Páginas

O vento


           Desde quando soltamos pipa na infância, estamos antenados a ele. Antes amado, mas, depois de aeromodelista, odiado. Será que é tão prejudicial como pensamos?
           Temos que concordar: Não conseguimos controlar o vento. Pelo menos eu não, então, por que tentamos ser superior, enquanto podemos aproveitá-lo?
Você lembra-se do ditado: “Maré mansa não cria bons marinheiros”? É perfeitamente aplicável aos ares também. Vento manso não cria bons pilotos.
        Existem dois tipos de pilotos: Os que enfrentam o vento e os que terão medo dele eternamente. Você pode escolher em qual grupo participar!
        O vento não dever ser considerado uma barreira que impede seu voo, mas sim, um desafio a mais.
Quer se familiarizar com o vento? Voe! Comesse com ventos fracos, alinhados com a pista e sem muita turbulência, em um local onde você está acostumado a voar e com um aeromodelo “domado”.
Não se apavore, mantenha o modelo em voo nivelado e voe como de costume. É bom ter um aeromodelista experiente por perto, caso não consiga pousar ou se amedronte.
Na decolagem, acelere totalmente e crie distância do solo o mais rápido possível, evitando sustos.
Mantenha a atenção, pois a qualquer instante seu modelo pode ser jogado para os lados, devendo ser corrigido antes que fique em uma situação crítica e quebre.
Na aproximação para pouso, venha com maior velocidade, pois muito devagar o modelo fica instável, dificultando as correções.
Claro que com turbulência ou vento muito intenso é praticamente impossível manter um aeromodelo em voo.
O mais importante é: Sempre voe quando estiver confiante, caso contrário, não o faça. Porém, não deixe que o vento atrapalhe o prazer de voar!


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


Vamos voar com vento? Deixe aqui sua experiência!

9 comentários:

  1. Salve....Sou iniciante, tenho apenas uns 20 voos, esse final de semana treinei voar no vento. Foi uma experiência muito boa, vc tem razão no seu comentário. Não deixei me levar pelo medo do meu irmão que já voa a 10 anos e ate hoje morre de medo de vento. Parabens...Valeu pela força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssimo, é necessário dominar o vento enquanto está aprendendo, caso contrário terá medo para o resto da sua vida, não importando há quanto tempo você voa.

      Excluir
  2. voo em um aeroporto, ja vi aviões de verdade pousarem quase com a asa tocando no chao pelo vento e voei assim mesmo, hj em dia nao voo mais com tanto vento porque ja cai muitas vezes pelo vento, mas nunca quebrei meu aviao, apenas a helice e o trem de pouso, ja tem 10 meses que pratico aeromodelismo

    ResponderExcluir
  3. Voar com vento forte e rajadas a todo instante não é fácil, mas acaba sendo um desafio para quem quer voar e não ter medo do vento. Esse tem sido meu desafio a cada decolagem, pois não tenho encontrado muitas oportunidades diferentes nas vezes que tenho ido a pista.

    ResponderExcluir
  4. Mas de que vento? Qual seria a velocidade do vento que estamos falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer Orlando, como a maioria dos aeromodelista, não tenho medidor para tal. Forte, médio ou fraco vai do bom senso de cada um, infelizmente.

      Excluir
  5. boa dica valeu
    hoje vou para meu primeiro voo
    que a força esteja comigo

    ResponderExcluir
  6. Depois de algumas experiências com o vento, vi que tudo se resume no pouso... rsrs Voar com vento forte pode ser até legal, mas o problema é a aterrissagem. Tanto que temos de falar não em "voar com vento forte", mas "pousar com vento forte".

    ResponderExcluir
  7. Depois de algumas experiências com o vento, vi que tudo se resume no pouso... rsrs Voar com vento forte pode ser até legal, mas o problema é a aterrissagem. Tanto que temos de falar não em "voar com vento forte", mas "pousar com vento forte".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...