Páginas

Quero cortar à laser, e a planta?



Hoje há diversos sites com arquivos de plantas para downloads, algumas sendo vendidas pronta para o corte, porém nem tudo é o que parece. O fato de estar em um formato especifico, sendo os mais comuns “.dwg” e “.dxf”, que podem ser abertos em softwares para edição vetorial, como AutoCad e Corel Draw. Não significa necessariamente que esta esteja pronta para o corte.

Já vi exemplo de plantas que estão disponíveis para download sendo vendidas exatamente iguais, ou seja, foi feito download e colocado à venda sem nenhuma edição ou preparo para o corte. Neste artigo vou dar algumas dicas para auxiliar quem deseja procurar uma planta para o corte à laser.


Vetorização

Para que uma planta possa ser utilizada no corte a laser, primeiro passo é verificar se está vetorizada, mais o que é vetorizar? Antes de falarmos dessa parte precisamos entender o que é um vetor, que nada mais é que um seguimento de reta, seja ele reto ou curvo. 

Com identificar se um arquivo está vetorizado? Vou demostrar no exemplo abaixo, utilizando um arquivo em PDF de uma planta já vetorizada:




Em uma primeira olhada não se nota diferença, ao dar um zoom no arquivo, a linha de mantém, não perde a definição parecendo que está desfocada, repare que foi dado um zoom de 920% (quase 10x) e a imagem continua clara e definida.





Essa é uma planta vetorizada, por mais que esteja em PDF, caso seja importada para algum programa que trabalhe com vetores, como Corel Draw ou AutoCad será muito mais simples preparar essa planta para o corte, bastando apenas ajustes pontuais.

Abaixo segue um exemplo em PDF, porém esta planta foi gerada a partir de uma imagem (jpg, png, bmp), a diferença para um vetor é que imagem são feitas por pontos individuais (pixels), ou seja, uma reta são diversos pontos lado-a-lado.




Aparentemente nada demais, nenhuma alteração, ao dar zoom repare como a imagem fica distorcida, por mais que seja um arquivo PDF.




Nesse caso a vetorização será muito mais demorada, sendo necessário importar este arquivo para o programa e desenhar as linhas por cima do arquivo original. Esse procedimento além de levar muito tempo e ser bem trabalhoso, é muito suscetível a falhas, pois as linhas serão desenhadas por cima da planta, podendo gerar encaixes mal feitos e desencontrados.

Nesse tipo de vetorização eu costumo usar a planta somente como guia, por exemplo, apenas para desenhar uma lateral do aeromodelo e fazer pequenas marcações onde serão feitas as cavernas, pois as cavernas costumo desenhar do zero, mas isso é uma questão pessoal.

Uso a lateral como referência para altura e o fundo sendo a referência para a largura, desenhando apenas metade da caverna e utilizando a opção de espelhar para garantir simetria dos lados.


Tipos de arquivos

Continuando o assunto plantas, vou falar um pouco sobre tipos de arquivos, extensões, formatos e algumas particularidades. Algumas extensões de arquivos são específicas para vetor e outras para imagens.


          Vetores

    DXF: É um formato padrão de vetor aberto pela maioria dos softwares que trabalham com vetor. Ex.: Corel Draw e AutoCad. Foi criada como uma forma padrão de vetorização, para que fosse importado pela maioria dos softwares;

     DWG: Este formato é gerado pelo AutoCad como sendo seu arquivo fonte, nas versões mais atuais do Corel Draw pode ser importado também;

     CDR: Arquivo fonte utilizado pelo Corel Draw, esse formato não é possível importar para o AutoCad, caso deseje abrir um arquivo do Corel no AutoCad, é necessário exportar para DXF antes;

     PDF: Tipo de arquivo mais comum encontrado nas plantas, pode ser gerado a partir de qualquer software, porém sendo gerado a partir de uma imagem sempre será uma imagem, pois será constituído por pontos, sendo gerado a partir de um vetor, será um vetor.



          Imagens

     JPG, PNG, BMP: Estes formatos de imagem são constituídos por pontos, não sendo possível ser cortado no laser.  Caso seja importado para um software que utilize vetores, a planta deverá ser vetorizada antes de ser cortada.



Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.





Escrito por Thiago Mello



6 comentários:

  1. Boa noite este progeto de aeromodelismo de qual modelo?

    ResponderExcluir
  2. Onde comprar todo o projeto, no caso o material?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com a mesma duvida, estou a procura de projetos para cortar na laser, mas acho projeto nem as cavernas para cortar.

      Excluir
  3. Ola boa tarde amigo. Onde encontro projetos ????

    ResponderExcluir
  4. Tô afim de começar no aeromodelismo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...