Páginas

Especificações motor elétrico


            Ao escolher ou analisar um motor elétrico, deparamo-nos com vários parâmetros, muitas vezes não sabemos o que cada um representa e dizemos coisas sem sentido técnico. É provável que tenhamos aprendido isso com outro aeromodelista que também não sabia. Para acabar de uma vez por todas com esse equívoco, essa matéria irá explicar o que são e para que servem os dados técnicos do motor brushless.


             Onde encontrar hélices para aeromodelo: https://bit.ly/HelicesAeA



Motor 2825, 1300 Kv e 170W


Numeração

            Praticamente todo aeromodelista conhece o “famoso” 2822 ou já ouviu falar do 3542... O nome padrão para nome de motores é uma sequencia de quatro números. Até ai nenhuma novidade, mas, o que esses números representam quase ninguém sabe e é muito simples: os dois primeiros números são o diâmetro, e os dois últimos o comprimento, ambos em milímetro. O tamanho tem uma relação direta com a potência.


Kv

            Esse é o campeão de achismo e o inspirador dessa matéria. Pessoal, por favor, Kv NÃO é potência. Dizer que você tem um motor de 1000Kv não significa muita coisa. Kv é igual a RPM/volts, ou seja, a cada volt da bateria o motor terá 1000 RPM. Usando uma bateria de 12V, o motor terá uma rotação nominal de 12000 RPM.


W (watts)

            Esse sim é potência, pode ser calculado multiplicando a tensão (volts) pela corrente (ampere). Outra unidade de medida de potência pode ser o CV (cavalo-vapor), para converte-lo para watt basta multiplicar por 736.


Corrente sem carga (no load)

            Essa é a corrente mínima consumida pelo motor, ou seja, se você fizer o motor girar sem hélice, ele consumirá isso.


Corrente (máxima)

            A maior corrente que o motor suporta sem queimar, funcionando por tempo prolongado. Esse é o limite de funcionamento do motor, caso fique muito acima disso por muito tempo, ele irá sobreaquecer e queimar. Para maiores detalhes, leia a matéria: dimensionar hélice motor elétrico.


Tensão de funcionamento

            Geralmente vem escrito com referência a LIPO: de 2S a 4S, por exemplo. Para garantir uma grande vida ao motor, o ideal é seguir essa especificação. Caso use uma tensão maior, o motor irá queimar; No caso de uma menor, o motor poderá não ter um funcionamento homogêneo.



Os parâmetros mais importantes para se atentar são esses, portanto, antes de comprar ou instalar um motor, verifique cuidadosamente a compatibilidade dos componentes.


                Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Ainda tem dúvida? Não concorda com alguma explicação? Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.

11 comentários:

  1. MEISON: OQUE SIGNIFICA AS SIGLAS : GF BI CF . ???? . EXP. ( BI2210/30- 1300KV -- BI? 22 = DIAM. 10 =COMPRIM. /30 = ENRROLAMENTO BOB. 1300KV = 1300RPM/VOLTS).

    ResponderExcluir
  2. Não sei dizer exatamente o que cada um significa e não achei material disponível. Mas basicamente são características físicas do motor como: formato, ponto de fixação, entre outras.

    ResponderExcluir
  3. Qual motor elétrico poderia substituir um glow 46

    ResponderExcluir
  4. Para a maioria dos modelos um 3542 substitui bem, mas se for uma aplicação mais específica, como um modelo para velocidade, o motor pode ser outro.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito e ainda mais que sou iniciante valeu

    ResponderExcluir
  6. Qual motor bruschless devo usar para um cesnna construído em P3 de 160 de asa?
    Grato

    ResponderExcluir
  7. Qual o motor ideal para ter um empuxo de 30kgs?

    ResponderExcluir
  8. Olá me chamo jose antonio sou do rio de janeiro e estou acompanhando seu canal a uma semana e estou gostando muito das dicas ! parabéns pelo canal !!!

    ResponderExcluir
  9. Como fazer saber exatamente qual motor usar em um aero modelo? Tipo... Peso, envergadura... Como calcular??

    ResponderExcluir
  10. Olá, o que significa os números/ 6T, /13 T etc.. que vem depois dos números de diâmetro e comprimento?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...