Páginas

Asa empenada, voo torto




            Para um aeromodelo voar é muito simples, porém, voar de maneira estável e alinhada demanda um pouco mais; tendência a voar torto, apesar de comum, não é normal, e pode exigir mais correções do piloto que o necessário. Isso pode ser causado por angulação do motor incorreta, ou até mesmo torção (ficar com formato de hélice) na asa ou no profundor, a famosa asa empenada.


Observe que a linha vermelha está centralizada à direita,
e deslocada para cima na esquerda; essa asa está empenada.


            Esse problema é mais comum do que você pode imaginar, geralmente é causado na construção ou após alguma queda.

            Na construção, sem dúvida, é causado pelo descuido do construtor quanto aos detalhes; os motivos podem ser bem simples: não atentar à nervura levantada no momento de colar as longarinas, posicionar os moldes desalinhados ao cortar o bloco de isopor, não utilizar gabaritos para posicionar as peças da asa, esticar demais a entelagem somente de um lado da asa, ou até mesmo pela cola “repuxar” a estrutura ao curar.

            Em quedas, pelo aeromodelista não perceber pequenos danos estruturais, ou por consertar de maneira incorreta e cometer os mesmo erros da construção.

            O efeito em voo é muito claro e semelhante ao da angulação de motor incorreta: “variação” na trimagem do aileron conforme a velocidade de voo; ou seja, você trima o aeromodelo a meio motor, mas quando desacelera ele rola para um lado (por ex. direita), e quando acelera ele rola para o outro (por ex. esquerda). Esse é o clássico e exato sintoma de asa empenada.

            E para isso temos duas soluções: fazer uma compensação pelo rádio, ou endireitar mecanicamente a asa.

            A primeira, mais simples, e digamos... menos certa, é fazer uma mixagem no rádio e compensar o efeito de rolagem. Para isso vá em P-MIX (mixagem programável), coloque o motor como mestre (master) e o aileron como escravo (slave) - fique atento caso cada servo esteja ligado a um canal independente, pois será necessário mais um P-MIX para o segundo servo – veja para qual lado é a tendência e coloque a porcentagem que você acha necessária para conseguir uma correta trimagem (pouca compensação é melhor que muita, comece devagar). Voe e trime novamente seu aeromodelo, varie algumas vezes a velocidade e veja como o eixo do aileron se comporta, caso não role, o ajuste está finalizado; e caso ainda tenha esta tendência, repita o procedimento. Caso não saiba o que é a função P-MIX, leia este artigo.

            O grande problema de fazer isto é que mais arrasto é gerado no avião, o que pode tornar o voo pouca coisa mais lento e “preso”, por isso este ajuste não é o ideal. Sempre que possível endireite mecanicamente a asa.

            O segundo método é o que deveria ter sido feito na construção: fazer a asa reta, para não gerar tendência. Mas como agora já está torta, o jeito é consertar/endireitar.


            Conforme o tipo de estrutura da asa certo ajuste é melhor, por exemplo:


            - Asa estruturada em balsa sem chapeamento: basta torcer com a mão no sentido correto e passar o soprador térmico para que a entelagem segure a asa alinhada;




            - Asa estruturada em balsa com chapeamento: pode ser tentado o procedimento acima, mas provavelmente você não terá sucesso. O melhor é tirar a entelagem do chapeamento, molhá-lo com álcool e prender a asa forçando-a para o lado certo em uma mesa. Repita quantas vezes for necessário;

            - Asa inteira em isopor e entelada: mesmo procedimento da asa estruturada em balsa sem chapeamento;

            - Isopor chapeado ou fibrado: faça a mixagem pelo rádio, pois não conseguirá endireita-la.


            Para saber se a asa já chegou ao ponto correto a observe por trás alinhando seu bordo de fuga com a espessura do perfil. Caso essas duas referências não estejam paralelas, a asa continua empenada.

            Sempre insisto nisso: todo aeromodelo deve voar suavemente, se não ocorrer é por que há algo errado, pesquise e pergunte sobre as tendências do seu aeromodelo, pois algumas são facilmente resolvíveis.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Saiba que sempre estamos dispostos a te ajudar, então, caso tenha qualquer dúvida ou ache que seu aeromodelo possui uma tendência estranha, comente aqui embaixo ou nos envie um e-mail.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...