Páginas

Tudo é aeromodelo



            Historicamente o aeromodelismo desenvolveu-se “à base de madeira balsa”, mas nos últimos anos - junto com a chegada dos elétricos – outros materiais tomaram o lugar da “madeira nobre”: o isopor e o depron. Mas mesmo assim muitos ainda não aceitam isso, e tratam como brinquedo tudo o que não é feito de compensado naval e balsa, e não possui motor à combustão.

Será que é diferente mesmo?

            Não me considero da velha guarda, mas também não comecei a voar ontem, faz sete anos que tenho contato com esse maravilhoso mundo, que hoje já se integrou à minha vida. Comecei a voar nos primórdios dos elétricos descentes (brushless), mas com um modelo glow. Naquela época um jato com EDF (turbina elétrica) de isopor não custava menos que mil reais sem rádio, receptor e carregador.

            Desde lá observo que cada vez mais os elétricos estão dominando o hobby, seja pelo custo ou pela praticidade na operação. Eu fui um deles, 90% dos meus aeromodelos são elétricos. E acredito que não seria diferente, já que sou apaixonado por eletricidade e curso engenharia elétrica.

            Um aeromodelo ser de depron ou isopor significa absolutamente nada. Do mesmo jeito que existe modelos em balsa que não valem nada, existem os de isopor perfeitamente construídos, que podemos considerar obras de arte. E quando me perguntam a diferença entre eles, minha resposta é simples e obvia: o material.

            O que limita o construtor e o piloto não é o material, e sim sua capacidade. De que adianta ser de balsa se o piloto mais derruba que voa? Antes o de isopor na mão de um bom piloto, que fará miséria com ele e alcançará todos os seus limites de voo.

            Acredito que estes “aeromodelistas” que se acham superior somente por voar modelos em balsa ou kits construídos por tal marca renomada focam no que é superficial para esconder seus defeitos de voos, que é o essencial.

            Pessoal, TUDO É AEROMODELO.


             Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.

            Tudo é aeromodelo? Ou quem voa isopor não é aeromodelista? Vamos debater o assunto !!!


7 comentários:

  1. na minha cidade o pessoal acha q só é aeromodelo quando tem balsa no meio, mas aos poucos to demonstrando q um de isopor pode voar tão rápido quanto um de balsa... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ate tijolo voando é aeromodelo....

    ResponderExcluir
  3. Eu pratico aeromodelismo há 50 anos e nao me considero excluído por praticar aeromodelismo eletrico ou voar com aviões de isopor ou depron. Continuo construindo e voando com aviões em balsa e compensado, mas devido ao custo do material atualmente só estou usando o isopor ou o depron. A unica diferença que sinto é a do barulho do motor glow. Fora isso nao tenho o que reclamar. Abs

    ResponderExcluir
  4. Comecei a voar faz pouco tempo mas a paixão é antiga. Já vi em vídeos pilotos voarem com coisas que diríamos não voar. E disto tudo o que importa é ver sua aeronaves lá em cima e estar conectado a ele pelo simples prazer de voar. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que honra falar com vc.Cou fazer meu primeiro aero.Que dica vc me dá izopor ou deprons?

    ResponderExcluir
  6. Que honra falar com vc.Vou fazer meu primeiro aero.Que dica vc me dá izopor ou deprons? Consigo voar com aero 500gramas com motor 2812?É o motor que tenho mo momento.Explica aì meu amigo.Esclareça agumas duvidas....Grato....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fique a vontade para entrar em contato quando precisar. Acredito que você vá começar por um treinador, então indicaria depron, por ser mais fácil de cortar.Consegue sim, e inclusive vai até ter sobra de potência com este motor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...