      Excluir
  2. Só uso dele e excelente e baixo custo um galão sai a 40$

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Marcio barcelos pelo artigo.
    No momento so uso motores a gasolina, mas ja usei muito glow e sei como é caro um galão.
    Esse artigo sera muito util aos aeromodelista.
    Artigo muito bem feito e explicativo.
    Isso sim é aeromodelista, faz testes e divulga.
    Aqui fica meus sinceros votos ao seu grande conhecimento.
    aeromodelismo é assim.
    Att: Giro

    ResponderExcluir
  4. Muuuito bom. Gostei da forma simples e objetiva das informaçoes esposta.
    Foi muito instrutiva.
    Bons voos piloto.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo!
    Objetivo e explicativo!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, utilizo caseirol a anos, fiz uma planilha em Excel bem simples pra não errar as proporções independente da qtd a ser feita, posso disponibilizar caso alguém queira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,pode me enviar a planilha,obrigado!

      dm.fernandes@live.com

      Excluir
    2. Caso queira me enviar, posso disponibiliza-la para download aqui no site. contato@aeromodelismoeassim.com

      Excluir
  7. Gostaria de saber se o caseirol tb funciona bem nos automodelos.

    ResponderExcluir
  8. Eu Faço o meu próprio combustível há mais de 50 Anos ,quer Diesel ou Glou e , continuo a voar com os mesmos Motores e sem Nitro Metano ,quer em V.C. ou R.C,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...