Páginas

Linkagem: qual usar?



            O que mais me encanta no mundo do aeromodelismo é a possibilidade de criarmos. E não digo isso apenas me referindo aos aviões em si, mas sim a tudo. Desde pequenos mecanismos de abertura de canopy, até mesmo sistemas complexos de trem de pouso. O que importante é ser confiável e funcionar, tudo vale: de CNC a martelo. E a parte de linkagem é uma que certas vezes pode nos exigir um pouco de criatividade, principalmente se for embutida ou em locais confinados. E este artigo será exatamente sobre isso: os tipos mais comuns de linkagem.

            Para que não está familiarizado com o termo, vou começar explicando o que é uma linkagem: são todos os componentes responsáveis por ligar o movimento do servo à superfície de comando, ou seja: horn, clévis, arame, cabo de aço, fibra de vidro e tudo mais que a imaginação permitir.

            Você pode fazer a linkagem com inúmeros materiais que estiverem de fácil acesso, como a grande parte do aeromodelismo, não há certo ou errado; e sim linkagens mais ou menos confiáveis/adequadas.



            Push-pull (Empurra-puxa)




            É a mais comum para todos os tamanhos de avião, pois é de simples execução e não precisa de muito preparo estrutural. Basicamente é um arame rígido ou fibra de vidro que liga o servo ao horn. Quando longa, o ideal é utilizar um material rígido em ser comprimento – como madeira - para assim evitar folgas (flambagem) e possivelmente flutter (ressonância entre o ar e o comando que pode causar graves danos estruturais).



            Pull-pull (puxa-puxa)





            Muito utilizada para o leme de aeromodelos giant (gigantes), raro ver em outras superfícies de comando. É constituída de dois cabos de aço, cada um ligado a um lado do servo e um lado do comando. Como o cabo é flexível, ele não empurra o comando, apenas puxa de um lado e de outro, daí vem o nome “pull-pull”. O melhor é que o cabo fique esticado apenas para evitar folga no comando, e não tensionado. É uma linkagem leve, resistente, e oferece boa precisão nos comandos.



            Push Road



            Comumente utilizada em modelos pequenos e médios; é uma variação da push-pull, mas em vez da linkagem correr solta dentro do modelo, ela é envolvida por um tubo plástico justo; o que na maioria das vezes garante que o arame não flambe e fique precisamente posicionado no seu lugar. É Mais difícil de instalar do que a linkagem tipo push-pull, pois o tubo externo precisa ser fixado corretamente para que cumpra sua função.



            Rotary Drive Sistem (RDS) / Sistema de comando rotativo




            Pode ser sub-dividida em vários tipos e variação, mas a mais comum é colar um arame em “L” dentro do comando, com sua perna saindo pela linha das dobradiças. Isso permite linkar a bequilha traseiras; ou fazer uma linkagem escondida para modelos escalas, sendo que em muito destes é possível ficar sem saber por onde a linkagem está passando, de tão escondida que está.



            Pull-spring (puxa-mola)



            Bem rara, vi uma única vez no campeonato de planadores F5J. Seu objetivo principal é ser leve, e para isso possui apenas um arame “puxando” um lado do comando, e para ele ficar centralizado, uma mola ou elástico o puxa para o outro lado. Para ser segura o ideal é trocar o elástico a cada dia de voo, pois caso ele estoure, o modelo fica sem comando.



            Os tipos mais comuns de linkagens são estes, mas é claro que há inúmeras variações destes que se adaptam para cada situação específica. O mais importante, além de qualquer nome, é que a linkagem não deixe o comando folgado, e resista às forças do voo. Para assim proporcionar um voo agradável e sem surpresas.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Gostou do texto? Tem mais alguma dúvida sobre linkagem? Deixe seu comentário aqui embaixo.



4 comentários:

  1. Eu já usei muito o push roader. Quando os rádios não eram eletrônico. Era mais fácil de acertar o ponto. O resto o trimer fazia. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, estou instalando uma linkagem RDS em um modelo escala da 2* guerra
    Fica muito bom, detalhe, eu mesmo estou fabricando a linkagem, nao e comprada nao

    ResponderExcluir
  3. como meus aeros são geralmente pequenos com até 1,20 de envergadura 85 de comprimento sempre usei linkagem simples, só uso dutos colados onde passa pelo isopor para não haver riscos de danificar o isopor e claro ajudar um pouco!,, a linkagem em arame!, nunca tive problemas!

    ResponderExcluir
  4. Já usei varios deles, mas esse a elástico e show

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...