Páginas

Tela e dope: Nostalgia e beleza



Não é complicado entelar com tela e dope, mas é um processo demorado, porém, fica com bom acabamento e resistente feito um avião real. Pois bem, vou explicar um pouco do processo de como eu faço.




Os materiais

Dope: Este é o nome do produto que se usa, é dope mesmo (eu não aconselho usar outra coisa), ele tem as funções de selar a madeira, colar a tela, fechar os poros do tecido, e também serve como primer.

Há dois tipos de dope: o dope normal e o dope cola, eu só uso o dope normal, na aviação real é usado o dope cola para colar a tela no ferro, pode usar no aeromodelo também, mas eu não costumo usar.

Tela: É tela de avião mesmo, a mesma usada por exemplo: nos Piper J3, PA-18, Paulistinha e ultraleve. O nome correto é poliéster termo contrátil, só pessoal especializado que vende, em lojas de tecido não tem, existe outras telas com a mesma função e característica, porém, é difícil de conseguir.

Não aconselho usar outro tipo de tecido, por exemplo tecido de vestido ou de cortina, o custo benefício não compensa. Use a tela de 75gr/m².



O processo

- Assim como quando se entela com qualquer material, precisa dar uma boa lixada na madeira e tirar todas as imperfeições, rebarbas e etc.

- Aplicar 3 demãos de dope puro (sem diluir) nas áreas onde irá encostar a tela, sempre esperar secar entre uma demão e outra, o dope seca rápido. É bom lixar com lixa bem fina entre as demãos, pois a madeira arrepia.

- Colar a tela: Use o dope puro também. Esse é o mais trabalhoso de tudo, mas nada complicado. Para colar a tela é igual colar uma figura na folha do caderno: passa dope na madeira e aplica a tela. Sobre a tela aplica dope também, onde passou dope em baixo da tela também passa em cima, ajuda a grudar a tela, eu uso o dedo mesmo, faz mais pressão do que com o pincel.

Em regiões curvas e bordas muito finas a tela não vai ficar grudada de cara; ou você fica segurando até o dope secar um pouco, ou usa alfinetes para manter a tela no lugar até o dope secar.

Assim como o Monokote deve transpassar entre 1 cm e 2 cm, a tela também precisa passar por cima da outra nas emendas e nas bordas.

Não precisa aplicar o tecido bem esticado, ele é termo contrátil e depois de colado e com o dope seco, passa o ferro que ele encolhe e fica tudo bem esticadinho.

- Para fechar os poros do tecido usa-se o dope, desta vez diluído em 50% com thinner, geralmente é o thinner 2900, mas isso depende da marca, pergunte para o fornecedor do dope.

Aplicar com pincel o dope diluído, uma camada fina sobre toda a tela, espera secar e repita o processo quantas vezes forem necessárias para fechar tudo, normalmente isso dá umas 5 demãos.

Depois de tudo seco pode lixar, use uma lixa bem fina - 600 ou mais fina - lixar tudo para tirar todo o arrepiado da tela.

- Pintura: Como eu disse no início o dope pode servir como primer também, mas apenas para tintas à base de nitrocelulose; neste caso pode pintar direto sobre o dope que não tem problema. Se for usar outro tipo de tinta, por PU por exemplo, tem que aplicar primer antes.


Para ficar bonito e com cara de avião real, deve se fazer pintura automotiva, aplicado com pistola e depois de tudo pintado, adesivos colados (se houver adesivos) passar uma camada de verniz

O verniz é necessário porque, faz parte da pintura automotiva, protege a tinta das intempéries, protege dos resíduos de óleo que saem do motor, mantém todos os adesivos colados e deixa com um acabamento com brilho top, no meu avião eu apliquei verniz alto brilho.



Os preços

A tela custa por volta de 15 reais por metro linear, você precisa calcular quantos metros vai precisar para o seu aero. Pergunte ao fornecedor qual é a largura do rolo para calcular corretamente.

A lata de dope de 3,6l custa 110 reais - o meu avião, que é um 30% - usei um pouco mais de 3/4 da lata.

A entelagem do meu avião, contando tudo: dope, tela, tintas e thinner, não passou de 450 reais.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Espero que vocês tenham entendido todo o processo. Caso ainda tenham alguma dúvida, deixem um comentário aqui embaixo !!!



Escrito por Magno Wiese



8 comentários:

  1. Parabénz Magno... Isso foi muito util para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw obrigado, espero que ajude, qualquer dúvida me procure no face que ajudo no que for possível. Um abraço Magno

      Excluir
  2. Belo trabalho, muito bem explicado! Parabéns amigo.

    ResponderExcluir
  3. Só pars complementar as informação o dope normal que fala no começo da matéria é o dope a base de nitrocelulose e é o correto a ser usado o dope que na matéria é chamado como dope cola é o dope de buritato.Espero ter ajudado , parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw, obrigado pela informação, o nome correto do dope cola eu realmente não sabia, eu só uso o normal a base de nitrocelulose. Obrigado Magno

      Excluir
  4. Parabéns e obrigado por compartilhar informações tão importantes que quem sabe geralmente guarda pra si, rs... Poderia deixar algum link de fornecedores dos materiais? Obrigado novamente, sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, obrigado. Infelizmente a pessoa de quem eu compro não tem loja online. Mas pode pesquisar no google por Dolires Fly Tela, ela vende a tela e o dope. Um abraço, Magno

      Excluir
  5. O Magno me ajudou muito em dicas quando precisei entelar meu primeiro aero feito com esta técnica de entelagem, um Lazy Bee. Gostaria de dar uma sugestão, na 4ª etapa, que me ajudou muito: eu resolvi, depois da segunda demão no pincel (para fechar os poros da tela), aplicar o Dope diluído com uma pistola, o que facilita MUITO o trabalho porque, no meu caso, foram 9 demãos para ficar totalmente fechada. Fica a dica ;) !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...