Páginas

Acrobacias básicas


           Muitos iniciantes ficam confusos, pois mesmo não querendo, os instrutores insistem em ensinar acrobacia básica a eles. Será realmente necessário? Sim, sabendo alguns macetes é possível evitar uma quebra. Muitas vezes é o próprio piloto quem cria situações de perigo.
Caso real: O aluno acabou de concluir a instrução, e realiza seu primeiro voo solo. Antes de fazer a curva para pouso realizou meio roll (ficando de dorso, ponta cabeça), após se confundir com o posicionamento do aeromodelo. Como muitos, cabrou (puxar o stick, fazendo o modelo subir quando em voo normal). Não precisa ser um expert para descobrir o que aconteceu. O modelo desceu em direção ao solo, e quebrou totalmente.
Se este aluno tivesse treinado ao menos acrobacias básicas, teria capacidade para desfazer a situação. Para isso era necessário somente mais meio roll para qualquer lado e, principalmente, não cabrar. Um pouco de noção em voo de dorso também ajudaria.
Ao analisar esta situação fica muito mais claro o motivo de treinar acrobacias. Mas como fazer isso?
O ideal seria ainda em “aulas” com um instrutor, mas se já esta voando solo não se preocupe. Coloque o modelo alto, em um dia sem vento e com o Sol nas costas.
Todas as acrobacias descritas abaixo se iniciam com voo reto e nivelado (asa e fuselagem). O “manual” abaixo é uma sugestão, as acrobacias não se limitam a isso, o que vale é a imaginação.

Loop: Acelere totalmente, adquira velocidade, cabre e segure até ficar de dorso, desacelere totalmente e continue cabrando até voltar ao voo normal.

Roll ou tonneau (Lê-se “Tunô”): Cabre até subir a 30°, de aileron para algum lado e segure até a asa nivelar.

Meio oito cubano “normal”: Acelere totalmente, cabre até o modelo começar a descer à 45°, faça meio roll e cabre até nivelar.

Meio oito cubano “reverso”: Acelere totalmente, cabre até subir a 45°, faça meio roll, desacelere totalmente e cabre até nivelar.

Humpty-Bump: Acelere totalmente, cabre até 90°, suba na vertical, cabre até descer, desacelere totalmente, faça meio roll e cabre até nivelar.

Immelman: Acelere totalmente, cabre até voar de dorso, desacelere, faça meio roll.

Hammerhead: Acelere totalmente, cabre até 90°, desacelere totalmente, quando perder velocidade de todo o comando de leme para algum lado, desça verticalmente e cabre até nivelar.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


          Agora é a sua vez de tentar. Pratique acrobacia!!!

3 comentários:

  1. Ficou muito boa estas explicações, porem faltou imagens para facilitar o entendimento das manobras...

    ResponderExcluir
  2. Estou terminando de editar um vídeo explicativo. Posto dentro de breve.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo seus vídeos são muito bom. Estou terminando um cesna eletrico de depron. Peguei vários macetes com os vídeos. Parabéns. Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...