Páginas

A posição correta do tanque



            Provavelmente, ao montar um aeromodelo pela primeira vez você terá esta dúvida: onde coloco o tanque de combustível? Alguns KITs vêm com a posição pré-definida de fábrica, enquanto outros deixam isso a cargo do montador.

Independente do modelo, o mais importante de tudo é saber qual o motor utilizado. Não sabe o porquê? Continue lendo que explicarei neste artigo.

         Da mesma maneira que venho fazendo nos outros artigos “avançados”, não explicarei sobre os conhecimentos básicos necessários à compreensão deste artigo, para isso deixo o seguinte material de referência, que recomendo a leitura:

            - Glow: suas agulhas e regulagens;
            - Manutenção em tanque de combustível;
            - Seu motor muda de regulagem em voo?;
            - Combustão: mitos e verdades;
            - Tipos de motor.


            Este artigo pode ser considerado uma extensão do “Tanque de combustível: suas conexões e funções”, pois os temas estão intimamente relacionados.

            O tanque de combustível tem como funções: armazenar o combustível necessário ao voo e facilitar seu fluxo para o motor. E quando falamos de seu posicionamento, nos preocupamos diretamente com facilitar o fluxo.

            O primeiro ponto a se observar é o tipo de motor utilizado, e podemos dividi-los em duas categorias:



            Glow com bomba e gasolina




           Como estes motores possuem algum tipo de bomba de combustível acoplada, nossa preocupação com a posição do tanque é muito menor, pois eles têm capacidade para sugar o combustível, mas claro, até certo limite.

          Sabendo disso, nossa preocupação recai sobre outro ponto. Todo combustível possui um “peso” (massa), porém, este peso não é constante durante todo o voo, pois decolamos de tanque cheio, e no momento do pouso ele está pela metade, ou até mesmo em 1/4 de sua capacidade total. Você consegue imaginar o que isso gera de problema?

            Na maioria dos aeromodelos, o CG varia durante o voo, quanto mais voamos, com mais peso de cauda (ou menos peso de nariz) seu avião fica. E este problema pode ser ampliado pelo fato do tanque estar muito distante do CG.

            Por isso, em motores a gasolina, e glow com bomba, o tanque é colocado o mais próximo do CG possível, de preferência o centro do tanque com o ponto do CG. Isso vale também para o tanque de fluído de fumaça. Assim alterando o mínimo possível do CG em voo.

            E mesmo assim, o motor consegue puxar o combustível, e sua regulagem não varia conforme sua inclinação (nivelado, subindo ou descendo). Tudo isso graças a sua bomba.



            Glow sem bomba





            Aqui a análise é totalmente diferente, pois o fluxo de combustível para o carburador é gerado pela pressurização do tanque através do escapamento (muffla).

            A agulha, equipamento responsável por restringir a passagem do combustível - para que a relação ar/combustível seja a ideal – considera que a pressão de alimentação seja constante, por isso sua regulagem e feita no solo e não se altera durante o voo.

           Porém, ao contrário de uma aeronave tripulada, os aeromodelos realizam facilmente acrobacias e subidas íngremes, e isso altera a posição relativa entre o motor (carburador) e o tanque. O que ocasiona uma variação no fluxo de combustível que chega à agulha. Conseguem perceber o problema?

            É por isso que motores glow são regulados com o nariz para cima, ou até mesmo na vertical, pois é a posição mais desfavorável para a alimentação de combustível, pois a coluna de fluído entre o carburador e o tanque é maior. E quanto menos combustível, mais afinado o motor fica, só que motor muito afinado pode morrer em voo, principalmente por sobreaquecimento.

Regulando ele na vertical, temos certeza que não afinará mais do que o regulamos, a pesar de que voando na horizontal ele estará mais gordo. Mas este é o custo de voar um motor sem bomba.

            A parte teoria explicada, vamos à prática.

           Tudo isso significa que: quanto mais próximo e nivelado com o carburador, melhor.

        Mas claro, nem sempre isso é possível, por isso os manuais recomendam que o centro do tanque – pois o nível deste também varia em voo – esteja alinhado horizontalmente com a linha da agulha, no máximo 2cm deslocado para cima ou para baixo.

         Você pode pensar que deixar o tanque acima da linha do carburados seja grande vantagem. Pode até ser caso você não voe de dorso, pois neste caso o tanque estaria muito abaixo novamente.

            O mesmo vale para a distância entre o carburador e o tanque: quanto mais próximo melhor. Pois esta distância horizontal pode se tornar um desnível vertical quando o aeromodelo estiver subindo a 90°.


          Resumindo toda esta explicação:

          Glow com bomba e gasolina: tanque próximo ao CG.

          Glow sem bomba: tanque o mais próximo possível do motor e no nível do carburador.


            Espero que agora vocês realmente entendam o motivo das posições do tanque de combustível. Sempre antes de instalar pense: em que está peça ajuda o funcionamento do meu aero, e o que eu posso fazer para facilitar o seu trabalho?



Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.




            Você ainda tem alguma dúvida sobre a instalação de tanque de combustível? Deixe seu comentário abaixo que eu te ajudo !!!



6 comentários:

  1. Muito bom Marcelo
    Bem explicado simples e direto
    Sou veterano nos aeros e mecanico de aeronaves estou sempre aprendendo com vc
    Continue assim prestativo e sincero
    Obrigado pelas dicas
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá. Marcelo. Recebo teus post à um bom tempo e como sempre são sempre muitos simples e esclarecedores. Gostaria de ver um artigo teu sobre posição de motor à combustão, glow e gasolina, quanto a posição em relaçaõ ao tanque, com o motor na vertical, lateral ou invertido, e suas dificuldades de regulagem e funcionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão Heitor, quando possível irei escrever sobre.

      Excluir
  3. Gostei de relembrar . Foi bom ler o informe . Ajuda muitos os novatos em aeromodelismo .

    ResponderExcluir
  4. Tenho duvidas qto a montagem dos tanques com entrada de combustível numa terceira mangueira para aviões sem bomba , como devo fazer!?

    ResponderExcluir
  5. Marcelo bom dia. Muito bom. E com relação a altura do tanque em relação ao carburador, no caso do motor gasolina? O tanque ficar mais alto que o carburador, pode interferir, facilitando o motor adogar? Principalmente se o motor trabalhar invertido? Mudei um motor de aero, ele pega, régulo e na lenta ele morre. Depois não pega mais. Vejo que está afogado. A mangueira do tanque deve sair nivelada para o carburador?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...